Filme está concorrendo nas categorias da premiação estadunidense de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz com Fernanda Torres
Ainda Estou Aqui (2024) garante mais duas indicações, dessa vez no OFTA Film Awards. Ele concorre nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz com Fernanda Torres. O vencedor será divulgado no dia 23 de fevereiro. Além disso, o longa já foi selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais e recebeu 27 prêmios no total.
Apesar do filme ter chegado nesse último final de semana na Itália, com 130 cópias, entrou para o top 10 do fim de semana e ainda garantiu a melhor média de renda por cinema. A princípio, as críticas italianas têm sido positivas. Roberto Nepoti, do La Repubblica, principal jornal italiano, definiu a performance de Fernanda Torres como “excelente”, e Ilaria Ravarino, do Il Messaggero, comparou Torres à Anna Magnani, italiana vencedora do Oscar de Melhor Atriz por “A Rosa Tatuada”.
E não para por aí! Analogamente, Igiaba Scego, do La Stampa, disse que “Fernanda Torres teve uma atuação perfeita”. Para Paolo Mereghetti, do Corriere della Sera, o filme mostra “uma mãe corajosa, armada apenas com sua própria calma, a quem Fernanda Torres oferece uma das atuações mais intensas da sua longa e aplaudida carreira”. Na Donna Moderna, principal revista voltada para o público feminino italiano, Michela Gattermayer também elogiou: “o filme do cineasta brasileiro Walter Salles é um dos melhores do ano.”
Ainda Estou Aqui (2024) tem estreia marcada para o dia 6 de fevereiro no México, Chile, Venezuela e Bolívia. No dia 13, é a vez da Colômbia receber o filme. Além disso, Argentina, Peru, Uruguai, República Dominicana e Equador recebem a estreia no dia 20. Na Inglaterra e Espanha a exibição será no dia 21. Por fim, na Austrália, no dia 27.
Além das indicações no OFTA Film Awards, o filme disputa outras premiações. Confira as de fevereiro:
- 9 de fevereiro – ICS Award: Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega)
- 10 de fevereiro – Gold Derby Film Awards: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Filme Internacional
- 13 de fevereiro – Dorian Awards: Melhor Filme em Língua não Inglesa do Ano
- 16 de fevereiro – BAFTA: Melhor Filme em Língua não Inglesa
- 17 de fevereiro – Latino Entertainment Film Awards: Melhor Filme; Melhor Diretor (Walter Salles); Melhor Atriz (Fernanda Torres); Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega); Melhor Filme em Língua não Inglesa; Melhor Fotografia (Adrian Teijido) e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves)
- 23 de fevereiro – OFTA Film Award: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
Confira a sinopse de Ainda Estou Aqui:
Rio de Janeiro, início dos anos 70, o país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro da família Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos, que vive na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva levado por militares à paisana, acaba desaparecendo. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas -, obrigada a se reinventar, traça um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
Você já assistiu Ainda Estou Aqui? Entre nas redes sociais do Entretetizei (Face, Insta e X) e conte para a gente! Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das novidades do entretenimento.
Leia também: Opinião | Cinema, viralatismo, Ainda Estou Aqui e representatividade
Texto revisado por Larissa Suellen