Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: reprodução/ Folha de S. Paulo

Escritores latino-americanos que você precisa conhecer

Conheça essas novas vozes da literatura latina que abordam temas tão importantes

A arte se manifesta de diversas formas, e a literatura é uma das mais poderosas. Por meio de livros, contos e poemas, podemos acompanhar a história de um povo, perceber expressões políticas e descobrir novas vozes e perspectivas. Mas, em um mundo culturalmente tão ‘americanizado’, muitas vezes nos esquecemos da riqueza da literatura latino-americana e nos limitamos a um recorte estreito de narrativas, predominando as norte-americanas ou europeias.

A literatura latino-americana é diversa e repleta de escritores extraordinários. Nos últimos anos, tem vivido um verdadeiro boom, com novos nomes se juntando a uma longa tradição de autores que transformam palavras em arte. Pensando nisso, o Entretê selecionou alguns desses talentos para você explorar mais a nossa literatura latina e ampliar seus horizontes. Confira:

Aline Bei

Foto: reprodução/ O Povo Mais

A brasileira é conhecida por sua escrita poética e diferente. Ela é formada em Letras e ganhou destaque com o lançamento de O Peso do Pássaro Morto (2017), seu primeiro romance, que foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. O livro narra a vida de uma mulher dos 8 aos 52 anos, abordando perdas, dores e amadurecimento de forma muito sensível. Seu segundo livro, Pequena Coreografia do Adeus (2021), aborda temas como abandono, relações familiares e identidade; a obra também foi indicada para o Prêmio São Paulo de Literatura e foi uma das cinco finalistas para o 64° Prêmio Jabuti.

Geovani Martins

Foto: reprodução/ CBN Maringá

Martins é carioca, nascido em Bangu, e, antes de ser escritor, trabalhou como ambulante e vigia. Ele ficou conhecido com a coletânea de contos, O Sol na Cabeça (2018), que retrata a vida de jovens periféricos em meio a violência policial e racismo no Rio de Janeiro. Assim como todos os escritores dessa lista, Geovani tem um estilo único de escrever que conquistou seu público. Com uma narrativa direta e cru, ele é considerado uma das vozes mais autênticas da literatura contemporânea. Seu segundo livro é o romance Via Ápia (2022) e conta a história de cinco jovens que têm sua vida abalada quando a polícia invade a Rocinha para instalar uma UPP.

Selva Almada

Foto: reprodução/ O Globo

Um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea argentina. A obra de Almada transita entre ficção e jornalismo narrativo, abordando sobre desigualdades sociais e violência de gênero. Em seu primeiro romance, O Vento que Arrasa (2012), narra o encontro entre um pastor e um mecânico no interior da Argentina, explorando questões sobre fé e destino. Já em Garotas Mortas (2014), Almada investiga feminicídios ocorridos na Argentina nos anos 1980, tornando o livro uma leitura essencial sobre violência contra mulheres na América Latina.  

 

Emiliano Monge

Foto: reprodução/ El Independiente

Emiliano Monge é conhecido por suas narrativas intensas e experimentais. O mexicano explora temas como memória, violência e identidade. Em seu romance No Contar Todo (2018), ele mistura autoficção e pesquisa documental para reconstruir a história de sua família, expondo traumas e silêncios que atravessam gerações. Com uma narrativa fragmentada e profundamente psicológica, Monge é um dos grandes nomes atuais da literatura latino-americana.

Paulina Flores

Foto: reprodução/ Babelio

A chilena Paulina Flores ficou conhecida por seu livro de contos, Qué Vergüenza (2015), que retrata a juventude e precariedade do trabalho no Chile contemporâneo. Suas histórias exploram relações familiares e de classe e foram elogiadas pelas críticas por serem tão realistas e sensíveis. Flores também lançou o romance Isla Decepción (2021), sobre um pai e uma filha que fogem para o sul do Chile em meio a um colapso emocional e social.

E aí, já conhecia algum desses escritores? Conta pra gente! Entre nas redes sociais do Entretetizei (Instagram, Face e X) e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento. 

 

Leia também: 5 livros com a cara do verão para ler no final de semana

Texto revisado por Alexia Friedmann

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!