Cultura e entretenimento num só lugar!

Asakusa
Foto: reprodução/Tokyo Cheapo

Especial | Conheça o Asakusa Samba Carnival

Evento que acontece no Japão é inspirado no carnaval do Rio de Janeiro

O Asakusa Samba Carnival foi criado nos anos 1980 e é realizado no fim do verão no Japão. O evento reúne aproximadamente 500 mil pessoas e está previsto para acontecer no dia 30 de agosto em Asakusa. Em 2025, será a sua 40ª edição, já que, por conta da pandemia de covid-19 em 2020, teve vários eventos adiados.

Asakusa
Imagem: reprodução/Instagram @asakusa_samba

Asakusa é um dos bairros de Tóquio, no Japão, onde se localiza o Templo Sensoji, o templo mais antigo da cidade. Cerca de 30 milhões visitam ele anualmente. Outra atração para quem visita Sensoji é a Nakamise-dori, com 90 barracas diferentes que vendem de souvenirs até comidas típicas. Um dos produtos mais famosos, por exemplo, é o ningyoyaki, um pequeno pão de ló recheado com pasta de feijão vermelho que tem formato dos pontos famosos de Asakusa.

Para ir à Nakamise-dori, é preciso passar pelo Kaminarimon, um portão que tem uma grande lanterna vermelha. O objeto tem quase quatro metros de altura e pesa 700 kg. O local também é a parada final do desfile do Asakusa Samba Carnival, que começa na Umamichi-dori.

Histórico Cultural de Asakusa

Asakusa é um local que se destacou por inovações culturais. Durante o período Meiji (1868-1912), foi o local do primeiro cinema do Japão, e também o Ryounkaku, o primeiro arranha-céu de estilo ocidental no país, com 12 andares equipados com um elevador, um aquário e um circo.

Durante a era Taisho (1912-1926), houve a Ópera de Asakusa, sendo a vanguarda do entretenimento no Japão, uma mistura de teatro, música, danças e atos variados. 

Uchiyama, prefeito do município de Taito na época, e Sansaburo Ban, comediante de Asakusa, propuseram incluir o carnaval brasileiro nos festivais de Asakusa, para que ela tivesse uma nova imagem. Isso aconteceu no final da década de 1950.  

O evento Asakusa Samba Carnival começou sendo organizado por lojistas locais, surgiu em 1981. Inspirado no carnaval do Rio de Janeiro, hoje é um grande evento nacional, com cerca de 500 mil pessoas. De acordo com o site do evento, o Asakusa Samba Carnival foi criado para ser uma “conexão entre Asakusa e o carnaval de samba, onde as pessoas cantam, dançam e se divertem”.

Desfile no Asakusa Samba Carnival

A principal atração é o desfile, parecido com os que temos aqui no Brasil com as escolas de samba. Ao passo que, são três ligas, sendo elas a Liga da Comunicação, Liga S1 e Liga S2. Organizado pelo Comitê Executivo do Carnaval de Samba de Asakusa, o evento também conta com a colaboração dos Correios de Asakusa, dos Escoteiros do Distrito Sakura de Tóquio, da Associação das Escolas de Samba de Asakusa (AESA) e de organizações de cooperação voluntária.

Em 2024, a Liga de Comunicação, que não entra na competição, geralmente são as escolas primárias locais. Desse modo,  teve quatro grupos com aproximadamente 600 pessoas. A Liga S1 teve oito equipes com aproximadamente 2.600 pessoas, e a Liga S2 teve sete equipes com aproximadamente 1.200 pessoas.

Como funciona?

Na Liga S1, as equipes devem ter pelo menos 150 pessoas e no máximo 300 pessoas. Além da dança, instrumentos musicais e canto, também deve ter uma música de samba original. O regulamento pede para ter a comissão de frente, porta-bandeira e mestre-sala e ala das baianas com 4 integrantes ou mais. Com o propósito de parecer o carnaval brasileiro. Entretanto, caso a equipe não tenha, a nota geral sofrerá diminuição.  

Por fim, na Liga S2, as equipes são de 30 a 150 pessoas. Não possui alegoria e apresenta dança, instrumentos musicais e canto. Caso queiram usar uma música de samba diferente da música original, feita pela equipe, é obrigatório ter a autorização do detentor dos direitos autorais.

A ordem das equipes no desfile é pela menor nota de classificação do ano anterior. Todavia, a equipe que for participar pela primeira vez, vai desfilar primeiro também. Em caso de ter mais de uma equipe estreante, é feito um sorteio para decidir a ordem. A equipe com a classificação mais baixa na Liga S1 será rebaixado para a Liga S2, e em contrapartida o vencedor da Liga S2 será promovido para a Liga S1.

Asakusa
Foto: reprodução/Tokyo Cheapo

Antes as pessoas poderiam se sentar ao longo do percurso para assistir aos desfiles, mas, devido ao aumento de espectadores ao longo dos anos, agora não podem mais, pois dificultam a passagem nas calçadas, podendo ocasionar acidentes. Atualmente, os espectadores devem estar dentro dos lugares demarcados com uma cerca de proteção.

Inegavelmente o evento reflete a união do Japão e do Brasil, que abriga a maior diáspora japonesa fora do Japão. Anteriormente, a imigração japonesa teve início no dia 18 de junho de 1908 e vai completar 117 anos em 2025. Ela começou com a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, que trouxe 781 japoneses. 

 

Já tinham ouvido falar de carnaval fora do Brasil? Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

 

Leia também: De Chiquinha Gonzaga a Mamãe Eu Quero: como as marchinhas embalaram a folia do Brasil

 

Texto revisado por Bells Pontes

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!