Evento que acontece no Japão é inspirado no carnaval do Rio de Janeiro
O Asakusa Samba Carnival foi criado nos anos 1980 e é realizado no fim do verão no Japão. O evento reúne aproximadamente 500 mil pessoas e está previsto para acontecer no dia 30 de agosto em Asakusa. Em 2025, será a sua 40ª edição, já que, por conta da pandemia de covid-19 em 2020, teve vários eventos adiados.
![Asakusa](http://entretetizei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-Instagram.jpg)
Asakusa é um dos bairros de Tóquio, no Japão, onde se localiza o Templo Sensoji, o templo mais antigo da cidade. Cerca de 30 milhões visitam ele anualmente. Outra atração para quem visita Sensoji é a Nakamise-dori, com 90 barracas diferentes que vendem de souvenirs até comidas típicas. Um dos produtos mais famosos, por exemplo, é o ningyoyaki, um pequeno pão de ló recheado com pasta de feijão vermelho que tem formato dos pontos famosos de Asakusa.
Para ir à Nakamise-dori, é preciso passar pelo Kaminarimon, um portão que tem uma grande lanterna vermelha. O objeto tem quase quatro metros de altura e pesa 700 kg. O local também é a parada final do desfile do Asakusa Samba Carnival, que começa na Umamichi-dori.
Histórico Cultural de Asakusa
Asakusa é um local que se destacou por inovações culturais. Durante o período Meiji (1868-1912), foi o local do primeiro cinema do Japão, e também o Ryounkaku, o primeiro arranha-céu de estilo ocidental no país, com 12 andares equipados com um elevador, um aquário e um circo.
Durante a era Taisho (1912-1926), houve a Ópera de Asakusa, sendo a vanguarda do entretenimento no Japão, uma mistura de teatro, música, danças e atos variados.
Uchiyama, prefeito do município de Taito na época, e Sansaburo Ban, comediante de Asakusa, propuseram incluir o carnaval brasileiro nos festivais de Asakusa, para que ela tivesse uma nova imagem. Isso aconteceu no final da década de 1950.
O evento Asakusa Samba Carnival começou sendo organizado por lojistas locais, surgiu em 1981. Inspirado no carnaval do Rio de Janeiro, hoje é um grande evento nacional, com cerca de 500 mil pessoas. De acordo com o site do evento, o Asakusa Samba Carnival foi criado para ser uma “conexão entre Asakusa e o carnaval de samba, onde as pessoas cantam, dançam e se divertem”.
Desfile no Asakusa Samba Carnival
A principal atração é o desfile, parecido com os que temos aqui no Brasil com as escolas de samba. Ao passo que, são três ligas, sendo elas a Liga da Comunicação, Liga S1 e Liga S2. Organizado pelo Comitê Executivo do Carnaval de Samba de Asakusa, o evento também conta com a colaboração dos Correios de Asakusa, dos Escoteiros do Distrito Sakura de Tóquio, da Associação das Escolas de Samba de Asakusa (AESA) e de organizações de cooperação voluntária.
Em 2024, a Liga de Comunicação, que não entra na competição, geralmente são as escolas primárias locais. Desse modo, teve quatro grupos com aproximadamente 600 pessoas. A Liga S1 teve oito equipes com aproximadamente 2.600 pessoas, e a Liga S2 teve sete equipes com aproximadamente 1.200 pessoas.
Como funciona?
Na Liga S1, as equipes devem ter pelo menos 150 pessoas e no máximo 300 pessoas. Além da dança, instrumentos musicais e canto, também deve ter uma música de samba original. O regulamento pede para ter a comissão de frente, porta-bandeira e mestre-sala e ala das baianas com 4 integrantes ou mais. Com o propósito de parecer o carnaval brasileiro. Entretanto, caso a equipe não tenha, a nota geral sofrerá diminuição.
Por fim, na Liga S2, as equipes são de 30 a 150 pessoas. Não possui alegoria e apresenta dança, instrumentos musicais e canto. Caso queiram usar uma música de samba diferente da música original, feita pela equipe, é obrigatório ter a autorização do detentor dos direitos autorais.
A ordem das equipes no desfile é pela menor nota de classificação do ano anterior. Todavia, a equipe que for participar pela primeira vez, vai desfilar primeiro também. Em caso de ter mais de uma equipe estreante, é feito um sorteio para decidir a ordem. A equipe com a classificação mais baixa na Liga S1 será rebaixado para a Liga S2, e em contrapartida o vencedor da Liga S2 será promovido para a Liga S1.
![Asakusa](http://entretetizei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-texto-1-scaled.jpg)
Antes as pessoas poderiam se sentar ao longo do percurso para assistir aos desfiles, mas, devido ao aumento de espectadores ao longo dos anos, agora não podem mais, pois dificultam a passagem nas calçadas, podendo ocasionar acidentes. Atualmente, os espectadores devem estar dentro dos lugares demarcados com uma cerca de proteção.
Inegavelmente o evento reflete a união do Japão e do Brasil, que abriga a maior diáspora japonesa fora do Japão. Anteriormente, a imigração japonesa teve início no dia 18 de junho de 1908 e vai completar 117 anos em 2025. Ela começou com a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, que trouxe 781 japoneses.
Já tinham ouvido falar de carnaval fora do Brasil? Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
Leia também: De Chiquinha Gonzaga a Mamãe Eu Quero: como as marchinhas embalaram a folia do Brasil
Texto revisado por Bells Pontes