A lenda da música country acaba de lançar uma parceria com Sabrina Carpenter no Short n’ Sweet Deluxe
Se existe uma versão de Please, Please, Please com um toque mais country, é essa! Na última sexta (14), Sabrina Carpenter surpreendeu os fãs ao lançar uma nova versão do hit em parceria com ninguém menos que a icônica Dolly Parton. Embora Dolly seja a rainha absoluta do country, muitos fãs da nova geração do pop podem não estar familiarizados com sua grandiosa trajetória.

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo: aqui você vai descobrir quem é a lenda viva que ajudou a moldar a música country!
Infância e início da carreira
Dolly Rebecca Parton nasceu em 19 de janeiro de 1946, em uma região rural do Tennessee, nos Estados Unidos. Filha de fazendeiro e criada em uma família humilde de 12 filhos, Dolly cresceu cercada por dificuldades financeiras, mas também por muito amor e música. Suas primeiras influências vieram do gospel, cantado nas igrejas locais, e do country tradicional que ouvia no rádio.
Com 18 anos, se mudou para Nashville, cidade conhecida como berço do country. Seu destaque chegou em 1967, quando se tornou parte do The Porter Wagoner Show, um programa de televisão que a colocou sob os holofotes e ajudou a consolidar seu nome na indústria. No ano seguinte, ganharam o prêmio de Melhor dueto do ano, da Academia de Música Country. A parceria entre Dolly e Porter resultou em diversos álbuns e duetos, o que preparou a cantora para trilhar sua carreira solo.

A estrela do country
Durante as décadas de 1970 e 1980, Parton se consolidou na posição de Estrela do Country. Os álbuns Coat of Many Colors (1971) e Jolene (1974) são donos de sucessos inesquecíveis, incluindo a faixa-título Jolene, um dos maiores clássicos da música country. Foi nesse período que Dolly lançou I Will Always Love You (sim, ela é a autora da música!), canção eternizada pela voz de Whitney Houston.
Na década de 1980, Dolly aumentou seu sucesso quando transitou entre gêneros musicais, incluindo agora o pop. Sucessos como 9 to 5, canção tema do filme homônimo em que atuou, consolidaram seu status como ícone musical.

É claro que, com tanto talento sobrando, Dolly também fez sucesso nas telas de cinema e televisão. Sua estreia no cinema foi com 9 to 5 (1980), comédia clássica feminista. Ela também estrelou filmes como The Best Little Whorehouse in Texas (1982) e Steel Magnolias (1989). Já na TV, participou de especiais e até produções próprias, como Dolly (1987-1988).
Dolly expandiu sua atuação para além da música e do cinema. Em 1986, inaugurou o parque temático Dollywood, no Tennessee, que rapidamente se tornou uma das atrações mais populares do estado. Além disso, criou o Imagination Library, um projeto que distribui livros gratuitamente para crianças em diversos países, promovendo o hábito da leitura desde a infância.

A rainha do country se tornou um símbolo de empoderamento feminino durante sua carreira, abordando em suas músicas temas como independência e superação. Mesmo após décadas de carreira, Dolly Parton continua ativa na música e nos negócios. Nos últimos anos, a artista continuou surpreendendo o público com lançamentos musicais inovadores.
Em 2022, ela lançou Run, Rose, Run, um álbum acompanhado de um livro escrito em parceria com James Patterson. Em 2023, explorou o rock com Rockstar, um disco repleto de colaborações com lendas como Paul McCartney, Elton John e Stevie Nicks.

E aí? Já conhecia a lenda do country? Conta pra gente! Entre nas redes sociais do Entretetizei (Instagram, Face e X) e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento.
Leia também: Tudo que sabemos sobre Short n’ Sweet, lançamento de Sabrina Carpenter
Texto revisado por Layanne Rezende