A 97ª cerimônia de entrega dos Academy Awards acontece no próximo domingo em Los Angeles. Saiba onde acompanhar!
Absolute cinema! O Oscar deste ano acontece no próximo domingo (02) no Teatro Dolby e deve contar com a apresentação inédita do anfitrião Conan O’Brien. O evento é mundialmente conhecido por reconhecer a excelência em realizações cinematográficas. Desde 1929, as famosas estatuetas douradas se consolidam como um símbolo imponente da qualidade da indústria e de suas produções.
A premiação organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também traz performances de grandes nomes da música, como Doja Cat, Ariana Grande, RAYE, Cynthia Erivo, Queen Latifah e LISA, do Blackpink. A ideia é celebrar a comunidade do cinema, prestando homenagem a diversas lendas icônicas que marcaram gerações.
Para quem deseja acompanhar o evento ao vivo, o Oscar será transmitido pela plataforma de streaming Max e pelo canal TNT a partir das 19h30. Diretamente de Los Angeles, a apresentadora Ana Furtado assumirá o comando da cobertura especial, enquanto a supermodelo Carol Ribeiro entrevistará os participantes do evento no tapete vermelho.
Já os comentários ficam por conta dos atores Lázaro Ramos e Fabíula Nascimento, e da especialista Aline Diniz que estarão no estúdio da Casa das Premiações. Além das transmissões ao vivo, o público também poderá conferir os melhores momentos da premiação na Max até a próxima quarta-feira (05).
Indicações brasileiras
A 97ª edição do Oscar ainda nem aconteceu e já é um marco histórico para a cultura brasileira. Isso porque o longa Ainda Estou Aqui (2024), de Walter Salles, concorre em três categorias.

O filme disputa a estatueta de Longa-metragem Internacional com Emília Pérez, A Semente da Figueira Sagrada, Fluxo e A menina com a agulha. Além disso, enfrenta produções como Anora, O Brutalista, Conclave e A Substância na categoria principal de Melhor Filme — feito inédito para uma produção nacional. Por fim, Fernanda Torres, que deu vida a Eunice Paiva, é uma das nomeadas para Atriz em Papel Principal.
A atriz é destaque nos principais eventos da indústria e levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Filme Dramático. Ecoando as milhares de manifestações brasileiras nas redes sociais, o The New York Times também divulgou, nesta quinta-feira (27), suas previsões finais para os vencedores do Oscar deste ano. O veículo cravou uma vitória para Ainda Estou Aqui e Torres nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Papel Principal, respectivamente.
Em suas redes, a veterana comemorou a valorização do cinema nacional. “E também para a cultura brasileira, um filme falado em português. Estou muito emocionada e surpresa e queria dizer que eu amo o Brasil. Tô muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo, e trazer alegria, não só pra mim e pro Walter, pros envolvidos nesse filme, mas para o país inteiro”.
A presença do filme inspirado no livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva representa uma valorização da história do país sob os olhos de uma família paulistana. Ainda Estou Aqui segue em cartaz desde novembro de 2024, acumulando mais de cinco milhões de espectadores nas telonas brasileiras.
História do Brasil no Oscar
A nomeação de produções e coproduções brasileiras ao Oscar não é novidade. Por isso o Entretê trouxe as obras que já concorreram a estatueta dourada para você relembrar! Confira abaixo.

Brazil (1994)
Melhor Canção Original
Orfeu Negro (1959)
Melhor Filme Internacional
Raoni (1979)
Melhor documentário
El Salvador: Another Vietnam (1986)
Melhor documentário
O Beijo da Mulher (1986)
Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado
O Pagador de Promessas (1962)
Melhor Filme Internacional
O Quatrilho (1995)
Melhor Filme Internacional
O Que é Isso Companheiro? (1997)
Melhor Filme Internacional
Central do Brasil (1998)
Melhor Filme Internacional
Cidade de Deus (2002)
Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia
E aí, você vai conferir a transmissão do Oscar e torcer muito pelas indicações brasileiras? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei, no Insta, Face e X, e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento.
Leia também: Esquenta para o Oscar com maratona de filmes de Fernanda Torres e Walter Salles
Texto revisado por Cristiane Amarante