Nesta linha do tempo, confira as figuras que inspiram crianças e adolescentes há décadas
O conceito de “princesa” inspira milhões de meninas há gerações. Quem nunca sonhou em encontrar uma Fada Madrinha? Abrir seu próprio restaurante? Ou voar em um tapete mágico?
Um destaque que consolidou ainda mais essa influência na cultura pop são as princesas da Disney, que todos já ouviram falar em algum momento da vida. Mas você conhece todas elas?
Branca de Neve

Em 1937, não apenas a primeira princesa oficial do universo Disney é apresentada, mas também acontece o lançamento do primeiro filme longa-metragem de animação do Walt Disney Studios: Branca de Neve e os Sete Anões. Inspirada no conto dos Irmãos Grimm, a clássica história apresenta uma princesa perseguida e envenenada ao morder uma maçã entregue por sua madrasta, a Rainha.
Aliás, o filme ganhou uma nova versão live-action, estrelada por Rachel Zegler, e foi lançada nos cinemas no dia 20 de março de 2025.
Cinderela

Com sua primeira versão lançada em 1950, a outra trama clássica da jovem que, após perder o pai, passou a ser maltratada por sua madrasta e suas meias-irmãs marcou gerações. Quem nunca sonhou em ter uma Fada Madrinha?
Essa história também ganhou um filme live-action em 2015, na qual Lily James dá vida à protagonista.
Aurora

A princesa amaldiçoada pela vingativa Malévola é quem protagoniza o longa A Bela Adormecida (1959). Na história, Aurora, criada pelas três famosas fadas Flora, Fauna e Primavera, cai em um sono profundo ao espetar o dedo em uma roca.
Inspirado no filme clássico, o longa Malévola (2014) não tem a princesa como protagonista, mas sim a própria fada que a amaldiçoou quando bebê.
Ariel

Em 1989, a protagonista de A Pequena Sereia leva milhões de espectadores ao fundo do mar para conhecer a história de Ariel. Insatisfeita com o mundo em que vive, a filha do rei Tritão se envolve em um perigoso acordo com Úrsula, oferecendo sua voz em troca de pernas para conhecer o mundo humano.
Bela

Uma das histórias mais conhecidas e amadas do universo Disney apresenta a jovem Bela, que, para salvar seu pai, se oferece como prisioneira no castelo de uma fera acompanhada por vários objetos mágicos.
O filme de 1991 encantou diversas pessoas ao redor do mundo com uma princesa que, além de ser apaixonada por livros, é capaz de enxergar além das aparências.
Jasmine

Em Aladdin (1992) conhecemos a primeira princesa que não tem origem europeia, além de lutar contra as tradições ao se apaixonar pelo jovem que dá nome ao filme.
Junto a Jasmine, a história traz personagens muito amados pelo público, como o Gênio e também Abu, companheiro do protagonista.
Pocahontas

Lançado em 1995 e inspirado em uma história real, o filme Pocahontas conta a história da filha do chefe de um povo nativo norte-americano, que vê a chegada de um misterioso navio estrangeiro e tem um papel muito importante na tentativa de conseguir a paz entre essas diferentes sociedades.
Mulan

Na história inspirada em uma antiga lenda chinesa, Mulan decide se disfarçar e lutar no lugar do pai, já idoso, para defender a China dos temidos invasores Hunos.
Apesar de não ser membro de nenhuma família real, seja por nascimento ou casamento, como as outras da lista, Mulan é considerada uma princesa oficial da Disney por seu ato heroico ao salvar a China.
Tiana

A sonhadora Tiana, de A Princesa e o Sapo (2009), protagoniza uma nova versão do clássico conto dos Irmão Grimm. Dessa vez, ela não começa a história como uma princesa, mas sim como uma jovem determinada a lutar pelo seu sonho de abrir o próprio restaurante.
Rapunzel

Em 2010, uma das princesas mais queridas da Disney é apresentada ao público no filme Enrolados. Nele, acompanhamos Rapunzel, uma jovem que viveu toda sua vida presa em uma torre até que, no seu aniversário de 18 anos, embarca em uma aventura ao lado de Flynn Rider, o criminoso mais procurado do reino, para realizar seu sonho de experimentar o mundo além do que conhecia.
Merida

No filme Valente (2012), conhecemos a primeira princesa da Disney que não termina a história ao lado de um par romântico. Nele, o foco é em Merida, uma princesa da Escócia, e em sua determinação em poder escolher seu destino, desafiando as tradições do seu reino.
Elsa e Anna

Em um dos maiores sucessos do estúdio, conhecemos as irmãs Elsa e Anna. Em Frozen (2013), acompanhamos a jornada da princesa Anna, ao lado de Kristoff, sua rena Sven e o querido boneco de neve Olaf, para encontrar sua irmã Elsa, que fugiu do reino após seus poderes serem descobertos.
Moana

Moana, protagonista do filme de mesmo nome lançado em 2016, se aventura ao lado do semideus Maui para descobrir as histórias escondidas no mar aberto e, assim, salvar seu povo e restaurar o equilíbrio da natureza.
Raya

A princesa da Disney mais recente até então, Raya, do filme Raya e o Último Dragão (2021), tem a missão de partir em busca do último dragão para salvar seu mundo de uma força maligna, 500 anos depois da quase extinção dos dragões. A história destaca a importância da união, da confiança e do trabalho em equipe.
Quem é a sua princesa da Disney favorita? Conte para a gente nas redes sociais do Entretê (Facebook, Instagram e X) e nos siga para não perder nenhuma novidade!
Leia também: Se encante com a história de Branca de Neve, a primeira princesa da Disney
Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho