Um dos atores mais bem pagos da Coreia do Sul está no centro da polêmica que tem repercutido na mídia internacional
[Pode conter gatilhos]
Kim Soo-hyun, de 37 anos, conhecido por sucessos como Tudo Bem Não Ser Normal (2020) e Rainha das Lágrimas (2024), se tornou um dos nomes mais comentados nos últimos dias.
Enquanto a controvérsia se desenrola, veículos de comunicação e portais de notícias acompanham de perto cada novo desdobramento. Para entender o caso, é necessário revisitar eventos passados que culminaram na atual polêmica.
O envolvimento de Kim Sae-ron
Kim Sae-ron, atriz nascida em julho de 2000, tinha uma carreira promissora com papéis marcantes em produções como A Brand New Life (2009), The Man from Nowhere (2010), Hi! School – Love On (2014) e The Great Shaman Ga Doo-shim (2021). No entanto, em 16 de fevereiro de 2025, a atriz faleceu. A causa divulgada foi suicídio, justo no dia do aniversário de Kim Soo-hyun.

Durante quatro anos, ela esteve na GOLDMEDALIST, agência fundada por Kim Soo-hyun. Antes disso, fez parte da YG Entertainment, que, na época, era uma das maiores empresas do setor de atuação. Ela foi a primeira atriz a assinar contrato com a YG.
O caso tomou um novo rumo quando o portal Star News revelou que a GOLDMEDALIST concedeu um empréstimo a Kim Sae-ron para o pagamento da multa rescisória de um acidente de trânsito ocorrido em 2022, no qual ela foi autuada por dirigir embriagada.
A agência inicialmente teria garantido que ela não precisaria devolver o valor de imediato, mas, em março de 2024, a atriz foi surpreendida com um processo exigindo o pagamento da dívida, sob ameaça de medidas legais. Algum tempo depois, recebeu uma segunda intimação, aumentando ainda mais seu desespero em relação à dívida.
Na época, Kim Sae-ron trabalhava em uma cafeteria, pois, após o acidente, havia deixado de atuar e era a principal provedora da família. Como a dívida era alta, ela precisava de tempo para quitá-la.
A Dispatch obteve mensagens enviadas por Kim Sae-ron a Kim Soo-hyun em 24 de março de 2024, nas quais a atriz pedia mais tempo para quitar a dívida.
“Oppa, sou eu, a Sae-ron. Recebi uma notificação oficial dizendo que vão me processar. Pediram 700 milhões de wons de uma vez, mas eu realmente não tenho como pagar. Será que precisa mesmo chegar a um processo? Por favor, me ajude. Me dê um tempo.”
Após isso, ela chegou a postar e deletar uma foto dos dois no Instagram. Foi revelado que o objetivo por trás da publicação era conseguir uma resposta de Kim Soo-hyun, já que ele não respondia suas mensagens. A foto gerou especulações sobre um possível relacionamento ou uma tentativa de atingi-lo em um momento de grande exposição, uma vez que o ator estrelava a série coreana Rainha das Lágrimas.

Em 10 de março de 2025, o canal do YouTube HoverLab Inc., divulgou um vídeo no qual se contava que Kim Soo-hyun e Sae-ron tiveram um relacionamento de seis anos, iniciado quando a atriz ainda era menor de idade, com apenas 15 anos, enquanto Soo-hyun já tinha 27.
A alegação veio através de uma tia da artista, que participou de uma entrevista por telefone diretamente e sem modulação de voz. A tia também revelou que a Sae-ron atuou na companhia sem remuneração, ajudando no gerenciamento de talentos e dando aulas de atuação, e que os familiares eram contra esse relacionamento entre os atores, principalmente por conta da grande diferença de idade. A idade de consentimento de um namoro na Coreia do Sul é aos 16 anos.
Declaração da GOLDMEDALIST e novas evidências
Inicialmente, a GOLDMEDALIST negou os rumores, mas, em 14 de março de 2025, divulgou um comunicado admitindo que Kim Soo-hyun e Kim Sae-ron namoraram entre o verão de 2019 e o outono de 2020, enfatizando que isso ocorreu quando ela já era adulta.
O lado da família de Sae-ron
Em 17 de março de 2025, foi realizada uma coletiva de imprensa na agência de Polícia de Seul, onde a família de Kim Sae-ron apresentou uma queixa à polícia contra o YouTuber Lee Jin-ho. Além de reiterar a exigência de que Kim Soo-hyun emitisse um sincero pedido público de desculpas.
No comunicado, a família de Kim Sae-ron disse: “Em março de 2024, quando a falecida publicou uma foto com seu ex, Kim Soo-hyun, o YouTuber Lee Jin-ho, por razões desconhecidas, não apenas negou o relacionamento romântico entre a falecida e Kim Soo-hyun, mas também espalhou informações falsas que retratavam a falecida de forma negativa, fazendo-a parecer uma pessoa incomum ou problemática. Isso fez com que a falecida sofresse extrema angústia mental, levando-a tomar uma decisão irreversível.” A família pediu compressão sobre a necessidade de revelar o relacionamento passado entre Kim Sae-ron e Kim Soo-hyun para provar as falsidades espalhadas pelo YouTuber.
Os familiares também revelaram que esperavam que Soo-hyun reconhecesse seu relacionamento passado com a falecida para refutar as alegações espalhadas por Lee Jin-ho, mas não foi o que aconteceu, já que o ator na primeira declaração negou o relacionamento.
A mãe de Sae-ron se pronunciou após o ator negar o relacionamento com sua filha. Ela revelou que o único objetivo ao se manifestar publicamente é restaurar a honra da filha, que, em sua visão, foi destruída em questão de segundos por artigos que considera repletos de mentiras, e por fim, ter um pedido de desculpas público e sincero por parte do ator.
Ela afirmou que não deseja ganhos financeiros ou causar discórdia, apenas que Sae-ron seja lembrada e respeitada por sua trajetória como atriz, além de fazer um apelo para que o nome da filha não se torne apenas objeto de fofocas. A mulher pediu ajuda para limpar a imagem da filha.
Em 27 de março de 2025, um representante legal da família de Kim Sae-ron apresentou mensagens de KakaoTalk trocadas entre os dois em 2016, quando ela ainda era menor de idade e disse: “Kim Soo-hyun mentiu (ao dizer) que ele nunca teve um relacionamento com ela. Mesmo depois que as evidências provando seu relacionamento foram reveladas, ele não ofereceu uma única palavra de desculpas. Em vez disso, ele agora está mentindo novamente, afirmando que o relacionamento deles só começou depois que ela se tornou adulta.”

26 de junho de 2016
Kim Sae-ron: “Oh, você nunca acordaria.”
Kim Soo-hyun: “Eu não saberia mesmo se você me beijasse.”
Kim Sae-on: “Hahaha Acho que você não saberia mesmo se eu fizesse isso várias vezes (yay).”
Kim Soo-hyun: “Quando posso dormir abraçado a você? Acho que conseguiria dormir muito bem então.”
Kim Sae-ron: “Ok, eu vou permitir isso (adesivo abraçando).”
Além das mensagens, foi divulgada uma carta que Kim Sae-ron tentou enviar a Kim Soo-hyun pouco antes de falecer, na qual mencionava sentir medo da GOLDMEDALIST e expressava tristeza por ser ignorada por ele. “Não consegui falar com ninguém na empresa e fiquei com medo de um processo. Ainda assim, sinto muito por postar a foto. Foi uma foto que postei esperando que a empresa entrasse em contato. Sinto muito por causar-lhe mal. Como você é meu primeiro e último amor, espero que não me evite. Ver você me evitar e fingir que não conhece, faz com que todo o tempo que passamos juntos pareça vazio e fútil.” escreveu ela.

Assista ao vídeo da coletiva:
Declaração de Kim Soo-yun e desdobramentos legais
Em 31 de março, Kim Soo-hyun realizou uma coletiva de imprensa para abordar as acusações. O ator, entre pausas e lágrimas, negou todas as alegações, incluindo a autenticidade das mensagens divulgadas pela família da atriz.

Ele justificou sua postura em negar o relacionamento afirmando que queria proteger a produção de Rainha das Lágrimas:
“Se eu admitisse um relacionamento com alguém com quem namorei anos atrás, o que aconteceria com os atores e a equipe que trabalharam no drama?”
Sobre o namoro ele afirmou:
“Eu não namorei a falecida quando ela era menor de idade. Também não é verdade que ela fez uma escolha trágica porque me afastei ou porque minha agência a pressionou sobre sua dívida. Sei que, na época do incidente de dirigir embriagada, ela estava namorando outra pessoa. Nós nos conhecemos com bons sentimentos um pelo outro e, com o passar do tempo, terminamos.”
Sobre as mensagens divulgadas pela família, o ator declarou:
“A foto que foi dita ser de 2016 era, na verdade, de 2019. Fotos e vídeos foram editados para parecerem diferentes do que realmente são. Testemunhos falsos e evidências manipuladas continuam surgindo sob a narrativa de que eu namorei Kim Sae-ron.”
Seu advogado, Kim Jong-bok, anunciou processos contra a família de Kim Sae-ron, e o canal do YouTube por difamação, além de uma ação judicial de 12 bilhões de wons (aproximadamente R$ 46 milhões de reais) no Tribunal Distrital Central de Seul.
Apesar do ator ter afirmado que as conversas não eram reais, que Sae-ron estava conversando com outra pessoa, e as fotos que a família disse que era de 2016, segundo ele, eram de 2018, não há informação de que as conversas realmente eram falsas, já que o ator e seu advogado as apresentaram por conta própria, sem uma análise mais profunda. Além do mais, os próprios a enviaram para uma agência de verificação. De acordo com ele, a agência concluiu que as pessoas de 2016 e 2018 não são a mesma pessoa.
Durante a coletiva realizada, as perguntas ao ator eram estritamente proibidas, mas uma jornalista fez uma da qual não obteve resposta: “Você pode me dizer quando e onde vocês se conheceram? Por favor, me diga quando e onde vocês se conheceram.”
Kim Soo-hyun não respondeu a pergunta e finalizou a coletiva.
Confira a coletiva completa:
A polêmica continua a gerar debates na Coreia do Sul, com desdobramentos sendo acompanhados de perto pela mídia e pelo público.
Fique atento nas próximas atualizações. Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
Leia também: Atores sul-coreanos não são perfeitos – e não podemos passar pano para eles
Texto revisado por Karollyne de Lima