Por Giovanna Araújo e Luana Schiffler
O dia 19 de agosto homenageia os profissionais que trabalham em performances teatrais, não somente os atores, mas também os diretores e todos que estão por trás das grandes peças que vemos mundo a fora.
Para contextualizar, as performances teatrais acontecem no Brasil desde o século XVI, porém com temas religiosos para catequizar a população. Somente com a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, que os primeiros teatros começaram a surgir no país.
Para comemorar este dia, resolvemos trazer grandes atrizes de teatro que fizeram grandes papéis em clássicos da Broadway Brasil.
– Fabi Bang: Wicked (Glinda)
Com dezoito anos, Fabi se tornou bailarina profissional e integrou o corpo de baile de várias companhias de dança contemporânea do Rio de Janeiro e Hamburgo, na Alemanha. Seu primeiro papel no teatro foi no musical O Fantasma da Ópera (2005) como swing.
Em 2016, foi anunciado que Fabi interpretaria Glinda, uma garota popular, tagarela, engraçada e que quer tudo feito do seu jeito, na versão brasileira do musical da Broadway Wicked ao lado de Myra Ruiz e Jonatas Faro.
– Lina Mendes: O Fantasma da Ópera (Christine Daaé)
Lina nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, ainda criança ela foi solista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O Fantasma da Ópera teve sua primeira versão em 2005, em 2018 foi lançada a nova versão em que Lina Mendes atua como a personagem principal, estima-se que essa nova versão tenha atraído cerca de 380 mil pessoas.
A peça conta a história do misterioso Fantasma que assombra a Ópera de Paris e se apaixonou pela cantora Christine Daaé e agora, planeja transformá-la na principal cantora do “seu” teatro.
– Kacau Gomes: Os Miseráveis (Fantine)
Kacau Gomes é atriz, dubladora, cantora e já dublou grandes filmes como Mulan, Hércules, A Princesa E O Sapo, Rei Leão, Shrek, O Príncipe Do Egito e Barbie.
Em Os Miseráveis, ela interpreta Fantine, uma personagem que sofre bastante durante a peça, ela é despedida de onde trabalha e se vê sem dinheiro para cuidar de sua filha. Ela acaba dando sua filha para um casal, para que desse jeito possa voltar a trabalhar e conseguir recursos para sua filha.
– Josi Lopes: O Rei Leão (Nala)
Josi Lopes é mineira, cantora, compositora, atriz, preparadora vocal e diretora musical de espetáculos. Na Associação Cultural Tambor Mineiro ela participou de seu primeiro trabalho cênico musical: ‘O negro, a flor e o rosário’.
Em 2013, se mudou para São Paulo e lá, e atuou como a protagonista Nala, a leoa guerreira no musical O Rei Leão e participou também de Ghost – O Musical.
O Rei Leão é um musical extremamente famoso na Broadway desde 1997, contando também com um filme em desenho animado e outro em live-action.
– Cláudia Raia: Cantando na Chuva (Lina Lamont)
A grandiosa Cláudia Raia, conhecida na televisão e nos palcos de teatro, é bailarina e aos 13 anos ganhou uma bolsa para estudar balé em Nova York, onde ficou por quatro anos. Com 15 anos estreou no teatro com o musical A Chorus Line e depois sua carreira deslanchou.
Em 2017 ela produziu e atuou na peça Cantando na Chuva como Lina Lamont. A história se passa em 1920 em Hollywood e a mídia acha que Lina Lamont e Don Lockwood, estrelas da época, são um casal. Além disso, naquele período estava ocorrendo a transição do cinema mudo para o cinema falado, e Lina não tinha uma voz muito boa para cantar o que fez com que ela tivesse que ser dublada por outra pessoa.
– Luiza Gattai, Maria Clara Rosis e Sienna Belle: Annie
A obra Annie contou com três intérpretes para o papel principal, Luiza Gattai, Maria Clara Rosis e Sienna Belle, que se revezavam entre as apresentações.
A peça conta a história de uma menina que vive em um orfanato dirigido por uma alcoólatra. Annie tenta fugir para encontrar seus pais, mas é encontrada por um policial e volta para o orfanato. No entanto, é escolhida para passar o Natal na mansão do milionário Oliver Warbucks.
– Kiara Sasso: Mamma Mia (Donna)
Kiara morou dos 3 aos 13 anos nos Estados Unidos e começou sua trajetória como atriz aos 14 anos em musicais no Rio de Janeiro. Com 17 anos, ela atuou em papel de destaque no musical Off-Broadway Os Fantástikos. Ela protagonizou também os musicais de ‘Noviça Rebelde’, ‘A Bela e a Fera’, ‘O Fantasma da Ópera’ e ‘Mamma Mia’.
Ela também atuou na novela do SBT ‘As Aventuras de Poliana’ onde interpretou Alice, mãe de Poliana.
Em 2010, Kiara Sasso interpretou uma das personagens principais de Mamma Mia, Donna Sheridan. A obra é um clássico dos cinemas e da Broadway, um musical com contendo músicas do grupo sueco ABBA que inspiraram dois filmes.
– Myra Ruiz: Wicked (Elphaba)
Myra Ruiz se mudou para Nova Iorque aos 16 anos e estudou em uma das mais conceituadas escolas de atuação, a Professional Performing Arts School.
Em 2010, voltou ao Brasil para fazer uma audição para o seu primeiro musical, Mamma Mia!, e conseguiu o papel de coro (dança e canto) e de substituta da protagonista Sophie. Ainda em 2015, foi escolhida para atuar na versão brasileira de Wicked como Elphaba, a personagem principal da peça, uma personagem que sempre foi rejeitada e sofreu preconceito e, por isso, tem dificuldade em se relacionar.
Wicked retrata a amizade improvável de duas pessoas, Elphaba, a Bruxa Má do Oeste e Glinda, a Bruxa Boa do Sul, que se tornam melhores amigas, mesmo com personalidades opostas e diferentes pontos de vista.
– Adriana Garambone: Chicago (Roxie)
Adriana Garambone começou sua vida profissional como modelo em 1985. Ela estreou como atriz na peça Romeu e Julieta, de Shakespeare. Seu trabalho de maior sucesso foi o famoso clássico da Broadway, Chicago, no qual ela deu vida à Roxie Hart e teve a oportunidade de colocar em prática suas qualidades artísticas: dançar, cantar e interpretar.
Chicago conta a história de duas assassinas rivais que estão presas. Velma trabalhava em uma boate quando matou o marido e a irmã depois de encontrar os dois juntos na cama. Roxie Hart sonha com um mundo de glamour e fama, até que após uma discussão com o namorado, ela o mata. Velma pede ajuda a matrona da prisão Mama Morton e para o advogado Billy Flynn, para tirá-la da prisão e preparar o mundo para um retorno triunfal dela no showbiz.
Em 2012, atuou em Rebelde (telenovela brasileira), onde obteve destaque como a cômica celebridade Eva, mãe da protagonista Roberta (Lua Blanco).