A crise editorial e o aumento das publicações independentes: ramificações da pandemia

Quem acompanha o mercado editorial sabe que, desde 2018, uma crise absurda assola este segmento. No início de 2020, víamos uma pequena melhora neste cenário, com muitas lojas e editoras se reinventando, mas então veio a COVID-19, a pandemia e o retorno à estagnação do mercado.

Com as livrarias físicas fechando as portas – muitas, permanentemente – para diminuir a disseminação do vírus, a alternativa encontrada foi facilitar a venda dos livros digitais ou de livros físicos pela internet. Mas, o que o consumidor final geralmente não sabe, é que a editora, que investiu muito dinheiro na produção desse livro, recebe muito menos por essas vendas digitais do que por vendas em pontos físicos.

Duas situações a serem pensadas nesse momento: primeiro, as pessoas não vêem sentido em pagar por um e-book o mesmo valor que elas pagam por uma obra física (mesmo que o custo de fabricação de ambos não seja tão diferente assim); e, segundo, as editoras, por todo esse cenário, estão publicando cada vez menos e cancelando/adiando lançamentos previamente agendados. Assim, vemos a estagnação do mercado editorial e a completa incerteza do que vai acontecer daqui para frente.

Mas não é só de notícia ruim que se faz uma coluna!

Uma solução que autores encontraram foi a plataforma Clube de Autores, que apresentou um aumento de 40% nas publicações independentes neste período: foram 1.097 livros lançados pela plataforma em abril/2020 contra 780 no mesmo período do ano passado. (Dados da Nielsen Bookscan)

(Divulgação: Clube de Autores)

O CEO do Clube de Autores, Ricardo Almeida, comentou o seguinte sobre este aumento em publicações pela plataforma: “Vivemos em um momento difícil para todos com o isolamento social, mas ver que muitos estão conseguindo aproveitar esse tempo para exercer a escrita e ainda ter a oportunidade de publicar suas histórias é algo que nos deixa animados”.

O Clube de Autores é a maior plataforma de publicação independente da América Latina: aqui no Brasil, o Clube representa 23% de todos os livros publicados no último ano. Além disso, a plataforma oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.

Alguns links interessantes:

O Clube de Autores: https://clubedeautores.com.br/

 

Sobre a crise do mercado editorial. clique AQUI.

Eventos literários suspensos. Clique AQUI.

Até a próxima!

Nossas Redes Sociais:

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!