Foto: divulgação/Mariana Vianna

A Festa de Léo ressalta a força feminina e o amor incondicional de uma mãe

A produção estreia nos cinemas brasileiros esta semana

O filme A Festa de Léo, que estreia nos cinemas em 30 de maio, conta a história de  Rita (Cíntia Rosa), moradora de uma comunidade no Rio de Janeiro, que prepara a festa de 12 anos de seu filho Léo (Arthur Ferreira). No dia da comemoração, ela descobre que o pai do menino, Dudu (Jonathan Haagensen), roubou o dinheiro da festa para pagar dívidas e salvar a própria vida. Para realizar o sonho de Léo e celebrar o aniversário do garoto, Rita corre contra o tempo para arrumar dinheiro e ajudar Dudu.

A trama traz uma narrativa feminina: é a mãe que luta para criar seu filho, a mulher que trabalha duro como ambulante na praia, a amiga leal em suas relações, a vizinha prestativa, a ex-mulher que impõe limites, tudo isso na figura de Rita.  

“A festa de Léo é um filme que parte da história de um acordo de pensão quebrado por meu pai, e quase que minha festa de aniversário não acontece. Mas minha mãe-coragem fez tudo acontecer. É sobre isso! A força com que as mulheres têm criado suas famílias e também sobre a solidão que sofre a mulher preta periférica, invisibilizada em sua luta. Mas a história de Rita quer ganhar os ouvidos do mundo, porque nossa heroína e suas amigas, vão dividir dores, esperança e muita vontade de recomeço.” – Luciana Bezerra, diretora do filme.

O longa é ambientado no Morro do Vidigal, uma comunidade no Rio de Janeiro, e é o primeiro filme produzido pelo Núcleo de Cinema do coletivo Nós do Morro, que foi criado em 1996 pelos cineastas Rosane Svartman e Vinícius Reis. A Festa de Léo conta com um elenco formado por talentos da própria comunidade como: Jonathan Haagensen, Arthur Ferreira, Mary Sheyla, Neusa Borges, Babu Santana, Roberta Rodrigues e Thiago Martins. A protagonista, Cíntia Rosa, relembra que: “nasci no Vidigal e morei lá por muitos anos, mas a vivência nunca mais sai da nossa carne! A Rita está em mim, na minha família, nas minhas amigas e em tantas outras. Ser dirigida por meus amigos de infância me fez ser eu mesma no set o tempo inteiro, fez eu me sentir acolhida respeitada.

Foto: divulgação/Mariana Vianna

A Festa de Léo, que tem direção de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, participou de eventos nacionais como a 25ª edição do Festival do Rio, a 47ª Mostra de Cinema de São Paulo e a 27ª Mostra Tiradentes. Em Lisboa, o longa foi premiado nas categorias de Melhor Atriz, para Cíntia Rosa, e de Menção Honrosa do XV Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin). Para o produtor Diogo Dahl: “os dois prêmios no FESTin são a confirmação do talento desta produção única, o primeiro longa de ficção que tem na direção uma moradora de favela a chegar às salas de cinema.

Confira o trailer de A Festa de Léo:

A produção estreia em 30 de maio nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus e Curitiba. Produzido pela Coqueirão Pictures, em coprodução com a Globo Filmes, Nós do Morro, Riofilme, os produtores associados Rosane Svartman, Jorge Furtado e Favela dos Filmes; e com distribuição da Bretz Filmes.

Está curioso para assistir A Festa de Léo? Conta pra gente aqui nos comentários! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

Leia mais: Resenha | Meu Sangue Ferve por Você é tão quente quanto Magal

Texto revisado por Karollyne de Lima

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!