A Ordem do Tempo
Foto: divulgação/Pandora Filmes

A Ordem do Tempo estreia nesta quinta nos cinemas

No filme, personagens repensam suas vidas diante da possibilidade da destruição da Terra

A veterana cineasta Liliana Cavani está de volta com A Ordem do Tempo, o longa acompanha um grupo de amigos que se encontram todos os anos para celebrar um aniversário. Este ano, em uma vila à beira-mar, algo está diferente: eles descobrem que o mundo acabará em apenas algumas horas. Após a notícia bombástica, estranhamente, o tempo que lhes resta parece acelerar e, ao mesmo tempo, permanece interminável.

Com lançamento da Pandora Filmes e elenco composto por Alessandro Gassmann, Claudia Gerini, Fabrizio Rongione e Angela Molina, o longa chega com exclusividade aos cinemas brasileiros em 13 de junho. A classificação indicativa do filme é de 14 anos.

Grandes nomes da cultura italiana

A obra reúne grandes nomes reconhecidos mundialmente. Primeiro, temos a Liliana Cavani, com os seus mais de 60 anos dedicados ao cinema. Em plena atividade, aos 91 anos, pertence a uma brilhante geração de cineastas italianos que se destacaram enormemente na década de 1970, entre eles Bernardo Bertolucci, Lina Wertmüller, Pier Paolo Pasolini e Marco Bellocchio. 

Carlo Rovelli, é físico teórico e especialista no estudo da gravidade quântica. Ele é autor do best-seller A Ordem do Tempo, que apresenta uma nova interpretação dos mistérios do tempo e inspirou o longa-metragem. O autor tem diversas obras traduzidas para mais de 40 idiomas e, no Brasil, foram publicados pela Editora Objetiva, selo de não-ficção da Companhia das Letras.

A Ordem do Tempo
Foto: divulgação/Pandora Filmes
Sobre o livro A Ordem do Tempo

Escrito com tom poético, filosófico e acessível, a obra foi transformada em audiovisual através do olhar experiente da cineasta que quis compartilhar com o seu público a beleza das emoções que a leitura lhe proporcionou.

Cavani conta que quando leu o livro de Rovelli sentiu a necessidade de transformá-la em um filme de ficção: “Quando fico tão absorta na leitura de algo, e sinto as emoções surgirem, quero transmiti-las ao meu público e geralmente decido fazer um filme sobre isso. Mergulhei profundamente em palavras emocionantes como: Toda a nossa física, e a ciência em geral, trata de como as coisas se desenvolvem conforme a ordem do tempo.”

Ela dividiu a descoberta com Paolo Costella, com quem assina o roteiro do longa, e começou a trabalhar no filme. Eles transformaram a criação de Rovelli em um drama sobre as possibilidades e impossibilidades na vida de seus personagens. No momento de angústia e contagem regressiva, confissões são feitas, colocando em xeque laços que eram dados como fortes.

Tive a sorte de encontrar grandes atores para se juntarem a mim nesta aventura: artistas que conseguem uma interpretação autêntica da vasta gama de emoções que esta história exigia, encontrando uma forma pessoal de expressar medo, nostalgia, espanto, incerteza, esperança”, finaliza Cavani.

Animadas para assistir no cinema? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, X e Face — e aproveite para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento.

Leia também: Assassino Por Acaso, filme com Glen Powell, estreia no dia dos namorados

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!