Ainda estou aqui e Motel Destino irão representar o Brasil nos prêmios Goya e José María Forqué
Nesta quarta-feira, 25 de setembro, foram anunciados os longas-metragens escolhidos para representar o Brasil em duas renomadas premiações espanholas, o prêmio José María Forqué 2024 e o prêmio Goya 2025.
Ainda Estou Aqui (2024), dirigido por Walter Salles, está na disputa pela indicação a Melhor Filme Ibero-Americano na 39ª edição do prêmio Goya, que acontecerá em fevereiro de 2025, em Granada. Além disso, o filme concorre amelhor filme Latino-Americano do ano no 30º Prêmio Cinematográfico José María Forqué, marcado para dezembro de 2024, em Madri. Outro destaque é o thriller erótico Motel Destino (2024), de Karim Aïnouz, que também competirá por uma indicação no Prêmio Forqué, que aceita até dois títulos de cada país.
Outros países também estão na disputa na categoria de melhor Filme Latino-Americano do Ano no 30º Prêmio Cinematográfico José María Forqué e na de Melhor Filme Ibero-Americano na 39ª edição do Prêmio Goya: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui é estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro. O filme exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián, conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. Além disso, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar®️ 2025. A trama segue a luta de Eunice Paiva em busca de respostas após o desaparecimento do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar, em 1971. Produzido pela Videofilmes, RT Features e Mact Productions, o longa é o primeiro filme original da Globoplay em coprodução com ARTE France e Conspiração, com distribuição no Brasil pela Sony Pictures.
Motel Destino teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro, e já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Produzido pela Cinema Inflamável Produções Cinematográficas, o elenco do filme conta com Iago Xavier, Nataly Rocha e Fábio Assunção.
A história gira em torno de Heraldo, um homem que, perseguido pela polícia e pela gangue da qual fazia parte, encontra abrigo em um local inesperado: o Motel Destino. Situado à beira da estrada em uma cidade litorânea do Ceará, o motel administrado pelo casal Elias e Dayana, que acolhe o jovem, contratando-o como “faz-tudo” do estabelecimento.
O que achou das indicações? Conte pra gente! E siga as redes sociais do Entretetizei — Instagram, Facebook, Bluesky — para mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento.
Leia também: Confira os 6 filmes nacionais pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2025
Texto revisado por Cristiane Amarante