A maior premiação do setor audiovisual acontece em 23 de agosto, e Medida Provisória é o filme com mais indicações
Contagem regressiva para a maior premiação do setor audiovisual nacional! A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou a lista dos finalistas do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Neste ano, o filme com maior número de indicações é Medida Provisória, de Lázaro Ramos, seguido de Marte Um, de Gabriel Martins. A cerimônia acontecerá em 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
A lista de finalistas de 2023 reúne mais de 200 profissionais indicados em 34 diferentes longas-metragens brasileiros e 12 estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (cinco de ficção, cinco documentários e cinco de animação), e 14 séries (quatro de animação, cinco documentários e cinco de ficção).
Escolhidos em votação pelos sócios da Academia, os finalistas concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, além do prêmio do Voto Popular. Uma das novidades é que, a partir deste ano, as academias dos países escolheram os filmes ibero-americanos, e não os distribuidores.
Outra novidade é que as séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinção para as produções independentes da TV aberta, TV paga e OTTs. Além disso, a categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia. Os sócios da Academia escolherão os vencedores no segundo turno, de 29 de junho a 10 de julho.
No dia 23 de julho, começa a votação popular pela internet, para que o público eleja seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção e documentário.
Sobre a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais
Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema — que este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais — é uma entidade independente desenvolvida em 2002. O intuito era criar o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, assim como de contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual no país.
A Academia foi reconhecida em 2020 pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder.
Profissionais do setor podem se associar à Academia, adquirindo o direito de votar no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Além disso, podem também participar de eventos que acontecem ao longo do ano, como a eleição para a comissão que escolhe o filme brasileiro indicado para o Oscar.
Então, qual sua expectativa para a premiação? Conta pra gente! Além disso, não esqueça de seguir o Entretê no Insta, Twitter e Facebook, para ficar por dentro de outras notícias incríveis!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais