Os curtas O Cair das Folhas, A Órfã do Oceano e A Garota na Poltrona compõem o especial O Espírito Pioneiro: Três Filmes De Alice Guy-Blaché
Você já ouviu falar na Alice Guy-Blaché? Não?! Então vem com a gente conhecer mais sobre a primeira diretora mulher da sétima arte.
Alice Guy-Blaché trabalhava como secretária na empresa de fotografia de Léon Gaumont quando acompanhou o chefe em uma das exibições dos irmãos Lumière, considerados os inventores do cinema.
Eles apresentavam registros focados no cotidiano, como pessoas indo trabalhar na fábrica e trens chegando à estação.
Para Guy, essa foi a porta de entrada ao mundo da imaginação. Porém, ela quis ir além: filmar histórias de ficção. Continuou com seu trabalho de secretária durante o dia, mas começou a filmar à noite com equipamentos da companhia.
Em 1896, lançou o primeiro filme com narrativa de ficção e se tornou a primeira e, provavelmente, a única mulher diretora de cinema do mundo naquela época. Alice Guy-Blaché foi pioneira também ao utilizar técnicas inovadoras, como close-up, e apresentar temáticas com críticas sociais e histórias de mulheres fortes.
Pensando na grande importância que ela teve, a MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, destaca três obras da francesa com a coleção O Espírito Pioneiro: Três Filmes De Alice Guy-Blaché, em celebração ao Mês da Mulher. Estão disponíveis na plataforma os curtas O Cair das Folhas, A Órfã do Oceano e A Garota na Poltrona.
O Cair das Folhas, 1912 – já disponível
Curta outonal sobre a história da garotinha Trixie e sua irmã mais velha com tuberculose, Winnifred. Após o médico falar a Trixie que sua irmã morreria quando a última folha de outono caísse, a menina angustiada tenta inocentemente amarrar as folhas mortas de volta nas árvores, no fim da estação, para salvar Winnifred.
A Órfã do Oceano, 1916 – já disponível
Comédia romântica inspirada no mito grego de Pigmalião, este curta narra o encontro entre uma mulher maltratada que foge de seu padrasto cruel e um famoso romancista em uma crise de inspiração. Ambos buscam refúgio em uma casa abandonada e, desse encontro, surge um grande amor.
A Garota na Poltrona, 1912 – já disponível
O curta conta a história de Peggy e Frank. Peggy perde o pai e vai morar com a família de Frank; se apaixona pelo rapaz, mas não é correspondida. Porém, tudo muda quando ela flagra Frank roubando dinheiro do cofre do pai para pagar as dívidas dos jogos de carta.
Já conhecia a diretora? Gostou da homenagem da MUBI? Conta pra gente! E siga as redes sociais do Entretetizei – Instagram, Facebook, Twitter – para mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento.
Leia também: Who is Sabato de Sarno? Gucci e MUBI estreiam hoje o documentário
Texto revisado por Thais Moreira