Longa estreia no Festival na seção Première Latina neste sábado (5)
Alma do Deserto, coprodução de Brasil e Colômbia, fará sua estreia nacional no Festival do Rio, evento que acontece nos dias 3 a 13 de outubro, na capital carioca. O longa-metragem de Mônica Taboada-Tapia fará parte da seção Première Latina neste sábado, dia 5, às 21h30, no cinema Estação Net Gávea, e contará com a presença da equipe do filme.
O longa aborda questões de gênero, etnia e resiliência, trazendo uma história poderosa de superação. A International Cinephile Society descreveu como “um documentário poderoso, comovente e cativante… um dos filmes mais marcantes sobre a identidade queer dos últimos anos”.
O documentário será lançado nos cinemas brasileiros ainda este ano pela Retrato Filmes, distribuidora focada em longas independentes com perfil autoral, visando ampliar a distribuição de obras e coproduções latinas.
Sinopse
O filme acompanha Georgina, uma mulher trans da etnia Wayúu, que luta pelo direito básico de ter sua identidade reconhecida. Após perder seus documentos em um incêndio criminoso, provocado pelos próprios vizinhos que não aceitavam sua presença, a protagonista embarca em uma jornada de resiliência, coragem e busca por justiça para recuperá-los.
Ficha Técnica
Direção: Mônica Taboada-Tapia
Roteiro: Mônica Taboada-Tapia
Fotografia: Tininiska Simpson
Montagem: Will Domingos
Elenco: Georgina Epiayu
Gostou da novidade? Conta pra gente! E siga as redes sociais do Entretetizei — Instagram, Facebook, e Bluesky — para mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento e da cultura.
Leia também:
Texto revisado por Angela Maziero Santana