Cultura e entretenimento num só lugar!

Apocalipse nas páginas: Livros para quem maratona The Walking Dead

A série de televisão da AMC dá adeus no mês de novembro, mas o apocalipse também marca presença no mundo literário

 

Depois de 12 anos e 11 temporadas, uma das séries mais populares do mundo está chegando em sua reta final. The Walking Dead, baseada nos quadrinhos de mesmo nome de Robert Kirkman estreou justamente no Halloween de 2010 e a cada episódio foi se tornando uma queridinha do público.

Apesar de ainda possuir spin-offs a caminho que estão empolgando os espectadores, a série principal já tem data de estreia para seu último episódio. Descanse em Paz será lançado simultaneamente com os Estados Unidos no dia 20 de novembro.

Você que é fã da produção da AMC e já está com o coração apertado por ter que dar adeus aos seus personagens favoritos que vivem a tensão do mundo pós-apocalíptico, pode engatar aquela leitura que também se passa em um mundo destruído. Confira títulos que vão te fazer acompanhar a eletrizante história de mais sobreviventes.

 

Estação Onze

Foto: Divulgação/Intrínseca

Poderiam tantas coisas ruins acontecerem em uma mesma noite? O enredo de Estação Onze, escrito por Emily St. John Mandel e publicado pela Intrínseca, prova que sim.

Quando Arthur Leander, um famoso ator, tem um ataque cardíaco no palco durante a apresentação de Rei Lear, Jeevan Chaudhary, um paparazzo com treinamento em primeiros socorros que está na plateia, tenta socorrê-lo. No mesmo local, a atriz mirim Kirsten Raymonde observa horrorizada enquanto as cortinas se fecham. As coisas estão longe de serem solucionadas, já que na mesma noite, enquanto Jeevan volta para casa, uma terrível gripe começa a se espalhar, lotando hospitais, carros bloqueando a estrada, tiros sendo disparados e a vida se desintegrando.

Após quase vinte anos, Kirsten se torna uma atriz da Sinfonia Itinerante. A pequena trupe de artistas viaja pelos assentados de um mundo em cenário de pós-calamidade, apresentando peças de Shakespeare e números musicais para as comunidades sobreviventes. A adaptação da obra estreia no dia 16 de dezembro na HBO Max.

 

Eu Sou a Lenda 

Foto: Divulgação/Amazon

Utilizando a área da medicina e biologia para explicar o surgimento de uma espécie de monstros, Richard Matheson, autor de  Eu Sou a Lenda, publicado pela Aleph, modificou o modo de fazer filmes e livros de horror, se tornando um dos principais autores do século XX.

O enredo se passa em um tempo não tão distante. Após o mundo ser assolado por uma impiedosa praga, que transformou todos em seres canibais que surgem durante a noite, sedentos por sangue. Nesse cenário pós-apocalíptico, Robert Neville, que acredita ser o último homem vivo na Terra, passa o dia procurando comida e mantimentos e lutando contra as criaturas que tentam a qualquer custo acabar com o último resquício de humanidade.

O livro deu origem ao filme de mesmo nome, que também teve bastante sucesso, protagonizado por Will Smith, estreando no Brasil em 2008. Já foi confirmado que uma sequência da produção audiovisual está sendo planejada.

 

Viralizou

Foto: Reprodução/Instagram/@galerarecord

Apocalipse zumbi no Brasil, já pensou nisso? É exatamente sobre isso que Viralizou, o livro de Juan Jullian e Igor Verde, publicado pela Galera Record, trata. Um conhecido jornalista de fofocas Péu Madruga acabou de conseguir o furo que pode salvar sua carreira, porém, a notícia é justamente sobre Talitta Bumbum, a funkeira do momento e ex-amiga de infância dele.

Apesar de ficar em um grande dilema entre publicar ou não, o jornalista acaba o fazendo, o que revolta a cantora, que resolve confrontar Pé e tirar as devidas satisfações. É aí que, no meio da discussão, uma notícia chega. Os estouros do lado de fora não eram balas perdidas e sim zumbis, que estão aos poucos tomando conta da cidade do Rio de Janeiro. Por isso, Péu e Talitta precisarão se unir para se manter vivos.

Em meio a uma cidade tomada ainda mais que o normal pelo caos e um presidente que jura que a situação não passa de um viruzinho, será que eles conseguem provar que o brasileiro consegue sobreviver a tudo? Com uma boa dose de funk e um terror cômico, o enredo mostra que a união de uma amizade pode ser capaz de tentar salvar o mundo.

 

Caixa de Pássaros

Foto: Divulgação/Intrínseca

Se olhar, a morte é certa. Neste thriller psicológico que aborda a essência do medo, escrito por Josh Malerman e publicado pela Intrínseca, os leitores são transportados para uma história de perder o fôlego. Em um dia que aparentava ser comum, tudo começou a sair fora do controle, quando pessoas começaram a olhar para algo que está do lado de fora que ninguém sabe o que é, mas que desperta um impulso suicida violento.

Cinco anos depois desse surto que tomou conta da cidade e gerou o caos, Malorie e seus dois filhos pequenos sobreviveram. Com planos de fugir do local em que está e ir para outro mais seguro junto a família, ela decide embarcar vendada em uma jornada perigosa, mas necessária. A narrativa intercala os momentos atuais com os anteriores, explicando tudo o que ela passou para chegar até aquele ponto.

O livro ganhou uma adaptação de mesmo nome pela Netflix, protagonizada por Sandra Bullock e lançada em 2018. O segundo livro intitulado de Malorie relata a continuação da jornada da sobrevivente.

 

A Hospedeira

Foto: Divulgação/Amazon

O planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado e isso torna tudo ainda mais complicado. No livro A Hospedeira, de Stephenie Meyer, mesma autora do sucesso Crepúsculo, publicado pela editora Intrínseca, a Terra foi invadida e esses invasores transformaram os humanos em hospedeiros, extraindo suas mentes.

A maioria da população sucumbiu ao processo, mas alguns ainda resistem, chamados então de humanos selvagens. Melanie era uma dessas pessoas, mas foi capturada, tendo uma hospedeira colocada dentro dela. Peregrina é uma alma que já esteve em diversos seres, mas nunca um humano, por isso foi alertada quanto aos desafios, devido às emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência de manter as lembranças e memórias vívidas. Aceitando o desafio, ela até tenta tomar posse do corpo, mas a humana se recusa a desistir de sua mente.

Utilizando os pensamentos de Melanie para descobrir o paradeiro dos outros humanos resistentes, Peregrina tenta entender tudo o que se passa, mas Melanie ocupa a mente da invasora com visões do homem que ela amou, Jared. É então que a alma começa a perceber que está se sentindo atraída por ele, assim como a humana. Os acontecimentos acabam formando uma aliança inesperada entre as duas, que partem em busca do humano que amam.

 

The 100 

Foto: Divulgação/Amazon

A saga de livros escrita por Kass Morgan e publicada pela Galera Record fez grande sucesso, recebendo até uma adaptação em formato de série pela CW. The 100: Os Escolhidos é o primeiro volume, seguido por Dia 21 e De Volta, que conta a trajetória dos sobreviventes de uma guerra nuclear.

Após a Terra ser contaminada com as bombas, ficou impossível viver no planeta que foi tomado pela radiação, então, o pouco que restou da humanidade se refugiou em uma estação espacial. Com a escassez do oxigênio e a curiosidade se, após anos longe, o planeta poderia ter voltado a ser habitável, 100 prisioneiros que já estavam sentenciados à morte são enviados de volta com a missão de certificar se há alguma chance de voltar.

Quando chegam lá, eles encontram um cenário selvagem e grandes mudanças deixadas pela guerra nuclear. Tentando sobreviver, aquelas pessoas podem ser a única esperança.

Já leu algum desses títulos? Conta para a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê!

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/AMC

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!