O Ariel Awards é considerado como o Oscar Mexicano, que também premiou Anahí, sua ex-parceira de trabalho, em 1991
O queridíssimo ator Alfonso Herrera foi indicado, na noite dessa quarta-feira (18), ao Ariel Awards, maior prêmio da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas – considerado o Oscar do País – na categoria Melhor Ator, pelo icônico filme El Baile de los 41.
O anúncio foi acompanhado por uma gigantesca comemoração pelas redes sociais. Fãs do ator comemoraram a indicação e relembraram que Poncho e Anahi podem se tornar os únicos RBD’s a serem indicados ao prêmio, já que a rainha da música latina recebeu o mesmo prêmio, em 1991, como Melhor atriz infantil, pela atuação no filme Había Una Vez Una Estrella, com apenas 8 anos de idade.
+ 6 vezes em que Anahí entregou tudo e um pouco mais na era pós-RBD
O sucesso de El Baile de os 41 e o talento incomparável de Alfonso Herrera
O talento de Alfonso Herrera é inquestionável e de se admirar. Não é de se surpreender que, aquele menino que soltava a voz no palco e entregava tudo de si em seu personagem de Rebelde, conquistaria o mundo e ele provou mais uma vez que nasceu para brilhar nas telonas em El Baile de los 41.
+ Resenha | El Baile de los 41 é um espetáculo de detalhes, tristeza e poucas palavras
No filme, Alfonso Herrera interpreta Ignacio de la Torre y Mier, genro de Porfírio Díaz, Presidente Mexicano durante três períodos políticos. Ignacio frequentava o famoso Baile de los cuarenta y uno Maricones e, em 18 de novembro de 1901, policiais descobriram a festa clandestina, onde encontraram homens travestidos com roupas e joias de luxo. Dos integrantes, grande parte eram de famílias poderosas ou integrante da elite social da época.
O filme é um convite a discussões importantíssimas para nossa sociedade e representa um marco na luta LGBTQIA+. Em maio de 2021, o diretor do filme, David Pablos, que também foi indicado ao Ariel Awards, comentou que o fato – o Baile dos 41 – foi um marco na história da luta LGBTQI+ e uma abertura à discussão de homossexualidade, já que era a primeira vez que os meios de comunicação da época tocavam no assunto.
“Por isso El baile de los 41 é importante, porque esse momento foi considerado um escândalo. Foi tão, tão escandaloso, que o número 41 ficou estigmatizado, ou seja, durante muito tempo, as pessoas evitavam o número 41, nas ruas, não queriam que suas casas tivessem o 41, no exército, nas escolas.. e a pessoa que tocasse no número 41 era objeto de piada, então é um acontecimento que, de certa maneira, ainda segue no imaginário atual”, disse o diretor.
Confira a entrevista completa a seguir:
Além de Alfonso Herrera, David Pablos concorre ao Ariel 2021 na categoria de Melhor Direção, Mabel Cadena concorre como Melhor Atriz e o próprio filme, El baile de los 41, concorre como Melhor Filme. Ao todo, foram 12 indicações ao Ariel Awards.
Para conferir a lista completa de indicados ao Ariel Awards, que também conta com o documentário brasileiro Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, dirigido por Barbara Paz, confira a sequência oficial a seguir:
Conoce a los #NominadosAriel2021. 👇 #Ariel2021 pic.twitter.com/tlVNW9z9bo
— AMACC (@AcademiaCineMx) August 19, 2021
Você já assistiu El Baile de los 41? Entre nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e conta pra gente o que achou!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação / Talent On The Road Management via Instagram