Cultura e entretenimento num só lugar!

Atores turcos que já se aventuraram no mundo da música

Conheça alguns atores que já emprestaram seu talento para clipes musicais

 

O crossover de milhões! Na televisão dando um show nas dizis nós temos certeza que você já viu, mas você sabia que seu ator favorito pode ter estrelado um clipe musical antes de deslanchar em sua carreira de renome e sucesso? Nessa matéria, trouxemos alguns clipes de artistas pop turcos da última década que contam com rostos bastante conhecidos na televisão de hoje.

Há quase uma década, no que podemos seguramente chamar de curta época da americanização do pop turco, presenciamos um período onde vários cantores escolhiam convidar atores em ascensão para fazer uma participação em seus videoclipes, alguns sendo até os protagonistas de uma trama contada pela letra de uma música.

Apesar do pop ocidental ser diferente do pop turco, que mistura alguns ritmos nacionais e culturais às batidas que já somos familiarizados, é possível ver uma forte influência do ocidente na maneira como os clipes eram pensados e gravados. Na época, essa era uma grande plataforma para os atores, já ganhando notoriedade, aparecerem para diferentes públicos e crescerem na indústria.

Vale lembrar que na época dos videoclipes abaixo se iniciava um novo momento na televisão turca, sendo apresentados novos rostos e talentos que substituiriam as estrelas da década anterior. E esses rostos se manteriam em nossa televisão até os dias de hoje, inclusive se tornando mundialmente conhecidos.

Vem conhecer algumas canções turcas que tiveram seus videoclipes agraciados por algumas das mais conhecidas estrelas turcas da indústria atual!

 

Canın Sağ Olsun – Demir Yağmur (2017)

A balada romântica de Demir Yağmur conta uma história no decorrer dos seus quase 5 minutos de vídeo. A atuação do clipe fica a cargo da estrela Hande Erçel que, ao lado do também ator Rıza Kocaoğlu, dá vida a uma mocinha apaixonada e rouba a cena com sua beleza estonteante. 

A personagem de Hande tem um admirador que era invisível aos seus olhos. Até que, um dia, ela presta atenção nele. Por um tempo, eles se esbarram ocasionalmente e, como diz na letra, “admita, é como um sonho se tornando real”. Mas o mocinho é gente como a gente (sofredor!), e, como sugere a letra no final (“Agora deixe seus sonhos suavemente no chão, não foi dessa vez, que assim seja…”), parece que aquele encanto não durou muito. Xii, #desencana! 

Brincadeiras à parte, com uma musa dessas eu também não ia conseguir superar!

 

Yani – Murat Dalkılıç (2015)

Trazendo uma batida animada, a música do cantor pop Murat Dalkılıç fala sobre uma desilusão amorosa com uma garota um tanto quanto temperamental. O clipe é gravado de uma maneira bastante divertida: no meio da rua, com direito à coreografia. A musa do clipe é a atriz Pınar Deniz, que interpreta a mocinha que partiu o coração do rapaz.

O clipe parece ser literalmente a ambientação da trajetória do mocinho em busca de redenção. Para quem olha de perto, o clipe traz uma vibe dos rapazes do pop de 2010, como Justin Bieber, Maroon 5 e até Timberlake. O personagem do cantor, que segue os passos da amada durante todo o clipe, diz que “tomou uma decisão sem perguntar, por um capricho atrevido” e pede mais uma chance, a chamando para recomeçar em outro lugar.

Com muita coreografia, a canção traz uma melodia dançante e uma reconquista divertida, mesmo que o final seja meio xoxo. 

 

Hodri Meydan – Bengü (2016)

Seguindo os passos do pop americano, a turca Bengü trouxe uma superprodução ao seu clipe de Hodri Meydan. A desafiadora canção tanto no clipe quanto na sua letra narra uma vingança pessoal. A cantora estrela o clipe como uma heroína bem estilo Demi Lovato em Confident. Ao lado dela, um rosto conhecido: a atriz Demet Özdemir é sua dupla na missão, com um papel bastante interessante na mini trama. 

A música, que tem elementos do pop EDM ocidental, fala sobre um momento de autovalorização e retaliação a alguém que machucou seu coração. Com uma letra carregada de mágoas e uma recém-descoberta autoconfiança, a cantora faz promessas de que ela está caminhando rumo ao seu destino e que só Deus pode julgá-la.

Apesar de ter sofrido, a letra deixa subentendido que ela aprendeu sua lição e entendeu que “seu coração é só mentiras”. Para completar o refrão, ela deixa claro que “se o amor é a morte, deixe ser” e que não tem medo de caminhar rumo ao suicídio.

Quem quiser assistir o clipe e tentar conectar a letra ao visual, não tente! Assim como no pop da América, às vezes nada faz sentido e o melhor é aproveitar a obra sem interpretações. 

 

Kader – Murat Dalkılıç (2013)

https://www.youtube.com/watch?v=zlEONP2zmuo

Em sua segunda aparição nessa matéria, o cantor Murat Dalkılıç performa Kader, uma canção que, apesar de não ser melancólica, fala sobre o término de um relacionamento e o sofrimento do personagem principal. O clipe, feito de uma junção de cenas brega-fofas, conta com a participação da atriz Bensu Soral bem novinha sendo o ex-par romântico do cantor.

O clipe mescla cenas onde o cantor se encontra sozinho na casa que dividia com a amada em meio a flashes do passado romântico, com uma edição que faz o espectador não fazer questão de assistir o visual. Mas a gente releva porque foi em 2013, né?

Não se tem um entendimento do que realmente aconteceu entre o casal pela letra da música (e muito menos pelo clipe), mas o cantor deixa claro na composição que está bravo consigo mesmo, mas que “o destino diz tudo”. Na sequência, ele ainda se pergunta o porquê dele gostar dessa cruel dor de coração partido. Masoquista? Talvez.

 

Ya Ya Ya Ya – Hande Yener (2014)

Trazendo um visual bem rompompompom, a cantora turca Hande Yener provavelmente fez escola com as divas pop norte-americanas para produzir o clipe de Ya Ya Ya Ya. Ao lado dela, o cameo da vez ficou nas mãos do galã Serkan Çayoğlu, que aparece interpretando o playboy namorado da moça nessa pequena novela das nove em forma de clipe. 

A letra da música já deixa uma dica logo no começo: “razão e coração estão em guerra”. A canção fala sobre um relacionamento conturbado, onde a compositora está confusa e não sabe o que fazer. Na letra, ela diz que conversou com seu coração e ele lhe disse para “apagar e não deixar rastros”. #vish

Apesar da letra falar sobre sair de um relacionamento, o clipe tem licença poética para dramatizar e conta uma historinha onde dois amantes estão juntos e um deles esconde um segredo. Não fica claro quem é o vilão ou se tem um vilão. “Que escolha incompatível de casal”, ela canta na letra.

Se tem uma coisa que o boy do clipe e o da letra têm em comum, é que no final os dois foram abandonados. Na vida real, não tão dramaticamente. 

 

 

Esse crossover de cantores e atores aconteceu por quase uma década na Turquia, e tem muito mais videoclipes musicais por aí onde você pode encontrar os familiares rostos da dizilândia interpretando papéis. Como dito ali em cima, essas aparições para a audiência de cantores populares eram ótimas para dar um boost na carreira dos novos rostos da televisão. 

Foto: Reprodução/O Ses Türkiye

Não só com cameos, muitos atores turcos se arriscaram no mundo da música como cantores e possuem até músicas em plataformas digitais disponíveis, como as atrizes Ayça Aysin Turan e Pınar Deniz. É muito comum ver nas dizis as próprias atrizes cantando, seja para uma cena específica ou uma música da própria trilha sonora. 

Leia mais: O ABC das dizis: tudo o que você encontra nas histórias turcas

Foto: Reprodução/Netflix

Existem também casos de cantores que se aventuram no mundo da atuação, como o Murat Boz, que atualmente está na série da Netflix Another Self. 

Leia também: Séries turcas na Netflix pra você maratonar

 

De qualquer forma, a nova geração de talentos da música e da atuação na Turquia está mais poderosa do que nunca e promete atravessar barreiras e conquistar o público global. Se você ainda não teve a chance de escutar as músicas turcas, que tal começar com a trilha sonora da sua dizi favorita? 

 

E aí, o que achou das músicas? Você já sabia desses side jobs das estrelas da televisão turca? Conta pra gente aqui nos comentários ou nas redes do Entretê (Twitter, Instagram e Facebook)!

 

*Crédito da foto em destaque: Entretetizei 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!