Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e em obra com elementos de conto de fadas, o escritor e produtor Caluã Eloi garante inclusão e visibilidade em seu enredo
Por que estabelecer um limite para percorrer em uma jornada fantástica, quando há tantas possibilidades de lugares para explorar? É justamente esse um dos pontos que o livro Bairro dos Corvos Elétricos aborda, as várias possibilidades de mundos em uma aventura com bastante representatividade LGBTQIA+.
Lançado em outubro de 2019 pela editora Vícios Anárquicos Produções, a fantasia do escritor, videomaker e produtor cultural Caluã Eloi nos leva para acompanhar a jornada de uma criança que decide explorar os mundos, se deparando com um em que é difícil notar o que é verdade e o que é apenas ilusão.
Adicionando um pouco de várias mitologias (celta, nórdica, egípcia e grega), o plano de fundo da história explora seus diversos detalhes e fatos.
Com um enredo cheio de magia e suspense, a criança conhece criaturas mágicas, como Tispadis, um artesão de bonecos; Aliah, a rainha misteriosa deste bairro, e seu irmão Ushas, o bardo. E não se pode esquecer também do Mago Sphynx, um gato que conhece os segredos de toda a população que vive ao seu redor.
Além da magia, Bairro dos Corvos Elétricos também dá espaço às críticas sociais aos poderes totalitários, machismo e abuso sexual.
A visibilidade das mulheres trans também é um dos fatores de grande presença na história, abordando a importância desses espaços serem abertos para que a comunidade LGBTQIA+ se sinta representada, que sua presença se torne cada vez maior tanto nos livros quanto em qualquer outra ocasião e que sua existência seja normalizada em todos os espaços.
O autor, que se identifica como uma pessoa trans não-binária, reflete:
A comunidade LGBTQIA+ quando procura um livro ou filme com representatividade trans, lésbica, bissexual, etc. não necessariamente quer ver uma história sobre sofrimento causado pelo preconceito. Às vezes, apenas queremos ver estas pessoas como super-heróis, vivendo romances fofos ou lutando em aventuras mitológicas.
Acompanhando os personagens explorando e desbravando novos universos mágicos enquanto incentiva a reflexão sobre o nosso lugar no mundo, o livro reforça e encoraja cada pessoa a sentir orgulho de quem é.
Bairro dos Corvos Elétricos está disponível na Amazon para compra em versão física ou e-book e também através da assinatura do Kindle Unlimited.
Você já leu essa ou alguma outra obra escrita por Caluã Eloi? Conta para gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Caluã Eloi/Capa do livro Bairro dos Corvos Elétricos