Foto: reprodução/Instagram @pedrorhuas

Bienal do Livro Bahia 2024: escritores que você precisa conhecer

O evento acontece entre os dias 26 de abril e 1º de maio no Centro de Convenções Salvador

Os bookstans baianos já podem anotar as dicas, porque a Bienal do Livro Bahia de 2024 está chegando! Tem muitos autores brasileiros incríveis que estarão presentes e você precisa os conhecer!

O evento literário começa em 26 de abril e vai até 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador, com muitos estandes de grandes editoras. Com isso, o Entretê te conta mais sobre os autores nacionais que contribuem para deixar a literatura ainda mais incrível e que estão confirmados na edição literária da capital baiana.

Pedro Rhuas
Foto: reprodução/Instagram @pedrorhuas

Agenda da Bienal

26 e 27, 30 de abril e 1º de maio – Eventos e sessões de autógrafos
30 de abril – Por Novas Histórias de Amor, 19h, na Arena Jovem

1º de maio – O livro que Me Fez Leitor, 17h, na Arena Jovem

Pedro Rhuas, que morou no interior do Rio Grande do Norte e no litoral do Ceará, lançou seu romance de estreia em 2021, chamado Enquanto Eu Não Te Encontro, pela editora Seguinte, e logo viu sua obra se transformar em um best-seller no Brasil, se tornando um dos destaques na literatura jovem do país.

Mas o sucesso não parou por aí. Em 2023 ele fez parte da coletânea A Gente Se Vê na Parada, da editora Harper Collins. No mesmo ano, Pedro publicou O Universo Sabe o que Faz, pela Companhia das Letras, e também realizou seu lançamento mais recente, O Mar Me Levou a Você, o livro mais vendido da editora na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

O escritor também é jornalista e cantor, inclusive, já lançou trilhas sonoras para seus livros. As músicas compõem seu primeiro álbum de estúdio, Contador de História, que possui mais de 500 mil reproduções no Spotify, com letras que destacam a importância do protagonismo LGBTQIAPN+ e do Nordeste, assim como em seus livros.

Silvano Colli
Foto: divulgação/Bienal Bahia

Agenda da Bienal

De 26 até 01 de maio, de 12h até 22h

Local: GAEB – próximo à entrada A do pavilhão, na Avenida Gregório de Matos

O paranaense Silvano Colli escreveu diversas obras como: O Herdeiro Supremo, A Vingança, Contos que Encantam, Amizade Sem Preconceito e Cuidado com o Desconhecido.

Colli sempre está presente nas principais bienais que acontecem no Brasil e é presidente do Grupo Associado de Escritores Brasileiros (GAEB), através do qual vai expor seu livro O Herdeiro Supremo.

Anna Andrade
Foto: reprodução/Editora Flyve

Agenda da Bienal

De 26 até 01 de maio, de 12h até 22h

Local: GAEB – próximo à entrada A do pavilhão, na Avenida Gregório de Matos

A cearense Anna Andrade sempre foi apaixonada por romances e aventuras. Em seu site, Bela Distopia, ela fala sobre filmes, séries e livros, mas ela não queria só escrever suas opiniões e sim criar suas próprias histórias. Foi quando começou a postar no Wattpad, enquanto cursava a faculdade de Direito, conseguindo leitores do Brasil e de mais 13 outros países: Peru, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, França, Alemanhã, Reino Unido, Irlanda, Angola, Moçambique, Namíbia e Índia.

Elegidos, Em Diferentes Universos, Paixão sob as Estrelas e Nunca Foi Ela, são algumas das obras escritas pela jovem escritora.

Ian Fraser
Foto: divulgação/Bienal Bahia

Agenda da Bienal

30 de maio, às 17h, painel Divinos e Maravilhosos

Local: Arena Jovem

Ian Fraser nasceu em Salvador, é formado em Comunicação Social, com ênfase em Cinema e Vídeo, e seu primeiro romance, O Sangue é Agreste, venceu o prêmio Jovem Autor Inédito.

A duologia Araruama foi outro lançamento de sucesso de Fraser, e em 2022, lançou seu primeiro livro através de uma grande editora: A Vida e as Mortes de Severino Olho de Dendê, que foi publicado pela Intrínseca e se tornou finalista do 65º Prêmio Jabuti.

Tatiana Barroso
Foto: reprodução/Instagram @tatibbooks

Agenda da Bienal

Dia 29 de abril, às 20h – Sessão de autógrafos

Local: Estande Elas Publicam

Tatiana Barroso nasceu em Recife, é formada em Publicidade, adora livros e filmes de romance clichê e morou alguns meses em Londres, onde juntou histórias e adaptou sua fanfic inspirada na banda One Direction, o que gerou Meu Seriado Britânico, uma série de livros jovens.

Juliano Ferro
Foto: reprodução/Instagram @juliano.ferro

Agenda da Bienal

27 de abril, das 15h às 16h – Sessão de autógrafos

Local: Estande Palavra Cantada

Nascido em Caruaru, Pernambuco, Juliano Ferro escreveu seu primeiro livro, Serrote do Gado Bravo, por volta dos dez anos de idade, que foi publicado anos mais tarde. É servidor público de carreira da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco e pós-graduado em Gestão Pública.

Durante sua infância e adolescência, frequentou diversas vezes a Biblioteca Municipal, onde começou a se inteirar de diversos autores da literatura brasileira e estrangeira.

Você vai para a Bienal da Bahia esse ano? Quais autores você mais quer encontrar? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para conferir mais conteúdos sobre literatura!

 

Leia também: Celebrando identidades: livros essenciais de escritores indígenas

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

Share on facebook
Share on twitter

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!