A artista trouxe até uma referência brasileira para seu novo álbum, Happier Than Ever
Billie Eilish não precisa de introduções. Cantora, compositora, instrumentista, diretora de videoclipes, ganhadora de sete Grammy Awards e nova estrela de um especial gravado para a Disney+, a garota está dominando o mundo da música e seu segundo álbum de estúdio,chamado Happier Than Ever, foi lançado no dia 30 de julho deste ano.
Toda a sua carreira foi construída com muito esforço próprio e do seu irmão e produtor, Finneas, que usam de inspirações para criar seus próprios trabalhos. A garota não esconde que sempre foi megafã de Justin Bieber, por exemplo (e ele até já esteve presente em um remix de Bad Guy). Mas quais são os músicos que mais chamam a atenção da Billie quando ela está compondo algo?
Abaixo você pode conferir uma lista com os seis artistas que a Billie Eilish diz que a inspiram e que ela trouxe como referência para seu novo projeto, Happier Than Ever.
Aurora
Billie Eilish disse em uma entrevista que ela tinha apenas 12 anos quando viu o vídeo de Runaway da cantora norueguesa e a partir disso teve a certeza de que queria seguir a carreira musical.
Aurora também é uma artista que costuma utilizar vocais suaves que dão um foco maior em seu lirismo, de forma a criar narrativas grandiosas com poucos detalhes, algo que também está bem marcado no álbum Happier Than Ever.
O último trabalho lançado da Aurora é o projeto A Different Kind of Human – Step 2, de 2019, e em 2020 ela participou da criação da trilha sonora do filme animado WolfWalkers, disponível na AppleTV+
Marina
Antes conhecida como Marina And The Diamonds, a cantora construiu um grupo de fãs muito engajados desde a época em que o Tumblr era a rede social do momento. Com uma voz cativante e músicas mais experimentais, não é surpresa que alguém da geração da Billie iria adorar acompanhar Marina e seus projetos.
E como Billie Eilish conheceu uma de suas artistas preferidas? Bom, ela encontrou o clipe de Primadonna no Youtube, quando estava procurando por tutoriais de maquiagem na época de Halloween.
Marina lançou seu novo álbum Ancient Dreams in a Modern Land em junho deste ano e o projeto conta com 10 faixas voltadas para o eletropop com letras mais cruas e menos focadas em narrativas ficcionais, como em seus outros trabalhos.
The 1975
Você se lembra dos primeiros shows que assistiu ao vivo? O segundo de Billie Eilish foi o da banda britânica The 1975. Comandada por Matty Healy, o grupo costuma integrar melodias mais pop com guitarras marcantes do rock e muitas das vezes tentam trazer mensagens de acolhimento e aceitação para os fãs, com eventuais letras reflexivas sobre política e a sociedade moderna. O mais recente lançamento do grupo foi o projeto Notes on a Conditional Form, de 2020.
Para a Billboard, a artista ressaltou a canção If I Believe You da banda, na qual Matty retrata suas preocupações e relação pessoal com a fé. Billie disse que “[…] Eu amo eles. E essa canção é linda, e sinto que não existem tantas músicas que falam sobre o que essa discute.”
Tom Jobim
Desde que a tracklist do projeto Happier Than Ever foi revelada, o título Billie Bossa Nova chamou a atenção de fãs brasileiros. E não é que a canção foi inspirada no compositor brasileiro? A sonoridade mais acústica também aparece nas canções Getting Older e no início da faixa título Happier Than Ever.
Frank Sinatra
Continuando nas inspirações mais clássicas que foi utilizada para dar o tom do Happier Than Ever, não podemos deixar de citar o Frank Sinatra. Eilish mesmo disse que tal álbum deveria ter um “som eterno”, tal qual as canções de Frank.
Tyler The Creator
Não é segredo que o estilo e as produções de algumas músicas da Billie bebem da fonte do rap. Um de seus últimos singles, a canção NDA, utiliza de uma produção mais pesada e com o autotune em sua voz que artistas como Travis Scott e Kanye West estão acostumados a fazer, mas a cantora diz que desde sempre uma de suas maiores inspirações é o Tyler The Creator.
Tyler lançou neste mesmo ano seu álbum CALL ME IF YOU GET LOST e com seus cinco outros projetos anteriores, pode-se dizer que ele é uma das vozes que mais influenciou tal cenário musical na década passada – e ainda deve inspirar uma legião de novos artistas.
Seu diferencial justamente é a criação de novos ritmos, letras e universos dentro de um álbum. Tyler também é conhecido por ter sua própria linha de roupas, seus shows eletrizantes (como os de Eilish) e por visualizar todos os aspectos do álbum, até a construção de videoclipes cinematográficos.
Você já acompanha esses artistas? E você está gostando da era Happier Than Ever da Billie? Conta pra gente nas nossas redes sociais (Twitter, Insta e Face)!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação