Histórico do Brasil na Copa Feminina

Brasil no mundial: conheça o histórico do país na Copa Feminina

Seleção Brasileira participa do torneio desde 1991, e persiste na disputa em busca do primeiro troféu

Este mês o futebol para novamente, desta vez para celebrar as mulheres! A nona edição da Copa do Mundo Feminina acontece entre 20 de julho e 20 de agosto, e o Brasil é uma das equipes que marcou presença em todos os Mundiais. A Seleção Brasileira sonha com o primeiro troféu, mas já fez campanhas notáveis e apresentou grandes nomes ao futebol feminino. 

Agora, vamos voltar no tempo e relembrar cada uma das edições da Copa do Mundo Feminina, e o desempenho das brasileiras em cada uma delas.

Seleção Feminina 1991
Foto: reprodução/Dibradoras
1991 

A primeira edição ocorreu na China em 1991. O Brasil iniciou a participação com uma vitória sobre o Japão, mas sofreu derrotas nas duas partidas seguintes, sendo eliminado na primeira fase da competição. Enquanto isso, as norte-americanas se consagraram as primeiras campeãs do torneio. 

Vale ressaltar que o torneio foi realizado com grande atraso em relação à Copa Masculina, que existe desde 1930. Mesmo assim, foi celebrado como um marco importante para as mulheres do futebol. 

1995

O Brasil começou essa edição da Copa derrotando a anfitriã Suécia. Contudo, novamente sofreu derrotas nas duas partidas seguintes, terminando na última colocação do grupo. Dessa vez, o título foi conquistado pela Noruega

Lembrando que essa Copa marcou a primeira participação da volante Formiga na Seleção Brasileira. Gigante!

Seleção feminina 1999
Foto: reprodução/O Globo
1999

Os Estados Unidos sediaram a primeira Copa disputada por 16 equipes. A Seleção Brasileira começou o torneio com uma goleada por 7 a 1 sobre o México. As meninas fizeram uma bela campanha na fase de grupos, com destaque para Sissi, e venceram a Nigéria nas quartas de final. 

A derrota veio na semifinal para as norte-americanas. O Brasil disputou o terceiro lugar contra a Noruega e venceu, conquistando a melhor posição até então no torneio. Arrasaram! 

2003

A Copa voltou para solo norte-americano em 2003, e marcou a estreia de Marta, que passou a encantar o mundo com seu talento em marcar gols.

Na primeira fase, duas vitórias e um empate. A eliminação da Seleção veio nas quartas de final contra as suecas, que venceram por 2 a 1. Na final, a Alemanha venceu a Suécia e se tornou campeã mundial pela primeira vez. 

Seleção feminina 2007
Foto: reprodução/Placar
2007

A Copa do Mundo de 2007 foi realizada na China. A Seleção Brasileira fez uma linda campanha na fase de grupos, e venceu a Austrália nas quartas de final. Na semi, a vitória foi contra as norte-americanas, em uma goleada por 4 a 0. A final em Xangai foi contra a Alemanha, em uma doída derrota por 2 a 0. 

Apesar de não ter levado a taça, o time brasileiro fez história, e Marta foi a artilheira eleita melhor jogadora do torneio. Poderosa! 

2011 

As alemãs, atuais campeãs do mundo, foram as anfitriãs da competição em 2011. A Seleção Brasileira trazia a mesma base do time vice-campeão mundial, com alguns nomes novos, como a zagueira Érika e a atacante Bia Zaneratto

Neste ano, as brasileiras caíram nas quartas de final pela seleção norte-americana, em uma decisão emocionante por pênaltis. Na final, porém, os Estados Unidos perderam nas penalidades para o Japão, último campeão inédito do Mundial. 

2015

A edição de 2015 aconteceu no Canadá, e foi a primeira que contou com 24 equipes. O Brasil passou bem pela primeira fase, com três vitórias sem sofrer gols. Infelizmente, a Seleção parou novamente no primeiro jogo do mata-mata diante da Austrália. 

A final foi disputada entre Japão e Estados Unidos, e as americanas levaram a melhor, ganhando pela terceira vez o título de campeãs. 

Seleção feminina 2019
Foto: reprodução/Folha – UOL
2019

Na última edição da Copa Feminina, realizada na França, o Brasil mais uma vez chegou às oitavas de final, mas foi eliminado pela seleção anfitriã. Enquanto isso, as meninas dos Estados Unidos levaram a taça para casa pela quarta vez, se consagrando como as maiores campeãs do torneio. 

Então, vocês também estão na torcida para que 2023 seja o ano do Brasil na Copa Feminina? Conta pra gente! Aliás, não esqueça de seguir o Entretê no Insta, Twitter e Facebook, para ficar por dentro de outras notícias incríveis!

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!