Foto: divulgação/globo
Foto: divulgação/Globo

Canal Brasil prepara maratona de filmes que marcaram a primeira década dos anos 2000

Prepare-se para uma maratona incrível de filmes nacionais que marcaram o cinema brasileiro

 

No dia 10 de novembro, a partir das 19h30, o Canal Brasil vai exibir uma maratona especial de filmes nacionais que marcaram os anos 2000 e que ganharam sequências recentemente ou ainda estão para lançar continuações. O objetivo é celebrar a importância do cinema brasileiro e reviver memórias icônicas para o público. 

Confira os filmes que fazem parte da programação:

O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes

Ó Paí, Ó (2007), de Monique Gardenberg

Estômago (2007), de Marcos Jorge

Cidade de Deus (2002), de Kátia Lund e Fernando Meirelles

Bruna Surfistinha (2011), de Marcus Baldini

Deus é Brasileiro (2001), de Cacá Diegues

Destaques da Maratona

Em O Auto da Compadecida, Guel Arraes traz a história de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos que vivem de trapaças para sobreviver em Taperoá, no sertão da Paraíba. O clássico, adaptado da peça de Ariano Suassuna, terá sua sequência lançada em 25 de dezembro.

Com Lázaro Ramos e Dira Paes no elenco, Ó Paí, Ó, de Monique Gardenberg, acompanha os moradores de um cortiço no Pelourinho, em Salvador, unidos pelo amor ao Carnaval e pela rivalidade com a síndica. A continuação do filme estreou em novembro de 2023.

Em Estômago, de Marcos Jorge, Raimundo Nonato (João Miguel) é um nordestino que busca uma vida melhor em São Paulo, onde seu talento na cozinha o leva a novas oportunidades. Após 17 anos, Estômago 2 foi lançado em agosto deste ano.

Cidade de Deus, dirigido por Kátia Lund e Fernando Meirelles, narra as trajetórias de Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé (Alexandre Rodrigues) na favela carioca. Em 2012, um documentário revisitou o impacto do filme, e este ano a série Cidade de Deus: A Luta Não Para estreou nos streamings, abordando a vida na comunidade.

A exibição inclui ainda Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini, baseado na história real de Raquel (Deborah Secco), uma jovem da classe média que se torna garota de programa e ganha fama ao relatar suas experiências em um blog. A sequência está em produção.

Encerrando a maratona, Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues, mostra Deus (Antônio Fagundes) tirando férias da humanidade e procurando um substituto ideal, contando com a ajuda do pescador Taoca (Wagner Moura).

Programação Completa

O Auto da Compadecida (2000) – 10/11, às 19h30 – Classificação: Livre

Ó Paí, Ó (2007) – 10/11, às 21h15 – Classificação: 14 anos

Estômago (2007) – 10/11, às 22h55 – Classificação: 16 anos

Cidade de Deus (2002) – 11/11, à 0h50 – Classificação: 16 anos

Bruna Surfistinha (2011) – 11/11, às 3h – Classificação: 16 anos

Deus é Brasileiro (2001) – 11/11, às 4h50 – Classificação: 12 anos

 

Prontos para para essa maratona que irá trazer o melhor do cinema brasileiro? Comente nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e X – e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Especial | Paulo Gustavo: o ator que transformou o cinema nacional 

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!