Falas exclusivas de algumas das personalidades que movimentaram o maior evento de moda do Brasil: a SPFW
No último domingo (6), iniciaram-se em São Paulo os desfiles da 59ª edição do mais importante evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Nesta temporada, alguns momentos estão acontecendo em espaços externos, assim como na Casa Higienópolis e no Shopping JK Iguatemi. Foi nesse último local que o Entretetizei foi convidado a marcar presença em dois dias da semana, acompanhando de perto desfiles que celebraram a diversidade e a inovação de marcas já consolidadas como referências na moda brasileira.
Durante a cobertura, a equipe do Entretê conversou com algumas personalidades presentes no evento, e fez questão de procurar saber quais eram as impressões, pontos de vista e sentimentos desses influenciadores de opinião sobre, não só o que estava sendo exibido, mas também a respeito do que significa fazer parte de algo tão grandioso quanto o SPFW.

Batemos um papo com Felipe Cavina, famoso pelo alter ego de artista drag Halessia, mas também modelo, DJ, maquiador e fundador da marca de perucas Rocker Front & Full Laces. Com mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram, ele tem ganhado cada vez mais destaque e se consolidado como uma referência no cenário artístico. Perguntamos sobre o papel da moda em sua vida e, em especial, como ele utiliza a moda como forma de expressão.
“A moda tem influência desde o início em todo o (processo) do meu trabalho. Como eu me monto, faço drag, o visual é muito importante, muito impactante, porque a primeira impressão é a que fica, né. Então quando eu estou montada, eu sempre prezo por seguir o padrão do que gosto (…) que é sempre uma coisa muito fashionista, muito chamativa.”.

Ele continua dizendo que sempre se inspirou muito em desfiles e em campanhas, além de acreditar que a inspiração está presente em todos os lugares; tudo ao seu redor é passível de ser referência para que algo seja criado.
Perguntamos quem ele tem como suas principais inspirações.
“Minha maior inspiração, com certeza, é a Lady Gaga”. A frase foi acompanhada de um movimento de garras com as mãos, referenciando a cantora que é reconhecida por seus figurinos extravagantes e performances chamativas. “Desde quando eu comecei a me montar, ela era a minha maior inspiração de todas”. Ele continua: “Mas é como eu falei, inspiração a gente consegue tirar de todos os cantos, principalmente de divas pop.”
Ainda com Halessia, questionamos o que ele vai levar desta edição do SPFW para seu trabalho ao longo do ano. Felipe soltou elogios ao desfile da À La Garçonne, que havia acabado de acontecer. “As calças, os volumes, a alfaiataria, os detalhes em pelúcia também (…) tem muito a ver com o que eu gosto.”
Seguindo na euforia após o desfile da À La Garçonne, que apresentou uma coleção única com tecidos vintage e de estoque morto, comprados de outras marcas e tecelagens, encontramos também com Gabriel Santana. Conhecido por seus papéis como Mosca no remake de Chiquititas (2013) e Renato/Reno em Pantanal (2022), além de sua participação no BBB 23, Gabriel nos contou que está sempre presente no São Paulo Fashion Week.
Apesar de contar com profissionais em sua equipe, responsáveis por compor seu estilo, ele faz questão de formar suas próprias opiniões, além de gostar de acompanhar de perto as tendências e observar com seus próprios olhos o que realmente combina com ele.
“Agora eu estou aqui munido para conversar com o Rafa (Rafael Menezes – estilista) e falar agora: eu quero isso, dá um jeito da gente conseguir me colocar no próximo evento com esse look, com uma formatação assim, com essa estampa, com esse caimento na calça…”. Ele ainda completa sua fala dizendo que todas as edições do evento agregam muito em seu estilo pessoal, e que tem certeza que essa edição vai se refletir muito no resto de seus próximos anos.

No segundo dia em que o Entretetizei esteve presente, fomos assistir ao desfile da Dendezeiro, marca baiana, fundada em 2019, conhecida por sua abordagem inclusiva e sustentável.
“Eu sou refém de Dedenzeiro, onde eles estão, eu quero estar também” comentou conosco a ex-BBB Sarah Aline na saída do desfile. “É magnífico a arte que eles conseguem carregar em cada peça, cada conceito, e o que eles entregaram aqui hoje (…) o Norte foi muito bem representado.”
Sarah compartilhou que suas peças preferidas da coleção foram as saias, e agradeceu à marca e aos seus criadores por saberem contar a história do Brasil através da arte deles.

Finalizando em grande estilo, ainda tivemos o privilégio de ver uma palhinha da animação do também ex-BBB, Dr. Fred Nicácio. O médico e influencer nos revelou que ficou de queixo caído com a apresentação da Dedenzeiro: “Eles não entregam só brasilidade… Hoje eles entregaram o Norte, gente, o Pará!”. Fred estava visivelmente encantado com a coleção, mas terminou a noite de olho em um item especial — a bolsa de capivara.

O SPFW foi um sucesso. Foi um privilégio estar entre talentos e promessas da moda nacional, e poder ter trocas tão importantes com pessoas que não só representam a diversidade, mas que estão todos os dias ativamente mudando esse nicho no Brasil.
Os quatro encerraram as conversas mandando um beijo para o Entretetizei, que se estende a todos os nossos leitores. Já estamos preparadas para a próxima!
Curtiu a cobertura do SPFW N59? Não se esqueça de compartilhar a sua opinião nas redes sociais do Entretê — Instagram, Facebook, X — e nos seguir para não perder as novidades do mundo do entretenimento.
Leia também: Looks que o Entretê usaria para a SPFW
Texto revisado por Kalylle Isse