Cultura e entretenimento num só lugar!

Flores de Sangue
Foto: reprodução/Dizilah

5 motivos pelos quais vamos sentir saudades de Flores de Sangue

Hoje (17) vai ao ar o último episódio de Kan Çiçekleri e listamos cinco motivos pelos quais vamos sentir saudades da dizi

[Contém spoilers]

No ar desde 2022, Kan Çiçekleri marcou o início da carreira dos atores novatos Barış Baktaş e Yagmur Yüksel no audiovisual, ambos com os papéis de protagonistas da novela do Kanal 7, um dos canais mais populares da Turquia. O alcance da trama foi tão alto que seu primeiro episódio disponibilizado no canal oficial do YouTube conta com mais de 12 milhões de visualizações e 93 mil curtidas. Antes de dizer adeus, venha conferir porque vamos sentir muitas saudades de Flores de Sangue (Kan Çiçekleri): 

O casal Dilbar
Flores de Sangue
Foto: reprodução/Onedio

O casal Dilan (Yağmur Yüksel) e Baran (Barış Baktaş) conquistou corações pelo mundo e se tornou um dos mais comentados das dizis. Segundo a Dizi World, que monitora semanalmente o engajamento de fãs, Dilbar aparece quase toda semana no Top 10 de casais mais populares, mesmo após mais de dois anos de exibição. Nas redes sociais, os comentários sobre o casal frequentemente ultrapassam 50 mil por semana — um número impressionante.

Mas o que torna Dilbar tão especial? A química entre os atores é inquestionável, mesmo das cenas mais delicadas até as mais explosivas. Dilan e Baran vêm de famílias rivais e se casam para tentar apaziguar o conflito entre elas, mas isso os coloca em situações de alto risco e grande tensão. O relacionamento deles não é um conto de fadas: é uma montanha-russa de emoções, com altos e baixos que refletem a complexidade da vida real.

Ainda assim, o amor entre os dois cresce e se fortalece porque ambos aprendem a confiar um no outro e a enfrentar os desafios de cabeça erguida. Dilbar é o retrato de um amor maduro e resiliente, e é quase impossível não torcer por eles.

Uma vilania de respeito

Quando citamos Azade Karabey (Nalan Örgüt), avó de Baran, como uma das 7 vilãs que amamos odiar nas novelas turcas, sabíamos do que estávamos falando. A matriarca realizou várias malvadezas com a mocinha, Dilan, por não aceitar o casamento do neto. Além de Azade, Sabiha, interpretada por Nazan Bayazıt, também teve os seus momentos como vilã: tentativa de homicídio, sequestro, cárcere, tortura, ameaça, sabotagens. Bom, nada que não seja perdoado, não é mesmo? 

Cenas em Mardin
Flores de Sangue
Foto: reprodução/Kanal 7

Kan Çiçekleri teve várias cenas gravadas em Mardin e em distritos próximos, no sudeste da Anatólia. A cidade é conhecida por sua importância histórica e abriga diversas mesquitas, madrassas, mosteiros e igrejas. As casas de pedras e ruas estreitas foram mostradas na série. Mardin foi o lugar onde Dilan e Baran se tornaram um casal. Eles passaram também a lua de mel na cidade e as cenas finais foram filmadas por lá. 

Início, meio e fim

 

O cancelamento de produções já é conhecido pelos fãs das dizis. Flores de Sangue conseguiu manter uma boa audiência nacional e projeção internacional: terminar uma dizi no seu 434° episódio não é para qualquer um. Os espectadores conseguiram acompanhar o desenvolvimento dos personagens desde o início, não apenas do casal principal, mas como dos demais.

Os atores permaneceram os mesmos, a gravidez da Dilan foi bem construída — o que não é comum nas dizis, pois muitas vezes fazem um salto temporal durante a gravidez da personagem ou elas morrem durante o parto —, e não só isso, conseguimos ver e acompanhar desde o momento do acidente, quando o carro onde estão Dilan, Baran e Miran (Emir Keskin) cai no mar, a dor pela suposta morte do filho, a aproximação e o amor que vai crescendo gradualmente por Çınar, até a descoberta, anos depois, de que Çınar, na verdade, é Miran, filho do casal. 

A cultura dos clãs na Turquia
Flores de Sangue
Foto: reprodução/Facebook @barisbaktasbrasil

No interior do país e em áreas mais tradicionais, os clãs familiares turcos resistem ao tempo e a movimentos contrários. A definição de clã é a seguinte: um grupo de pessoas que compartilham um vínculo de parentesco, geralmente pertencente à mesma linhagem ou descendência, e que se organiza em torno de uma estrutura social, cultural ou até mesmo econômica comum.

Durante toda a trama, fomos bombardeados com cenas das dinâmicas dos clãs, geralmente estruturados em hierarquias baseadas na idade e gênero. Os membros dos clãs influenciam em decisões importantes como casamentos, resoluções de conflitos interpessoais, e até mesmo decisões econômicas; cada clã com suas próprias tradições e culturas. O código de conduta tradicional, às vezes, é colocado acima das leis nacionais que abrangem toda a sociedade. No exemplo da produção, o protagonista Baran acaba se tornando o chefe do clã Karabey.

 

 

Vai deixar saudade, não vai? Compartilhe com o Entretê através das redes sociais — Instagram, Facebook e X — quais são os outros motivos que fizeram com que Flores de Sangue se tornasse inesquecível para você. 

Leia também: 

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!