Cine Marrocos: Documentário ganha trailer e data de estreia

Roteirizado e dirigido por Ricardo Calil, o documentário retrata o processo artístico na ocupação de um histórico cinema

 

Cine Marrocos estreia dia 3 de junho nos cinemas. Dirigido e roteirizado por Ricardo Calil, o documentário mostra brasileiros sem-teto, imigrantes latino-americanos e refugiados africanos – moradores do histórico cinema de São Paulo – que recriam cenas de filmes clássicos, apresentados mais de 60 anos antes no local.

Cine Marrocos é uma parceria de Calil com a Muiraquitã Filmes, em coprodução com Olha Só, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. A Bretz Filmes é a responsável pela distribuição do longa, que venceu o É Tudo Verdade de 2019.

Além disso, o documentário também foi premiado com o Golden Dove. Venceu na categoria Next Master no DOK Leipzig, festival de documentários mais antigo do mundo, na Alemanha, em 2018. Também ganhou como Melhor Documentário no FICG (Festival Internacional de Cinema de Guadalajara), no México, em 2019. Ademais, também foi selecionado para o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana, e o DocAviv (Festival Internacional de Documentários de Tel Aviv), em Israel, em 2019.

Cinema Marrocos – São Paulo

O passado do Cinema Marrocos, no centro de São Paulo, foi inegavelmente glorioso. Tendo sido considerado, em 1954, o melhor e mais luxuoso cinema da América do Sul, o Cinema Marrocos foi responsável por sediar o primeiro festival internacional de cinema do Brasil, com participação de astros de Hollywood e mestres do cinema. O evento exibiu clássicos como, por exemplo, O Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder, A Grande Ilusão, de Jean Renoir, Júlio César, de Joseph L. Mankiewicz, entre outros. Em 2021, completam-se 70 anos desde a criação do espaço, inaugurado em janeiro de 1951.

Em 2015, quando a equipe do Cine Marrocos pisou pela primeira vez no cinema depois de passar 20 anos de portas fechadas, o local estava ocupado por dois mil sem-teto de 17 países. . Eles dormiam em quartos provisórios nos corredores do cinema e no prédio acima. Além disso, eles viviam sob a ameaça de perder suas casas do dia para a noite, visto que havia um pedido de reintegração de posse feito pela prefeitura. Com a ajuda dos moradores, a equipe do filme reabriu o Cine Marrocos, exibiu os filmes do festival de 1954 e, além disso, convidou os moradores para uma oficina de teatro.

Foto: Divulgação/ Bretz Filmes
O Documentário

“Esse conceito nos permitiu reunir universos que pareciam distantes entre si: passado e presente, documentário e ficção, ostentação e precariedade, luta por abrigo e invenção artística. Um único projeto permitiu que a equipe abordasse vários assuntos que nos interessam e preocupam: a desigualdade social, o fim dos cinemas de rua, o preconceito contra os sem-teto, os imigrantes e os refugiados”, explica o diretor Ricardo Calil. “O cinema deve ser para todos – tanto para a elite que frequentou o Cine Marrocos no festival de 1954, quanto para os moradores da ocupação. As filmagens foram uma maneira de reocupar o edifício não apenas fisicamente, mas também simbolicamente”, acredita Calil.

Ao término da oficina de teatro, 30 deles reencenaram cenas famosas dos filmes que assistiram. Eles emprestaram seus corpos, memórias e talentos para reinventar papéis famosos de estrelas do cinema como, por exemplo, Gina Lollobrigida, Vittorio de Sica, Gloria Swanson, Harriett Anderson, entre outros.

O cantor camaronês Yamaia Mohamed transformou o monólogo Marco Antônio em Júlio César (originalmente feito por Marlon Brando) em um rap. O jornalista congolês Junior Panda, que foi perseguido pela ditadura de seu país, recriou em Lingala (língua do Congo) o papel de Jean Gabin em A Grande Ilusão. A brasileira Volusia Gama, ex-bailarina, tornou-se Norma Desmond em O Crepúsculo dos Deuses.

Foto: Divulgação/ Bretz Filmes
Sinopse:

Em São Paulo, brasileiros sem-teto, imigrantes latino-americanos e refugiados africanos ocupam um cinema abandonado. Eles recriam cenas de filmes clássicos apresentados ali há mais de 60 anos. Diante da ameaça de despejo, eles partem em uma viagem da realidade para a ficção.

Confira o trailer de Cine Marrocos:

 

Pretende conferir o documentário Cine Marrocos? Então conta para a gente lá no Twitter, Insta e Face do Entretetizei. E nos acompanhe para ficar por dentro do melhor do mundo do Entretenimento.

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/ Bretz Filmes

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!