Cultura e entretenimento num só lugar!

Créditos: Reprodução | Entretetizei

Cinema latino: 6 filmes para você maratonar e relembrar o poder que é ser latino

O Entretetizei fez uma seleção de títulos latinos imperdíveis, com personagens e histórias marcantes

Por Karollyne Silva e Anna Mellado

O cinema latino é uma potência que representa a importância cultural dos países latino-americanos. Com o passar dos anos, as milhares de histórias contadas vêm colaborando para disseminar e influenciar pessoas do mundo todo, realçar a força dos nossos povos e apontar as raízes de cada cultura.

Além de atores, diretores, produtores e roteiristas de renome, o cinema latino também conta com personagens icônicos, originais e inesquecíveis, que surgem para resgatar nosso passado, presente e futuro, de forma original. Desde figuras dramáticas, até romances e ação: os filmes latinos são uma marca registrada de quem somos. 

Para além do reconhecimento nacional, os títulos também alcançaram destaque internacional, chegando a premiações como Cannes, Veneza, Emmy e o Oscar, em uma oportunidade de reforçar nossas origens e destacar nossos talentos. O caso mais recente, em se tratando de Brasil, é o filme Ainda Estou Aqui (2024), favorito ao Oscar e que já conquistou corações em todas as partes do globo.

Pensando nisso, o Entretetizei fez uma seleção de seis filmes latinos imperdíveis, para você relembrar do poder que é ser latino e maratonar sem medo de ser feliz.

Confira a seguir:

Argentina, 1985 (2022) – Prime Video

Baseado em fatos reais, o filme — dirigido por Santiago Mitre — narra como Julio Strassera (Ricardo Darín), Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani), advogados argentinos, e sua equipe, processam militares da ditadura argentina, buscando justiça pelos crimes cometidos durante o regime ditatorial.

Créditos: Olhar Digital

Conhecido como O Julgamento das Juntas, o episódio foi o primeiro julgamento do mundo feito por um tribunal civil contra militares que estiveram no poder. A audiência aconteceu em 1985 e durou cerca de 530 horas. O longa venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2023 e foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.

Central do Brasil (1998) – Netflix

No longa, dirigido por Walter Salles, Dora (Fernanda Montenegro) é uma professora aposentada que trabalha na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro, escrevendo cartas para analfabetos. Um dia, chegam até ela Ana (Soia Lira) e Josué (Vinícius de Oliveira), com o objetivo de enviar uma carta ao pai que o garoto nunca conheceu.

Créditos: Rolling Stone Brasil

Após a mãe ser atropelada, ela decide ajudar o menino nessa busca. A produção rendeu reconhecimento em prêmios importantes do cinema mundial: foi nomeado ao Oscar nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (a rainha Fernanda Montenegro foi a primeira atriz latino-americana a conseguir esse feito). Além disso, é vencedor do Globo de Ouro de 1999 na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira. 

Roma (2018) – Netflix

O filme retrata o México de 1970 e acompanha a rotina de uma família de classe média que vive na Colônia Roma, bairro nobre da Cidade do México. A narrativa foca no trabalho de Cleo, (Yalitza Aparicio), babá e empregada doméstica. A obra é inspirada na infância do próprio diretor, o renomado Alfonso Cuarón, que procurou retratar os conflitos na vida doméstica durante a situação política da época.

Créditos: Netflix

É vencedor de dois Globos de Ouro em 2019: Melhor Direção e Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado a dez categorias no Oscar 2019, incluindo Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Filme.

O Segredo dos Seus Olhos (2009) – Prime Video

O filme, dirigido por Juan José Campanella, acompanha Benjamin Esposito (Ricardo Darín), oficial de justiça recém-aposentado. Ao decidir escrever um livro, o homem resolve contar sobre um caso de estupro e assasinato do qual foi testemunha em 1974. Benjamin promete a Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da vítima, que encontrará o culpado pelo que aconteceu com a esposa.

Créditos: Just Watch

A equipe envolvida no caso é composta por Irene Menéndez (Soledad Villamil), sua chefe e paixão platônica, e Pablo Sandoval (Guillermo Francella), um grande amigo. Entre os prêmios conquistados pela obra, podemos destacar o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2010 e, na Espanha, o Goya de Melhor Filme Estrangeiro em Espanhol.

Cidade de Deus (2002) – Netflix

Inspirado em um livro de mesmo nome, o filme nos leva até a Cidade de Deus, favela do Rio de Janeiro, onde vivem Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé (Luiz Otávio), dois meninos que crescem juntos em meio a violência. Quando maiores, tomam caminhos diferentes, já que Buscapé (Alexandre Rodrigues) consegue fugir do destino cruel e violento do crime ao se tornar fotógrafo e Dadinho (Leandro Firmino)  — que agora é Zé Pequeno — se tornou o temido chefe do tráfico.

Créditos: CNN Brasil

A direção é de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Recebeu algumas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, e várias indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, das quais ganhou seis. 

Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011) – Prime Video

O protagonista é Martin (Javier Drolas), que enfrenta a depressão e a indignação com o crescimento da cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. Martin trabalha como web designer e se isolou do mundo por conta de suas fobias. Pela internet, conhece Mariana (Pilar López de Ayala), uma jovem com pensamentos e angústias parecidos aos seus. A obra é vencedora do prêmio de Melhor Filme na mostra latina do Festival de Gramado de 2011, além de outros prêmios nacionais e internacionais. A direção é de Gustavo Taretto.

Créditos: YouTube

Assistir aos filmes latinos é dar-se a oportunidade de conhecer mais da cultura, e ressignificar quem somos. Por isso, lembre-se de anotar nossas sugestões e conhecer essas obras magníficas, que vão te levar a outro nível de conhecimento e entendimento do ser latino.

 

Qual ou quais filmes dessa lista você já conhece? Conta pra gente! Acompanhe o Entretê nas redes sociais – Instagram, Facebook, X – e nos siga para ficar por dentro das atualizações da indústria do entretenimento.

Leia também:

+ Opinião | Cinema, viralatismo, Ainda Estou Aqui e representatividade

+ Opinião | Anitta expõe em coletiva um grito de liberdade para deixar Larissa falar mais alto

+ Especial | Bad Bunny: conheça o cantor porto-riquenho que está batendo recordes

Texto revisado por Kalylle Isse

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!