O astro turco, em ascensão internacional, participou de sua primeira coletiva no Rio de Janeiro
O Entretetizei marcou presença na coletiva de imprensa (25) promovida pelo Globoplay para El Turco (2025), série estrelada por Can Yaman. Anna Mellado, fundadora e CEO do portal, esteve no Kinoplex Leblon para acompanhar o evento de perto e conhecer não só o ator, mas também o produtor da Ay Yapım, estúdio responsável por algumas das produções turcas mais queridas pelo público brasileiro.

Durante a coletiva, Can Yaman posou para as fotos e conversou um pouco com os jornalistas que ali estavam presentes. Can e o produtor da Ay Yapım responderam algumas perguntas e demonstraram o quão admiram o Brasil.
Kerem Çatay, o CEO da Ay Yapım e responsável pela produção de El Turco, destacou a diversidade do elenco internacional, algo pouco comum em seus projetos anteriores. Ele também mencionou a forte influência das novelas brasileiras na cultura turca, enfatizando as semelhanças no estilo de storytelling entre os dois países.
Can também relembrou sua infância, quando assistia novelas brasileiras ao lado da avó. “Aprendemos muito com as novelas brasileiras na Turquia.”, comentou, antes de fazer uma observação bem-humorada: “Mas devo dizer que os homens turcos são mais bonitos.”

Kerem, responsável pela adaptação turca de Avenida Brasil (2012), Leyla: Hayat…Aşk…Adalet…(2024), revelou o desejo de adaptar mais novelas brasileiras para o público turco, reforçando o interesse crescente nesse intercâmbio cultural entre os dois países.
Em uma conversa descontraída, Can perguntou a uma jornalista em qual tipo de gênero ela gostaria que ele atuasse em uma possível produção brasileira, e a resposta foi drama, então alguém no fundo soltou que gostaria de um romance, o que gerou algumas risadas de fundo.
El Turco foi gravada na Itália e traz Can Yaman no papel de Hasan Balaban, um guerreiro otomano que dá nome à série. Após ser gravemente ferido na Batalha de Viena, em 1683, ele é acolhido na vila de Moena, nos Alpes italianos. Lá, se torna um herói local ao lutar ao lado dos moradores contra os abusos dos senhores feudais.
Para dar vida ao personagem, Yaman mergulhou em uma preparação intensa de oito meses, período em que praticamente virou um atleta. Ele se dedicou a aulas de artes marciais e arco e flecha, encarando o desafio de se transformar em um verdadeiro guerreiro. “Eu tinha que fazer aquilo tudo; então tive oito meses para me transformar em um guerreiro”, contou.
Ao refletir sobre sua carreira, ele se mostrou emocionado com o sucesso que tem alcançado como ator turco em diferentes partes do mundo, mencionando trabalhos recentes no Egito, em Londres, e falando sobre como se sente acolhido na Itália, em Portugal e na Espanha. Ele destacou o carinho do público internacional e expressou gratidão pelas oportunidades que tem recebido. “Sempre quis sair da minha zona de conforto. Para mim, é interessante tornar o mundo pequeno”, declarou.
Yaman também falou sobre Sandokan (2025), projeto no qual atua ao lado de Ed Westwick e John Hannah. Ele relembrou sua mudança para a Itália há cinco anos, período em que começou a se preparar para sua carreira no audiovisual italiano. A oportunidade de interpretar o príncipe malaio surgiu no momento certo, e o ator destacou sua conexão pessoal com o papel. A trama retrata a história real de um herói estrangeiro que se apaixona por uma mulher italiana, Lady Marianna Guillonk, e pela cidade onde passa a viver. “Eu era o ator certo para isso”, afirmou.

Vivenciar esse momento foi marcante para nós, que já somos referência no Brasil em cultura turca. Nosso desejo é que mais experiências como essa aconteçam no eixo Brasil–Turquia, e que possamos estar presentes em futuras oportunidades.
Para conferir como foi a cobertura de El Turco, assista no Instagram como foi acompanhar de perto a entrevista com o galã.
Gostou da coletiva? Você está assistindo El Turco? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais do Entretê a sua opinião — Instagram, Facebook, X — e nos seguir para não perder as novidades do mundo do entretenimento turco.
Leia também: Can Yaman encontrará fãs no Rio de Janeiro
Texto revisado por Cristiane Amarante