Cultura e entretenimento num só lugar!

Coletiva de Imprensa | Por que amamos histórias da Máfia? Poderosos Chefões mergulha no fascínio por famílias mafiosas de Nova York

Descubra os segredos e as histórias por trás da máfia. O Entretetizei participou da coletiva de imprensa internacional com Michael Imperioli.

Sejam os mafiosos italianos, os yakuzas japoneses ou os cartéis colombianos, a figura do criminoso que possui um código de conduta próprio e um senso de lealdade inabalável povoa o imaginário popular há décadas. Contudo, essa atração pelo submundo se manifesta de diversas formas, da literatura ao cinema, e agora, principalmente, com a estreia da minissérie documental Poderosos Chefões: as cinco famílias da máfia, do History Channel, no próximo dia 25 de janeiro narrada por Michael Imperioli.

A equipe do Entretetizei teve a oportunidade de participar da coletiva de imprensa online com Michael Imperioli, que, nessa ocasião, abordou detalhes da produção da minissérie, os desafios de narrar a história da máfia e o fascínio duradouro do público por esse universo. Além disso, o ator e produtor compartilhou suas perspectivas sobre a complexa relação entre a máfia, a história da imigração nos EUA e a cultura popular.

Poderosos Chefões: série sobre máfia com Michael Imperioli
Imagem: divulgação/History
Um mergulho na história da máfia

A série, narrada e produzida pelo ator Michael Imperioli, conhecido por seu papel em Família Soprano, promete um mergulho profundo na história das cinco famílias que dominaram o crime organizado em Nova York por décadas: Bonanno, Colombo, Gambino, Genovese e Lucchese. Para isso, através de imagens de arquivo, gravações de áudio e entrevistas com especialistas, ex-mafiosos e agentes do FBI, a minissérie explora a ascensão e queda desses impérios criminosos e revela um mundo regido pela violência, poder e traição. Ou seja, a produção utiliza diferentes recursos para apresentar um panorama completo do universo mafioso.

Para Imperioli, a série é uma oportunidade de mostrar a verdadeira história por trás da ficção. “É um ótimo material para um documentário“, afirma o produtor. “Eu tive uma carreira associada a essas histórias, algumas delas difíceis, algumas delas baseadas em fatos reais, como o filme Goodfellas e a série Família Soprano, que foi inspirada em algumas histórias reais, mas é em grande parte ficcional. Então eu acho que, para as pessoas que acham essas histórias interessantes, querem conhecer a história real que é realmente envolvente.

Máfia na cultura pop: do Poderoso Chefão a Irmandade
Poderosos Chefões: série sobre máfia com Michael Imperioli
Imagem: divulgação/History

A romantização da máfia aparece em diversas produções culturais, de clássicos como O Poderoso Chefão a séries como Peaky Blinders e Irmandade.

Muitas vezes somos questionados se filmes como O Poderoso Chefão ou Família Soprano glorificam esse estilo de vida“, reflete Imperioli. “Eu sempre digo que estamos mostrando a realidade. Estamos mostrando a crueldade, a violência e a criminalidade. Mas, ao mesmo tempo, o espectador consegue entender essas pessoas, porque mostramos todos os lados da história.

A Lei RICO e o combate ao crime organizado
Poderosos Chefões: série sobre máfia com Michael Imperioli
Imagem: divulgação/History

A minissérie explora os esforços do governo americano para combater a máfia, sobretudo a criação da Lei RICO (Racketeer Influenced and Corrupt Organizations Act). Em suma, promulgada em 1970, foi uma ferramenta poderosa na luta contra o crime organizado, permitindo que promotores acusassem indivíduos e organizações por uma série de crimes, como extorsão, suborno e lavagem de dinheiro.

A Lei RICO aumentou significativamente as penas para crimes relacionados à máfia e teve um impacto profundo na estrutura do crime organizado nos EUA. Como Imperioli observa:

Tem muitas histórias interessantes, tanto a história da máfia da América, mas também a história americana em geral. […] Outra coisa que é interessante é a lei RICO, que surgiu e tornou os delitos de menor gravidade, se fossem cometidos na estrutura de crime organizado, eram severamente penalizados. Você iria para a prisão por longo tempo e isso realmente mudou a natureza da multidão […].

Um olhar sobre a história da américa e da imigração
Poderosos Chefões: série sobre máfia com Michael Imperioli
Imagem: divulgação/History

A série promete ir além da romantização, com as complexas relações entre as famílias mafiosas e a influência da lei na ascensão do crime organizado. Além disso, reforça a ligação entre a máfia e a experiência do imigrante nos Estados Unidos, eixo central do documentário.

O que é interessante é como a experiência do imigrante se transforma e como a máfia evolui a partir disso. Quando criança, cresci com O Poderoso Chefão e sempre achei fascinantes aquelas primeiras histórias de imigração e de tentativa de sobreviver aqui. Acho que isso vai entusiasmar muita gente“, explica Imperioli.

Não é só uma história da máfia, é também uma história paralela da América“, ressalta Imperioli. “É interessante ver como a Lei Seca mudou a cultura do crime organizado, que se tornou tão poderoso por causa da proibição do álcool.

Com estreia marcada para o dia 25 de janeiro, a minissérie certamente deve prender a atenção do público e reacender o fascínio da sociedade pelo mundo da máfia.

E você? Vai assistir Poderosos Chefões: as cinco famílias da máfia? Conte pra gente nas redes sociais do Entretê – Facebook, Instagram e X e nos siga para ficar por dentro das notícias do entretenimento.

Leia também: Crítica | O Papa inimaginável e alma política do Vaticano, a grande sacada de Conclave para o Oscar

Texto revisado por Layanne Rezende

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!