Foto: divulgação/48ª Mostra

Com homenagem ao cinema indiano, 48ª Mostra de Cinema de SP conta com 415 títulos

Evento foca este ano no cinema produzido no Oriente Médio, trazendo produções de países como Palestina, Irã e Israel

 

A 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 17 e 30 de outubro, com 415 filmes de 82 países diferentes em mais de 20 salas de cinema e espaços culturais da capital paulista. 

O evento também contará com sessões gratuitas e ao ar livre, além de atores e dubladores dos longas estarem presentes em algumas das sessões. A abertura para convidados da Mostra acontecerá dia 16 na Sala São Paulo com a exibição do longa Maria Callas (2024), protagonizado por Angelina Jolie.

Em coletiva de imprensa realizada no último sábado (5), Renata de Almeida, diretora da Mostra, falou sobre o que podemos esperar do evento este ano, como a homenagem ao cinema indiano e o foco em produções do Oriente Médio

Filmes de países como Israel e Palestina também estarão presentes na Mostra, e sobre isso Renata diz que os longas devem ser exibidos independentemente do que pregam, e que caso ocorram protestos – algo que aconteceu na Mostra em 2023 – as pessoas são livres para fazê-los, desde que não atrapalhem o andamento das sessões. 

“Isso que o Festival de Cannes fez, de dizer que não precisa falar sobre política, é bobagem […] Não pode ter medo da polêmica, da discussão. A gente precisa reaprender a conversar sobre as coisas sem querer anular o outro completamente. Precisamos reaprender o diálogo. Mesmo que alguém se exalte em uma discussão, o treino da convivência é essencial”, disse Renata, que completou com a frase: “O festival é político, tem que ser político.”

Longas produzidos nas mais variadas regiões da Índia, premiados nos principais festivais internacionais, ou restaurados fazem parte da programação. Ao todo cerca, de 30 filmes produzidos na Índia serão exibidos ao decorrer da mostra, além do cartaz oficial da 48ª Mostra, que é uma arte do indiano Satyajit Ray cineasta, artista gráfico, roteirista e escritor. Ele será homenageado no evento com a exibição de sete de seus filmes, realizados entre 1955 e 1966. Sobre essa homenagem Renata de Almeida diz: 

“Temos muito o que aprender com o cinema indiano. Existe um grande público, com sessões cheias de manhã até de noite. É a maior produção de cinema fora dos Estados Unidos, com uma diversidade dentro do próprio país, que trouxemos para cá”, afirmou a diretora.

1ª Mostrinha 

Uma das novidades deste ano é a realização da 1ª Mostrinha, que foca em sua programação filmes infantis. O evento, dedicado à infância e à juventude, também tem início no dia 17 de outubro com a animação Arca de Noé (2024), que traz no elenco de dublagem nomes como Rodrigo Santoro e Marcelo Adnet

A 1ª Mostrinha também homenageia os 30 anos do clássico programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum (1994), da TV Cultura. Além disso, o trabalho do escritor e cartunista Ziraldo, que faleceu este ano, também será celebrado com a exibição de Menino Maluquinho (1995 e 1998).

Foto: reprodução/Instagram @mostrasp
A Mostra 

Filmes vencedores de prêmios em grandes festivais também fazem parte do evento. Longas como o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Anora (2024), O Brutalista (2024), vencedor do Leão de Prata em Veneza, e Vermiglio (2024), vencedor do Prêmio Especial do Júri em Veneza, estarão em cartaz.

Além disso, dentre as produções brasileiras, que conta com obras de diferentes anos, além de títulos restaurados, Ainda Estou Aqui (2024) de Walter Salles, um dos longas mais aguardados e candidato nacional ao Oscar, será exibido na Mostra. 

A programação da Mostra será exibida em diferentes locais de São Paulo, sendo eles: Cineclube Cortina, Cinemateca Brasileira, Cinesesc, Espaço Augusta, Cine Stayros, Cinesystem Frei Caneca, Cinesystem Morumbi Town, IMS Paulista, Reserva Cultural, CCSP e diversos outros centros culturais e unidades do CÉU, sendo estes com entrada gratuita.

Para mais informações sobre a mostra e para conhecer toda a programação dos 14 dias de evento, acesse: 48.mostra.org ou o aplicativo oficial do evento.

 

Vai acompanhar a programação da Mostra? Conte pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook e Bluesky) e nos siga para acompanhar mais textos como esse.

Leia também: Ainda Estou Aqui ganha trailer inédito

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!