Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto
Foto: reprodução/Expedia

Turquia: conheça sua história e importância bíblica

Confira a fascinante história da Turquia, palco de grandes impérios, cultura e lar de cidades mencionadas na Bíblia

A Turquia é muito mais do que belas paisagens e comida deliciosa! O lugar já foi palco de impérios poderosos, é cheio de lendas antigas e apresenta papel importante até mesmo na Bíblia. Sim, aquelas cidades incríveis contemporâneas, como Éfeso e Pérgamo, aparecem nas histórias bíblicas e foram um dos primeiros centros do cristianismo. Que tal descobrir como a Turquia atravessou milênios de história e virou esse mix fascinante de culturas e tradições? Vem com a gente!

Berço de civilizações
foto
Foto: reprodução/Expedia

A Turquia, país extraordinário que liga o Oriente com o Ocidente, possui uma história milenar cheia de suspense e mistérios. E, para contextualizar, é importante saber que tudo começou antes mesmo do Império Otomano. Na antiga Anatólia, que hoje conhecemos como Turquia, existiam antigas civilizações, como é o caso dos hititas (1600 a.C.), que formaram um dos primeiros impérios turcos.

Com o passar dos anos, a região foi sendo ocupada por frígios, índios, persas e outros. Nela, o comércio foi se criando entre a população, e como era multicultural, existia sempre uma troca entre esses povos. Depois de um tempo, no século IV a.C., Alexandre o Grande, chega na região e domina tudo, trazendo um pouco da cultura grega.

Romanos e Bizantinos
foto
Foto: reprodução/História em Cortes

Após Alexandre, Anatólia foi ocupada pelos romanos por volta do século I a.C., e foi a partir daí que cidades como Éfeso, Pérgamo e Antioquia ganharam sua importância no mundo, assim como o cristianismo que foi ganhando mais popularidade e força a partir de então. 

Mais tarde, o imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para lá, a chamando de Constantinopla, que atualmente conhecemos como Istambul. Com a divisão do Império, a cidade virou a Capital do Império Bizantino, que foi o coração do cristianismo até os povos otomanos aparecerem em 1453.

Império Otomano
foto
Foto: reprodução/Revista Digital

Os povos turcos começaram a chegar nas terras da Anatólia a partir do Século XIII, e isso acarretou o poder otomano. Além da Constantinopla, o Império Otomano também conquistou o Oriente Médio, o norte da África e algumas partes da Europa.

 

Constantinopla virou referência mundialmente cultural, seja pela gastronomia, religião ou até mesmo pela arquitetura. Entretanto, seu poder durou apenas até 1922, desabando após a Primeira Guerra Mundial e, com isso, surgindo a República da Turquia; Turquia Moderna.

A Turquia moderna
foto
Foto: reprodução/Todo Mundo Viagens

Após o Império Otomano cair, criaram a República da Turquia em 1923. Essa Turquia Moderna foi liderada por Mustafa Kemal Ataturk, que revolucionou o país com reformas e investimentos. Alguns exemplos disso são a melhora na educação, cultura, política e economia. Assim, a Turquia ficou no meio do Oriente e Ocidente, se equilibrando entre culturas e influências diversas. 

Atualmente, a Turquia é única, sendo um país que mistura o novo com o antigo e que preserva sua história, sempre buscando se modernizar.

Um país bíblico
foto
Foto: reprodução/Brazil Connection UK

A Turquia aparece diversas vezes na Bíblia, sendo o berço de diversas civilizações.

No Antigo Testamento, a região era conhecida como Terra de Togarma e Filhos de Jafé. Togarma era neto de Noé e, segundo a Bíblia, na tradição, Togarma seria ancestral daqueles que viveriam em Anatólia. Além disso, Tarso foi uma cidade turca onde Paulo, o apóstolo, nasceu.

Já no Novo Testamento, as coisas mudam um pouco. Nele, a Turquia passa a ter mais importância e respeito. Paulo, o apóstolo, viajou por diversas cidades como Éfeso, Pérgamo, Laodiceia e Esmirna, isso tudo na atual Turquia, para espalhar a palavra de Cristo. 

Um fato curioso, é que das igrejas mencionadas no Apocalipse, sete são turcas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia, sendo que, nessas cidades, foram criadas as primeiras comunidades cristãs 

A Turquia tem uma história riquíssima, que passa por várias civilizações e transformações. De antigos impérios como o Hitita ao grandioso Império Otomano e à República Moderna, a Turquia sempre foi uma ponte entre o Oriente e o Ocidente.

E essa história toda está bem conectada com a Bíblia, a partir de várias cidades e personagens bíblicos que fizeram da Turquia antiga um berço do cristianismo. Hoje, o país mantém essa herança e é um lugar onde o passado e o presente se misturam de forma bastante singular.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre a Turquia? Conta pra gente nas Redes Sociais do Entretetizei —- Facebook, Instagram e X —- e mergulhe nessa viagem histórica.

Leia também: Halloween Turco: uma festa de arrepiar

Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!