Obras turcas conquistam milhares de fãs e também apresentam uma cultura milenar para o mundo
É inegável que as telenovelas são uma das grandes paixões dos brasileiros, mas para além das produções latinas e norte-americanas, uma outra nacionalidade tem tomado o coração de muitos telespectadores: os folhetins e as séries da Turquia.
Com enredos repletos de paixão, drama e vingança, e contando ainda com um leque na variedade de gêneros, como romance, suspense, guerra, ação e drama, as produções conquistaram espaço nas telinhas não apenas em terras tupiniquins, mas no mundo todo.
Nesse sentido, muitas delas receberam edição especial no Brasil, para que haja maior identificação do público com a obra. Em outros países, o sucesso é o mesmo, já que as novelas e séries turcas são um dos grandes ativos do país euro-asiático.
Segundo Şekib Avdagiç, chefe da Câmara de Comércio de Istambul (İTO), as produções exportadas faturaram mais de US$ 600 milhões até o final de 2022, como foi publicado pelo jornal turco Hürriyet Daily News.
Além disso, cerca de 100 séries turcas estão sendo transmitidas atualmente em pelo menos 150 países do mundo. Para qualificar ainda mais o fenômeno, a trama Yargi: Segredos de Família ganhou o Emmy, maior prêmio internacional da TV, na categoria telenovela.
É dentro desse contexto que as obras de época se fazem tão relevantes. Isso porque, ao serem exportadas, essas produções compartilham com o mundo o retrato de uma cultura milenar, de um país que recebe influências tanto europeias quanto asiáticas, dada a sua localização.
Assim, os folhetins que abordam décadas passadas ajudam a resgatar a história da Turquia, sendo também uma forma de manifesto, ao apresentar para o público particularidades de um país rico em tradições e costumes.
Por isso, o Entretê elencou oito produções turcas de época que não podem faltar na sua lista:
1. The Club (Külüp) – 2021
A obra, lançada no serviço de streaming Netflix, apresenta Matilda Aseo (Gökçe Bahadır), uma mulher que já esteve presa e trabalha em um dos clubes noturnos mais proeminentes de Istambul, na década de 50. Enquanto tenta criar um bom relacionamento com a filha, Raşel, Aseo luta para mantê-la longe de problemas. Além disso, a trama também mostra Matilda buscando se impor contra seu chefe Orhan, o gerente do clube Çelebi e o artista Selim.
2. Kurt Seyit ve Şura – 2014
A produção traz as aventuras de duas pessoas apaixonadas que são forçadas a deixar suas vidas e famílias para trás e, assim, escapar de Istambul durante a Revolução Russa. Nesse sentido, a jornada de Kurt Seyit Eminof (Kıvanç Tatlıtuğ), um tenente da Crimea, e Şura (Farah Zeynep Abdullah), filha de uma nobre família russa, mostra os dias de esplendores em Petrograd – conhecida atualmente como São Petersburgo, no período pós-revolução.
3. Aziz – 2021
Nessa trama, Aziz Payidar (Murat Yıldırım), filho da família Payidar, a maior e única fabricante de tapetes em Antáquia, leva uma vida luxuosa. Porém, seu destino muda após uma tragédia. Ele é forçado, então, a deixar tudo para trás: sua terra natal e seu único amor.
Após dois anos, ele volta de forma inesperada e nada mais é o mesmo. Aziz percebe que perdeu tudo, e a cidade de Antakya – então ocupada pelos franceses – está pior do que quando ele havia partido. Além disso, seu primeiro amor, Dilruba (Damla Sönmez) está noiva, e Aziz se dá conta de que precisará renascer das cinzas para lutar por uma nova vida.
4. Vatanım Sensin – 2016
O drama tem como cenário os últimos anos do Império Otomano e a Guerra de Independência da Turquia. Assim, o personagem principal Cevdet é baseado na vida de Mustafa Mümin Aksoy – que se disfarçou como inimigo do Império durante o conflito.
Dessa forma, durante a ocupação da cidade de Esmirna pelos gregos, Cevdet começa a trabalhar para seu rival. E embora não esteja realmente do seu lado, ele deve manter o segredo para não perder sua família.
5. Çalıkuşu – 2013
Quando Feride fica órfã, ainda jovem, é enviada para um internato. Durante as férias, ela visita a tia. Seus tios, então, começam a criá-la junto com seus próprios filhos, Kamran e Necmiye.
Após anos se passarem, ela se apaixona pelo primo Kamran, e assim inicia sua jornada de amor.
6. Yesilçam – 2021
A trama retrata a história da sobrevivência de um produtor durante os anos dourados do cinema turco, conhecido como Yeşilçam. Nesse cenário, Semih Ates é um jovem e ambicioso produtor de cinema, dono da Ates Film. Ao ser traído por seu sócio Vehbi, Semih é forçado a deixar tudo para trás e começar uma trajetória do zero.
7. Hay Sultan – 2023
Abdulkadir Geylani e Ashraf se encontram durante uma viagem e partem juntos para Bagdá. Ao retornar da reclusão, Abdul vê o caos na cidade e entra na luta por direitos. A obra mostra diversos conflitos e a perseverança do protagonista em sua busca por justiça.
8. Love 101 – 2020
A produção, disponível no serviço de streaming Netflix, mostra um grupo de adolescentes que se unem para fazer sua professora se apaixonar por um treinador de basquete. Assim, ela teria um motivo para ficar na cidade com eles. Ao longo desse desafio, os jovens encontram amizade, amor e coragem para serem eles mesmos.
Qual dessas produções te chamou mais a atenção? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de outros clássicos das dizis!
Leia também: Dicas de séries turcas para assistir no fim de semana
Texto revisado por Michelle Morikawa