Evento ocorrerá em nova sede do Armazém da Utopia, no Cais do Porto
Contagem regressiva! A 26ª edição do Festival do Rio chega cheia de novidades e a programação ocorrerá entre os dias 3 e 13 de outubro. Neste ano, a sede do Festival ocupará o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço que passou recentemente por grande reforma. O local é próximo de importantes referências culturais e turísticas, como o Museu do Amanhã, o AquaRio e o Museu de Arte do Rio.
Durante 11 dias de evento, o espaço receberá centenas de profissionais do audiovisual brasileiro e internacional. Serão diretores, produtores e executivos de estúdios e plataformas, artistas, criadores, equipe de filmes selecionados, imprensa e influenciadores digitais numa interação rica que gera novos projetos e muitas ideias.
Além de receber as pessoas do mercado, a nova sede oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do Festival e em suas redes sociais. Também na sede funcionarão os serviços de Credenciamento, o Centro de Imprensa, Eventos Sociais e o RioMarket– área de Mercado do Festival.
O RioMarket oferece palestras, seminários, exibições de conteúdos especiais e rodadas de negócios, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual. Também como atividade da área, o RioMarket Jovem desenvolve ações vocacionais para jovens com interesse no audiovisual, através de workshops com executivos e profissionais consagrados.
Programação
A programação do Festival do Rio é ampla e diversa, e conta com a parceria da Première Brasil, mostra competitiva dedicada a filmes brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor, além de selecionar grandes sucessos inéditos hors-concours. É o melhor dos festivais internacionais no Panorama Mundial. Além disso, haverá mostras temáticas, clássicos restaurados e filmes de temática LGBTQIAPN+ exibidos nas mais diferentes mostras, que concorrem ao Prêmio Felix.
Circuito
O circuito de exibição ocupará mais de 20 espaços na Cidade Maravilhosa, como as salas do circuito Estação NET, o Kinoplex São Luiz, além do icônico Cine Odeon na Cinelândia, que mais uma vez recebe as noites de gala.
O Cinema Circulação traz uma novidade que irá permitir maior capilaridade e acesso. Agora fazem parte da programação as salas recém-reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio: Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Ponto Cine Guadalupe. As sessões têm preços promocionais com foco curatorial nos públicos jovem e família, além de pré-estreias de filmes inéditos com parcerias locais.
No Programa Geração serão realizadas oficinas, palestras e mostra de filmes especiais para jovens e educadores. O Video Forum do Programa Geração recebe inscrições de filmes de até 12 minutos realizados por crianças e adolescentes, que são posteriormente exibidos em salas lotadas, seguidas de debates entre os autores. As inscrições estão abertas até esta sexta (23).
O que achou do Festival? Você vai ao evento? Comentem nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e sigam a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
Leia também: Ally Brooke estreia no Brasil em janeiro de 2025
Texto revisado por Angela Maziero Santana