Na nossa série de fim de ano, confira 8 novos artistas para adicionar em sua playlist de 2022
Texto escrito em colaboração de: Bárbara Kazue e Mallú Amábili
Se você é fã de música, provavelmente fim de ano é sinônimo de retrospectiva, certo? Independente de ser usuário do Spotify, Deezer ou qualquer outra plataforma, a gente aposta que você não aguentava mais esperar para ver quais foram seus artistas mais escutados, o tempo gasto ouvindo música e os hits mais amados do ano.
Mas aqui a gente já está em clima de ano novo! Pensando nisso, o Entretetizei fez uma seleção de novos artistas e apostas musicais para você adicionar à sua playlist e curtir em 2022.
Kali Uchis
Se você foi usuário do TikTok este ano e ficou por dentro das diversas músicas que viralizaram na plataforma, com certeza Kali Uchis não é um nome desconhecido para você. A cantora e compositora de 27 anos chegou aos holofotes com a música Telepatía, que mistura frases em inglês e espanhol.
Apesar de chegar no mainstream esse ano, Kali já tem mais de 8 anos de carreira, e lançou sua primeira compilação de músicas em 2012, sempre enfatizando sua descendência latina. Durante sua trajetória, difundiu dois álbuns – Isolation e Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios) -, diversos singles e parcerias com nomes consagrados do gênero R&B, como Tyler, The Creator e SZA, e com outro queridinho do TikTok, Don Toliver.
Se você curte um som pop mais tranquilo, com batidas marcantes e muita inspiração latina, confira a discografia de Kali Uchis aqui:
Connie Converse
A artista da década de 1950 tentou alcançar o estrelato, mas desistiu cedo demais e deixou apenas algumas gravações de seus trabalhos.
Connie Converse ainda está viva, e hoje está na casa dos 97 anos de idade, mas isso não quer dizer que não se possa ficar famosa na velhice.
No filme Inside Llewyn Davis, o protagonista vive uma trajetória profissional muito semelhante a de Connie, usando a realidade da artista para criar um personagem irresistível, além de brincar com o surgimento de Bob Dylan.
As músicas de Connie Converse são imperdíveis, e recomendamos que você corra para o Spotify para adicioná-la à sua playlist neste exato minuto, porque suas músicas são clássicos injustiçados.
Roddy Ricch
Para fãs de hip hop, Roddy Rich é um nome para ficar de olho no meio. Com o sucesso The Box, que teve seu ápice no TikTok, o rapper americano de 23 anos consolidou uma carreira que já estava em perfeita ascensão.
Recentemente, ele lançou seu segundo álbum, LIVE LIFE FAST, com parcerias com Future, 21 Savage e Ty Dolla $ign. Esse lançamento seguiu os sucessos, Please Excuse me for Being Antisocial e Feed Tha Streets II, que emplacaram músicas como High Fashion e Down Below.
Confira seus principais sucessos:
Vashti Bunyan
A cantora e compositora Vashti Bunyan tem um estilo único de criar música. Com ritmos leves que mesclam folk e músicas celtas, e com uma voz melódica que canta sobre aprendizados e metáforas.
É impossível não ouvir as músicas dela e não se apaixonar!
Infelizmente, Vashti Bunyan sofre com os algoritmos que quase nunca a recomendam, porque geralmente o folk tem vozes masculinas muito mais fortes no mercado. Mas aqui a gente indica o som dela e recomenda que você ouça Rose Hip November e Diamond Day, que são simplesmente lindas.
E caso só essas duas sugestões não sejam o bastante para te convencer, você encontra a obra completa dela no perfil oficial no Spotify.
Alaina Castillo
Trazendo outra mulher com inspirações latinas para a lista, temos Alaina Castillo. A jovem de 22 anos começou sua trajetória musical com covers no YouTube e, seguindo o mesmo caminho de diversos youtubers que lançaram composições próprias, Castillo estreou i don’t think i love you anymore e o EP antisocial butterfly.
Com vocais suaves e letras que transmitem sentimentos profundos sobre relacionamentos e vida pessoal, Alaina junta todas essas temáticas e sons em um pop underground chiclete. Seu trabalho de maior destaque, o EP the voicenotes conta com 4 músicas bem melancólicas e com uma versão de todas as faixas em espanhol, honrando a descendência mexicana de seu pai.
Alaina afirmou se inspirar em Daniel Caesar, então se você curte sons parecidos, confira o lançamento do primeiro álbum da gata, que traz seu lado mais pop para jogo:
Tautumeitas
O grupo nasceu na Letônia, em 2015, e canta folk, mas a melhor parte é que ele é composto por seis mulheres que têm vozes lindas e deliciosas de se ouvir. E são elas mesmas que cantam e tocam.
Entre as músicas do grupo, as composições reúnem letras que realmente falam sobre solstícios anuais e natureza, com ritmos completamente enraizados na instrumentação lírica e melódica.
Se você está pensando que para por aí, errou! Em 2017, em parceria com o grupo Auļi, elas lançaram um álbum inteiro focado em celebrações de casamentos e noivados, e em 2020, elas lançaram um álbum inteiro com músicas sem instrumentação, o que faz com que as faixas pareçam poemas sendo recitados em tom musical. Elas estão no Spotify também e você precisa ouvir!
Marina Sena
Nascida em Taiobeiras, no estado de Minas Gerais, Marina Sena é a grande ascensão da música brasileira. Vocalista de duas bandas pelo período de 2015 a 2020, foi na carreira solo que a voz única de Marina foi reconhecida, através do hit Por Supuesto, uma balada da nova MPB que conquistou usuários das redes sociais.
A faixa ganhou uma versão com a cantora Luisa Sonza, o que só mostra o poder que a composição teve.
Ganhadora de prêmios Multishow deste ano, a jovem sofreu muito hate em relação a sua voz, o que gerou até um hiatus do Instagram. Porém, no outro lado da moeda do hate existe o sucesso. Marina conquista cada vez mais fãs com suas músicas sobre amor, seu estilo musical contemporâneo e alternativo e com seu primeiro álbum, De Primeira.
Confira a discografia dessa mineira que vai conquistar o mainstream brasileiro:
Les Frangines
A gente ama música francesa e também amamos música folk, então por que não unir essas duas paixões?
Les Frangines é uma dupla francesa que está rodando a internet desde 2018, mais ou menos, e suas composições têm foco na música folk. A maioria das letras são como as das Tautumeitas e seguem com referências à natureza e às paisagens, além de terem ritmos aconchegantes e suaves.
Apesar de terem alguns singles e um EP, a dupla lançou em 2020 um álbum completinho, e lógico que isso aqueceu os nossos corações. Você encontra elas pelo Spotify, e prometemos que não vai ter arrependimentos.
E aí, conta pra gente qual desses artistas você mais gostou? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Conta mais nas nossas redes sociais (Insta, Face, Twitter) e saiba tudo sobre o mundo do entretenimento!
*Arte da foto de destaque: Divulgação/ Entretetizei