Essas dizis conquistaram um público leal e entraram pro hall de séries inesquecíveis da televisão turca
Seja por seu tremendo sucesso, por remodelar conceitos tradicionais ou por serem pioneiras no gênero, essas séries elevaram o nível de qualidade e da originalidade das amadas comédias românticas de verão. E para uma comédia romântica na Turquia, isso é muito, viu? Mesmo com as eventuais falhas de roteiro, o público orgulhosamente reivindicou as séries para si e as tornaram referências.
Como a maioria dos turcos são aficionados por um bom drama, as romcoms precisam lutar muito para ganhar seu espaço e visibilidade na casa dos espectadores. Mesmo que consigam conquistar a audiência no começo, é bastante provável que a história acabe perdendo seus espectadores depois de alguns episódios.
Mas com certeza tem uma razão para as séries que vamos mencionar serem relembradas anos após seu término. Existem algumas histórias desse gênero que saíram do lugar comum das dizis e se consolidaram como as favoritas do público, seja pela escolha dos protagonistas ou pela fidelidade dos espectadores.
Para quem é novo na dizilândia e não sabe por onde começar a assistir às famosas romcoms, compilamos nessa matéria as mais queridinhas e que literalmente todo mundo que está no mundinho turco pelo menos já ouviu falar. Se você decidir assistir ou não, aí é com você! Continua lendo e vem saber mais dessas lendas!
Kiralık Aşk (2015)
Estrelada por Elçin Sangu e Barış Arduç, Kiralık Aşk é uma das comédias românticas mais conhecidas da televisão, principalmente por ter mantido uma audiência constante e positiva durante todos os 69 episódios das suas duas temporadas. A dupla de atores é até hoje aclamada pelos fãs do gênero, e inclusive reviveram sua parceria em um filme de 2017.
A trama gira em torno de Defne (Elçin Sangu), que é abordada com uma proposta no mínimo inusitada. Após um mal entendido, a jovem se vê obrigada a aceitar uma oferta irrecusável de um jogo amoroso, onde deve fazer um estranho se apaixonar e querer se casar com ela para depois deixá-lo. Esse estranho é ninguém menos que o sobrinho de Neriman, Ömer (Barış Arduç), a mulher que fez a absurda proposta.
Ömer é o CEO de uma rede de sapatos e a saída para todos os problemas de Defne. Com a ajuda de sua benfeitora, a jovem garçonete se infiltra na empresa de Ömer para colocar seu plano em ação, deixando o mocinho totalmente alheio ao seu segredo. No decorrer do caminho, Defne percebe nutrir sentimentos pelo CEO e se vê dividida entre continuar a mentira ou partir o coração do homem.
Erkenci Kuş (2018)
Considerada uma das séries mais queridas, Erkenci Kuş trouxe uma das atrizes mais conhecidas da televisão aos holofotes: Demet Özdemir, que estava em sua segunda comédia romântica, em uma dupla com Can Yaman, galã turco já familiarizado com romcoms. A história, comentada até hoje, se consagrou como uma das melhores do gênero.
Com 51 episódios, a produção conquistou a audiência com o amado casal #Canem ao longo de 51 episódios. A trama gira em torno de Sanem (Demet Özdemir), uma jovem sonhadora que é obrigada a encarar a realidade pelo seu pai. O homem dá a ela um ultimato: ou a jovem se casa, ou arruma um bom emprego. Sanem consegue o segundo, determinada a manter sua posição para evitar o casamento indesejado.
Lá na empresa, Sanem conhece Can (Can Yaman), o herdeiro que não está nem um pouco interessado em assumir seu posto, preferindo viajar e se aventurar nos lugares mais remotos do planeta. Porém, por causa da saúde do pai, Can precisa voltar pra casa fazer o que lhe foi designado por nascimento. Ao se conhecerem, o casal vai relutar até assumir sua paixão.
Sen Çal Kapımı (2020)
Um dos títulos mais comentados dos últimos anos, a série que conta a história do querido casal #EdSer também fez história no gênero. Sen Çal Kapımı marca o retorno de Hande Erçel às comédias românticas e Kerem Bürsin vivendo seu primeiro mocinho de romcom. A parceria explosiva rendeu à série 62 episódios e vários prêmios internacionais.
A trama segue a estudante de paisagismo Eda Yıldız (Hande Erçel), que acredita ter sua vida arruinada por um importante empresário que concedia bolsas de estudo para jovens universitários. Em um ato impulsivo, a fúria de Eda a leva de encontro com o motivo de todos os seus problemas: o perfeccionista e carrancudo empresário Serkan Bolat (Kerem Bürsin).
Eda culpa Serkan por arruinar seus sonhos e cobra um posicionamento dele, que se recusa a ser culpado por um erro equivocado de outra pessoa. Após esse encontro entre nervos, eles juram nunca mais se encontrarem na vida. O destino, entretanto, tem outros planos para o futuro par, e um não tão acidental mal entendido leva Eda a ter sua vida interligada à de Serkan pelos próximos dois meses.
Kiraz Mevsimi (2014)
A série que nos apresentou o casal Özge Gürel e Serkan Çayoğlu também entra na lista das romcoms mais queridinhas de todos os tempos. Kiraz Mevsimi é a primeira produção protagonizada por Özge e Serkan e se tornou um clássico do gênero na televisão turca, principalmente por ser uma das primeiras comédias românticas a fazer sucesso.
Öykü (Özge Gürel) é uma jovem sonhadora de uma classe mais humilde. Ela é apaixonada pelo irmão de sua melhor amiga, Mete, mas não é correspondida. Quando vê que essa paixão não vai acontecer, a mocinha desiste dele. Através do seu crush, a mocinha conhece Ayaz (Serkan Çayoğlu), que se apaixona pela moça à primeira vista.
Apesar de tentar afastá-lo, Öykü é obrigada a fingir um relacionamento com Ayaz para evitar admitir seus sentimentos a Mete. Ao longo da trama, veremos o amor de Öykü por ele nascer, e o amor dele pela jovem se intensificar cada vez mais. Kiraz Mevsimi conta com 59 episódios divididos em duas temporadas.
Her Yerde Sen (2019)
Estrelando Aybuke Püsat e Furkan Andıç, que não é um rosto estranho às comédias românticas, Her Yerde Sen é uma série relativamente mais curta do que as outras romcoms, o que não a fez ser menos icônica para os fãs do gênero. A série traz 23 episódios da mais pura comédia romântica, em um equilíbrio perfeito de romance e risadas com os personagens principais.
A trama conta a história de Selin (Aybüke Pusat), uma jovem em busca de independência, e Demir (Furkan Andıç), um empresário que está retornando ao país em busca de reconexão com seu passado. Para dar o primeiro passo rumo à independência, Selin encontra uma casa para morar e decide comprá-la, até perceber que não é a única que quer aquele lugar.
Demir, convicto em querer viver na casa onde cresceu, compra a propriedade, mas descobre que não é o único dono dela. Já Selin descobre que seu novo roommate é também seu chefe. A dupla, obrigada a viver sob o mesmo teto, começa um jogo de gato e rato que vai terminar em um sentimento que eles não esperavam ter um pelo outro.
Uma curiosidade é que o diretor de HYS, Ender Mihlar, também foi responsável pela pré-produção e direção do primeiro episódio de Sen Çal Kapımı (2020).
E aí, entre as cinco queridinhas dos dizilanders, qual série chamou mais sua atenção? Já assistiu alguma delas? Conta pra gente aqui nos comentários ou nas redes sociais do Entretê (Twitter, Instagram e Facebook)!
*Crédito da foto de destaque: Entretetizei