foto
Foto: reprodução/The Washington Post

Danças tradicionais turcas: ritmos que contam histórias

Conheça as danças tradicionais turcas que movem gerações! Do Halay aos Dervixes, descubra como essas danças contam histórias de força e união

Que a Turquia é um país cheio de cultura e diversidade, todo mundo sabe. Mas, além disso, a Turquia é um verdadeiro show de sons e movimentos. As danças turcas possuem muita energia, história e conexão com o povo. Que tal conhecer algumas das danças tradicionais deste país apaixonante? Confira tudo nesta matéria!

Halay
foto
Foto: reprodução/Lapsus Dergi

Halay é uma dança tradicional turca e um verdadeiro estilo folclórico das regiões central, sul, leste e sudeste do país. É uma celebração comunitária. Além disso, é muito comum em celebrações, como casamentos, sendo acompanhada pelos instrumentos zurna e davul. Nos últimos anos, esses objetos têm sido substituídos por versões digitais, mas não é todo mundo que faz isso. 

Os dançarinos formam uma roda enquanto chamam a galera. Eles se seguram para dançar, e o último e o primeiro dançarino seguram um pedaço de pano, mas não é obrigatório. Aliás, as coreografias variam de acordo com a região, mas ainda sim é contagiante e super alto astral. Ninguém fica parado.

Zeybek
foto
Foto: reprodução/Wikipedia

Com raízes no oeste turco, o Zeybek é uma dança folclórica do subgrupo étnico Yörüks, pertencente à Anatólia Central, Ocidental e Meridional na Turquia. Com muita resistência, essa dança era originalmente dos guerreiros da região, e o estilo reflete o orgulho, a força e a presença do povo turco.

Os dançarinos usam um traje decorativo típico e uma espécie de lenço na cabeça, enquanto dançam de maneira lenta e majestosa. É como se estivessem nos contando histórias seculares de batalhas. Além disso, existem padrões rítmicos que sempre começam com uma introdução chamada gezinleme em estilo livre, onde perambulam pelo espaço antes de dançar no ritmo. 

Çiftetelli
foto
Foto: reprodução/Nasil Yapilir

Çiftetelli ou Tsifteteli é um ritmo e dança do ventre das regiões da Anatólia e dos Bálcãs. E por mais que seja tradicional na Turquia, ela se estabeleceu como a dança mais popular na Grécia, junto com Zeibekiko. Ademais, Çiftetelli é um estilo solo super charmoso. As dançarinas fazem movimentos de quadril bem marcados e intensos, sendo acompanhadas por músicas folk.

É uma dança com muita presença, sensualidade e charme, que mistura um pouco de poder e energia. E uma curiosidade é que em casamentos esse estilo faz bastante sucesso, além de outras festas. 

Sufi Dervishes
foto
Foto: reprodução/Britannica

Os Sufi Dervishes, ou Dervixes Rodopiantes, é um ritual com muita dança e experiência espiritual. Essa dança é inspirada pelos versos de Rumi, que veem a importância da busca pela união com Deus através do amor e da compaixão, que também vai além do material, expressando-se através do giro, uma forma de meditação.

Usando longas túnicas brancas, que simbolizam a mortalidade, e chapéus altos que representam a lápide do ego, os dançarinos dos Dervixes giram em círculos sem parar, o que faz transcender quem está apreciando este ritual. Essa dança é única e tem uma vibração mística que cativa quem assiste, levando-os para outro plano de percepção.

Kılıç Kalkan
foto
Foto: reprodução/Bursada Burgün

Kılıçkalkan ou Kılıç Kalkan é uma dança folclórica praticada por espadachins turcos. Nela, utilizam espadas e escudos. Originária da cidade turca Bursa, situada no noroeste da Turquia e na região de Mármara, a dança surgiu quando o antigo imperador otomano Osman Gazi e seu filho Orhan Gazi ocuparam a região e botaram soldados turcos mulçumanos para demonstrar, em prática, esta “luta” com espadas e escudos. 

O estilo é bem presente, sempre com movimentos rápidos e certeiros, como se estivessem em uma batalha. Cada gesto tem um significado, refletindo a habilidade dos antigos guerreiros turcos. Quem vê essa dança se sente como se estivesse em um campo de batalha antigo, mas com muita arte no meio da ação.

Essas danças não são apenas um show de passos e ritmos, mas uma forma de contar histórias, celebrar a vida e unir pessoas. Cada uma delas carrega séculos de tradição, e dançá-las é uma maneira de manter vivas as raízes da Turquia. Então, da próxima vez que você ouvir uma música tradicional turca, já sabe: é hora de mexer os quadris e entrar na dança!

 

Qual dança turca mais chamou sua atenção? Conte pra gente! Siga as redes sociais do Entretetizei – Facebook, Instagram e X – para mais novidades do entretenimento e da cultura turca.

Leia também: Halloween turco: uma festa de arrepiar

 

Texto revisado por Kalylle Isse

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!