Reconhecer o talento de grandes autores e daqueles que deixam grandes contribuições para a literatura é uma forma de manter o poder dos livros presente na nossa sociedade. Por isso, conheça neste post algumas das principais premiações literárias, do Brasil e do mundo.
Prêmio Jabuti
Tradicional prêmio da literatura brasileira, a premiação criada em 1959 reconhece os destaques nacionais de cada ano. Dentre as categorias, são indicados autores, editores, ilustradores e outros envolvidos no processo editorial.
O primeiro colocado de cada categoria recebe um troféu físico e também um prêmio em dinheiro. Há, também, um lado simbólico, pois o Jabuti representa um reconhecimento das contribuições da comunidade leitora do Brasil.
Um dos primeiros a receber esse prêmio, ainda em 1959, foi o escritor baiano Jorge Amado, com o livro Gabriela, Cravo e Canela.
Prêmio Camões
Feito em parceria entre Brasil e Portugal, o Prêmio Camões reconhece destaques da literatura e cultura feitas em Língua Portuguesa. Tendo o nome em homenagem ao escritor Luís Vaz de Camões, a premiação visa estreitar os laços entre os dois países e enriquecer o patrimônio literário do idioma.
Criada em 1988, a cerimônia premia e consagra um autor que foi destaque pelo conjunto da sua obra. Entre os vencedores, 13 deles foram brasileiros, a exemplo de Chico Buarque e Lygia Fagundes Telles.
Prêmio Franz Kafka
Criada em tributo ao escritor Franz Kafka, a premiação é uma homenagem que serve de meio para homenagear outros autores. Patrocinado pela Sociedade Franz Kafka da República Tcheca, desde 2001 são reconhecidos autores que além de grandes obras, também dão testemunho de tolerância e bons valores humanos.
Com enorme valor cultural, o júri é formado por figuras de destaque na literatura e ciência que já escolheram diversos vencedores que ganharam o Nobel da Literatura algum tempo depois.
National Book Awards
O National Book Awards é um dos principais prêmios de literatura dos Estados Unidos. O objetivo é premiar livros escritos por autores do país que ainda estão vivos e que foram destaque pela qualidade da escrita.
Uma das premiações mais antigas da área, a primeira edição foi realizada na década de 1930 e, desde então, centenas de livros já foram premiados em diversas categorias, como ficção, poesia e literatura juvenil.
Prêmio Nobel de Literatura
Para fechar essa lista, o mais importante e simbólico prêmio de literatura do mundo. Concedido todos os anos desde 1901, o Nobel de Literatura é considerado de valor inestimável e um marco para aqueles que o recebem.
Além de uma grande qualidade da obra, o vencedor também precisa ter um trabalho que reforce os valores do prêmio e que tenha trazido significativas contribuições para a humanidade. Esse foi o ideal criado por Alfred Nobel, criador do prêmio e da fundação responsável por ele.
Nenhum brasileiro venceu o Nobel de Literatura até hoje. No entanto, temos um vencedor em Língua Portuguesa. O escritor português José Saramago ganhou o prêmio em 1998, aos 76 anos.
Qual autor você acha que também merece receber um desses prêmios? Conta pra gente nas redes sociais (Twitter, Face e Insta) do Entretê.
*Crédito da foto destaque: reprodução/ Prêmio Jabuti/ Logo do Prêmio Jabuti/