David Schurmann

Conheça David Schurmann: um diretor brasileiro em Hollywood

Membro da família Schurmann divide direção de novo longa ao lado de Olivia Munn

Com início das gravações em 2021, o filme Aleppo terá como estrela principal a americana Olivia Munn (X-Men Apocalipse) e a direção do brasileiro David Schurmann. Outros dois brasileiros também irão compor a produção do filme: Beto Dantas, autor do roteiro original, e Antonio Pintos, compositor que já foi indicado ao Globo de Ouro por  Despedida.

Foto: Divulgação

Membro da família Schurmann, conhecida por velejar ao redor do mundo, David nasceu em 1974 em Florianópolis, Santa Catarina. Aos dez anos, deixou o país para dar uma volta ao mundo de veleiro. Posteriormente, aos 13 anos, após ganhar sua primeira câmera de vídeo 8mm, passou a registrar diversos momentos da viagem em família.

Schurmann passou a residir na Nova Zelândia em 1991 com o objetivo de estudar e trabalhar atrás das câmeras. Na cidade de Auckland, graduou-se em Cinema e Televisão. Chegou a trabalhar na direção do programa jornalístico de variedades In Focus e foi durante esse período que a atração teve boa audiência, rendendo prêmios nacionais e internacionais.

Além da atração, nos seis anos em que morou no país, o brasileiro trabalhou na produção de curtas metragens e programas especiais para televisão. Além disso, também participou da Magalhães Global Adventure, uma expedição realizada com seus pais e irmãos com o objetivo de refazer a rota do navegador português Fernão de Magalhães no ano de 1519.

Esta viagem que se iniciaria em 1997 foi exibida mensalmente no Fantástico, da Rede Globo, e mais tarde foi transformada no documentário O Mundo em Duas Voltas, rendendo a David prêmios nacionais e internacionais, além de ser considerado um sucesso com o público e a crítica.

Em 2006, a Família Schurmann se dedicou a um novo projeto: Descobrir um dos 11 submarinos nazistas supostamente afundados na costa do Brasil. Foram mais de 5 anos de pesquisa que levaram a família até Alemanha, Estados Unidos e nos arquivos secretos da Segunda Guerra Mundial.

Após 2 anos de buscas, em 14 de julho de 2011, o trabalho rendeu na descoberta dos destroços do único submarino alemão da Segunda Guerra encontrados até hoje: O lendário U-513, também conhecido como Lobo Solitário, localizado a 85 quilômetros de Santa Catarina.

David transformou a operação de busca montada pela família em mais um documentário,  o U-513 Lonely Wolf, que tem previsão de estreia para 2021.

Em 2017, dirigiu e produziu o filme de ficção Little Secret (Pequeno Segredo: Um amor maior que a vida, na versão brasileira), que foi candidato ao Oscar de 2017 pelo Brasil. Sucesso de bilheteria, a co-produção com a Nova Zelândia conta a história de Katherine Schurmann (1992-2006), a irmã neozelandesa adotiva de David e falecida aos 13 anos em decorrência do vírus HIV, do qual era portadora desde o nascimento.

Atualmente, David divide a cinematografia com o trabalho como CEO das empresas da família Schurmann (que incluem uma produtora que leva o sobrenome familiar), além de eventuais palestras nas quais procura compartilhar sua experiências adquiridas através das câmeras e no mar.

Gostou da história de David Schurmann? Conte pra gente! E para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, segue a gente lá no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!