Crítica: Cadê você, Bernadette?

“Cadê você, Bernadette?” – uma viagem ao reencontro de si mesma

 (Foto: Divulgação) 

Em alguns momentos da vida, quando estamos exaustos e perdidos, desaparecer nos parece o ideal. Com Bernadette Fox, protagonista que dá nome ao filme “Cadê você, Bernadette?”, foi exatamente assim.

Baseado no premiado livro da escritora norte-americana, Maria Semple, e dirigido por Richard Linklater (‘Boyhood: Da Infância à Juventude’), o longa conta a história de uma talentosa e premiada arquiteta que abandonou a carreira para se dedicar totalmente à família. Morando numa área nobre de Seattle e se distanciando cada vez mais de quem já foi um dia, ela evita sair de casa, interagir com outras pessoas e realizar algumas tarefas domésticas.

(Foto: Divulgação)

A tranquila rotina de Bernadette é interrompida pelo desejo de sua filha, Bee, de conhecer a Antártida. Planejar a viagem em família deixa a protagonista ainda mais ansiosa e menos disposta a conviver com as outras mães da vizinhança. Determinada a se reencontrar e descobrir uma nova motivação, ela decide sair da zona de conforto e desaparece. Sua família começa uma busca para encontrá-la e trazê-la de volta para casa.

(Foto: Divulgação)

O filme tem início com uma linda imagem de Bernadette na calma e silenciosa Antártida. Ao fundo, ouvimos a narração de Bee, que nos introduz à complexa personalidade de sua mãe e à história que está começando. Apesar de ter uma fotografia muito bonita e bem trabalhada, os primeiros minutos são um pouco arrastados e dão a impressão de que a personagem é apenas mais uma dona de casa entediada e insatisfeita.

Cate Blanchett (‘Blue Jasmine’) logo mostra que nunca nos decepciona e entrega uma Bernadette extremamente inteligente, engraçada e solitária. É possível sentir a sua dor de não pertencer ao lugar onde vive e de não fazer aquilo que ama – criar. Como toda artista, ela tem a necessidade de ser estimulada e criativa. Quando isso não acontece, vai sumindo aos poucos e transforma-se em uma outra pessoa que não é reconhecida por seu marido, sua filha e nem por si mesma. A atuação de Cate é o diferencial que sustenta o filme, especialmente na cena em que conversa com Paul Jellinek, um arquiteto interpretado por Laurence Fishburne (‘John Wick 3 – Parabellum’).

 

(Foto: Divulgação)

Os momentos entre Bernadette e Bee são emocionantes e demonstram o quanto a relação entre as duas é bonita e profunda. Além de mãe e filha, elas são melhores amigas. A jovem atriz Emma Nelson está impecável, assim como Kristen Wiig (‘Mãe!’), que interpreta uma vizinha inconveniente e que não consegue se aproximar do filho adolescente.

(Foto: Divulgação)

O elenco ainda conta com Billy Crudup (‘Liga da Justiça’), Judy Greer (‘Homem-Formiga e a Vespa’) e Troian Bellisario (‘Pretty Little Liars’). “Cadê você, Bernadette?” é um filme sensível e que emociona quem se deixa envolver por Bernadette e Bee. Poderia ser um filme exibido na Sessão da Tarde? Sim, poderia. Mas isso não significa que seja ruim. Eu saí do cinema com uma sensação boa e torcendo para que a protagonista tenha encontrado um novo caminho que a deixe feliz e completa.

(Foto: Divulgação)

‘Cadê Você, Bernadette?’ estreia dia 7 de novembro nos cinemas, confira o trailer:

Por Amanda Flor

Nossas Redes Sociais:

Instagram do Blog: @entretetizei

Twitter: @entretetizei

E-mail: contato@entretetizei.com.br

https://www.entretetizei.com.br

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!