Foto: divulgação/Diamond Films

Crítica | Fúria Primitiva e o peso da vingança

A estreia de Dev Patel na direção apresenta uma história de vingança, ambientada na Índia, e uma linda fotografia

Filmes sobre vingança são muito famosos e queridos pelos amantes de cinema. Com clássicos como Kill Bill (2004) e Oldboy (2005), essas histórias giram em torno de personagens que buscam justiça pelas próprias mãos, com inimigos poderosos e dilemas éticos complexos. Fúria Primitiva (2024) entra nessa lista com uma proposta diferenciada de narrativa.

Foto: divulgação/Diamond Films
Sobre o enredo

Em Fúria Primitiva, acompanhamos um jovem lutador, conhecido apenas como Kid (Dev Patel), que luta em um clube underground com uma máscara de gorila em troca de dinheiro. Após anos de raiva reprimida, Kid descobre uma maneira de se infiltrar no grupo criminoso que destruiu seu lar e matou sua mãe quando ele ainda era criança. A partir disso, ele dá início ao seu plano de vingança, em busca de justiça e paz interior. A história é inspirada na lenda de Hanuman, um deus hindu que representa coragem e força.

Direção 

Dizem que dois é bom, três é demais, mas não para Patel. O ator assume três papéis importantes na produção do filme, além do protagonista. Fúria Primitiva é a estreia dele na direção de longa-metragens e também como roteirista. 

O longa se destaca pela edição de cenas de forma inteligente e concisa. É, inclusive, a dinâmica das cenas que ajuda no alívio cômico do filme, com cortes secos e viradas inteligentes. Um diferencial para o gênero que normalmente ou não tem comicidade, ou se apoia em piadas previsíveis.

Foto: divulgação/Diamond Films
Cenas de ação

De início, as cenas são mais lentas e maçantes, mas conforme a história e o protagonista evoluem, as lutas se tornam mais dinâmicas e prazerosas de assistir. É também através da luta que o crescimento do personagem se torna mais óbvio, passando de um estilo mais desordenado para movimentos mais precisos.

Entretanto, o filme, apesar de ter sido associado ao clássico John Wick (2014) devido ao estilo semelhante, não alcança o mesmo nível de produção nas cenas de ação.

Contexto sociocultural

Um ponto importante da narrativa é como ela evidencia diversos problemas sociais e culturais da Índia. O protagonista expressa seu incômodo com essa diferença social em várias falas durante o filme, como: “Nessa cidade, os ricos não nos enxergam como pessoas”. Desde o início da história é muito evidente que sua motivação não é só uma simples busca por vingança pessoal, mas também a vontade de proteger os mais fracos daqueles que estão no poder da cidade. 

Foto: divulgação/Diamond Films
Narrativa

O início do filme é envolvente, especialmente ao nos fazer acompanhar Kid nos estágios iniciais de sua busca por vingança. É possível perceber que, apesar de ter pensado naquilo ao longo de anos, ele se mostra um tanto desajeitado ao colocar em prática seu plano.

Kid se mostra muito emocional no início do filme, sua raiva pronta para explodir a qualquer momento quase o atrapalha em algumas situações. A narrativa mostra a evolução do personagem de forma bem detalhada, partindo de um protagonista totalmente motivado pela raiva para um homem centrado com um objetivo maior de fazer justiça para aqueles que sofrem, assim como ele sofreu.

Fúria Primitiva é uma obra que se destaca pela sua narrativa cheia de camadas e sua história rica de cultura indiana, e revela que Dev Patel, além de um excelente ator, ainda tem muito para mostrar como diretor. Para amantes de cinema de ação, esse filme é uma experiência que vale muito a pena.

Foto: divulgação/Diamond Films

Fúria Primitiva estreia hoje (23/05) nos cinemas.

 

E aí, vai assistir? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei (Instagram, Facebook e Twitter) e não deixe de nos seguir para ficar dentro das novidades!

Leia também: Estreia de Fúria Primitiva traz Dev Patel como diretor e protagonista

Texto revisado por Luiza Carvalho

 

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!