A exibição do bölüm final de Yargı contou com evento inédito na Turquia e mensagens que levaremos para toda a vida
[Este texto pode conter spoiler]
Com roteiro de Sema Ergenekon, direção de Ali Bilgin e Beste Sultan e protagonizada por Pınar Deniz e Kaan Urgancıoğlu, Yargı (2021-2024) triunfou na noite de 26 de maio, diretamente da Turquia e provou para todo o país – e o mundo – por que é a dizi de maior impacto atualmente. Após três temporadas completamente brilhantes, o público parou para acompanhar o episódio final em um evento inédito, transmitido ao vivo, diretamente do Centro Internacional de Convenções e Exposições Lütfi Kırdar, localizado em Istambul e que acolhe importantes espetáculos e eventos no país.
Ao longo da noite, o espaço, que tem capacidade para receber 2.000 pessoas, viu-se lotado de fãs, atores do elenco e produção, além de convidados especiais. Todos vibraram junto aos telespectadores que acompanhavam online, isso porque não é tão comum uma dizi receber um evento desse porte e se tratando de um sucesso como Yargı, nada mais justo do que uma noite ao nível do projeto: tapete vermelho, auditório lotado e claro, muita emoção. Os gigantes da Turquia puderam encerrar esse ciclo, que vem conquistando o mundo desde 2021.
E por que a noite se tornou tão especial? Em primeiro lugar, o mercado do entretenimento turco vem sofrendo uma crise nos últimos tempos e pouco se vê dizis com uma vida longa – algumas, não passam do quinto capítulo. Para o verão, por exemplo, não haverá nenhuma dizi em andamento, então, para um projeto chegar a três temporadas, é porque, de fato, é uma potência. Em segundo lugar, a qualidade do projeto: Yargı levou o Emmy Internacional, como Melhor Telenovela em 2023, vencendo a gigante Globo e ao todo, soma 35 prêmios, posicionando a dizi como uma das maiores dos últimos tempos. Com todo esse sucesso, todo o elenco e fãs mereciam algo grandioso.
+ Yargı: por que a novela turca é tão famosa ao redor do mundo?
E grandioso não somente no evento físico: o público online participou 100% de toda essa celebração e garantiu mais de 111.000 tweets, mais de oito trends no X, ocupando as primeiras posições na Turquia, resultando em uma audiência admirável. Segundo dados do Somera, que contabiliza as tendências online, Yargı foi a única dizi a ocupar as cinco primeiras posições dos assuntos mais comentados do domingo (26 de maio), fechando a noite em quarto lugar. Isso mostra a força de um fandom fiel e que abraçou o projeto desde o início.
Uma noite para ficar para a história: como foi o evento final de Yargı?
Com lucros voltados para a Fundação Turca de Educação, a noite de 26 de maio nunca será esquecida. O evento iniciou-se com um tapete vermelho do lado de fora do Centro de Convenções, onde todos os fãs puderam conferir o elenco em uma entrada triunfal e posando para fotos oficiais, com seus looks charmosos e icônicos, além de um discurso especial, que, de cara, deixou todos emocionados.
Além disso, alguns atores também concederam entrevistas, como foi o caso dos protagonistas: “Minhas emoções são tão complicadas, que não sei o que sentir. Nossa história está chegando ao fim. Iniciamos essa jornada com tanta dedicação e vontade […] eu não sei, isso me deixa muito triste. […] Mas estou muito feliz por estar envolvida nesse trabalho”, comenta Pınar Deniz. “Isso também é uma despedida, um luto e uma celebração. Estamos muito felizes em compartilhar isso com o público que virá aqui esta noite, e os que acompanham em suas televisões”, complementa Kaan Urgancıoğlu.
+ Pınar Deniz: conheça curiosidades e produções imperdíveis da atriz turca
Quando direcionados para dentro do evento, todos se emocionaram com o local decorado com os pôsteres da dizi. Lá, puderam conferir um discurso do ator Uğur Polat, que interpreta o icônico Yekta Tilmen, muito adorado pelos fãs. A noite seguiu com a apresentação de cantores que fizeram parte da trilha sonora de Yargı, entre eles Toygar Işıklı, responsável pelas principais canções da dizi, incluindo a icônica abertura “Na na na na na na… na na na na na na”.
+ Especial | Conheça a brilhante carreira do ator turco Kaan Urgancıoğlu
Ainda sobre as apresentações, também subiu ao palco os atores Uğur Aslan (Eren), Onur Özaydın (Osman) e Pınar Deniz. Dona de uma voz hipnotizante, ela apresentou Son Arzum, canção de Nilüfer Yumlu e que marcou o casal IlCey durante toda a dizi. Veja:
#EntreteTürkiye 🇹🇷 | #YargıVeda
Não estávamos preparadas para esse momento 😭#PınarDeniz cantando “Son Arzum” durante o evento de despedida de #Yargı ❤️
pic.twitter.com/MTwSoJW9db— Entretê (@Entretetizei_) May 26, 2024
Quem a chamou ao palco foi Kaan Urgancıoğlu. No convite, ele declarou palavras que só quem apoia e conhece bem seu parceiro de trabalho poderia declarar – um daqueles momentos que fechamos o olhos e lembramos com carinho: “Linda, de bom coração, criativa, bondosa, compassiva, amiga dos animais – o que é muito precioso nestes tempos, amiga nos dias ruins…“, confira o trecho completo:
#EntreteTürkiye 🇹🇷 | #YargıVeda
Confira a emocionante declaração de #KaanUrgancıoğlu à companheira de trabalho #PınarDeniz:
“Linda, de bom coração, criativa, bondosa, compassiva, amiga dos animais…”
Uma parceria incomparável 🥹 #Yargı
pic.twitter.com/Z8giKb0AZf— Entretê (@Entretetizei_) May 27, 2024
Antes da exibição do episódio, os fãs ainda puderam conferir vídeos especiais de bastidores e erros de gravação, que tornaram a noite ainda mais completa.
O último bölüm e o adeus para Yargı
O momento mais esperado chegou: o bölüm final. Ao longo de duas horas, o público pode conferir, mais uma vez, um episódio que transbordou os corações de emoção. Sema Ergenekon fechou com chave de ouro este ciclo com mensagens que levaremos para sempre em nossas vidas. Apresentando uma nova realidade, em que Ceylin Erguvan não perdeu Inci (Ece Yuksel), sua irmã, o bölüm mostra a advogada e o promotor, Ilgaz Kaya, acusados do mesmo crime, numa verdadeira corda bamba, mesmo sendo inocentes do caso.
Fugindo para Muğla, cidade rodeada pelo mar Egeu, Ceylin e Ilgaz não conseguem evitar o destino e mais uma vez se apaixonam – dessa vez, sem perdas familiares e somente… eles. Escondidos na casa que, na outra realidade, haviam acabado de chegar com Mercan, Eren e Yekta, IlCey vive, apenas algumas horas, um amor interrompido pelo acaso: uma vingança ao justo promotor, que perde sua vida de mãos dadas com o amor de sua vida. Uma cena impactante, impossível não derramar lágrimas, mas que tem toda uma beleza e significado por trás e se torna talvez a cena mais bonita de todo o episódio e da temporada. Seria o amor de Ceylin e Ilgaz um encontro de almas?
De volta à outra realidade, em que Ceylin e Ilgaz abandonam tudo em Istambul para tentar uma vida mais calma, agora com Ceylin grávida, o destino mais uma vez coloca os dois em frente a um novo caso, dentro de sua própria casa. Ceylin conclui que fugir não é a solução: todos retornam à Istambul e entendem que o lugar deles é com os entes queridos e no meio do caos dos corredores do Tribunal, afinal, jamais poderíamos falar de Ceylin Erguvan Kaya e Ilgaz Kaya sem novos casos e confusão. Bom mesmo é ver os dois atuando, com maestria, em suas profissões.
A nossa tempestade de salto e encantadora advogada, Ceylin Erguvan, e nosso digníssimo e respeitoso promotor, Ilgaz Kaya, ficaram eternizados em nossos corações com a linda mensagem de que o destino conecta as pessoas no lugar certo e no tempo certo. Quem precisa se encontrar, cedo ou tarde, vai se encontrar, como é o caso dos protagonistas que passaram por grandes perdas, muita dor e desencontros. Eles perderam um ao outro em outra vida, mas se encontraram no fim da história, porque simplesmente era para ser. O que nos leva a questionar: você já se perguntou o porquê das coisas hoje?
Sema Ergenekon, corajosa como é, nos presenteou com um final que nos mostra o poder do amor, das almas que chegam a esse mundo para estarem juntas e do poder da união, afinal, Yargı é todo o conjunto de atores que nos fizeram sentir em casa, em família. Um elenco que foi abraçado pelo público por sua entrega e dedicação.
Um projeto que ficará para sempre no coração dos fãs e na história da Diziland
Encerro este texto com lágrimas nos olhos, de uma jornalista e fã, que acompanhou esse projeto e não poderia deixar de comentar a grandeza desse final. Yargı toca as nossas vidas e se mostra ser muito além de uma novela: torna-se um conforto, um afago no coração. Mesmo nas cenas mais duras que assistimos, as quais choramos junto aos personagens, tudo aquilo parecia ter sentido porque sabíamos – e queríamos – ver aonde toda a história iria acabar. Torcemos, sem um dia de exceção, pelo amor de IlCey, em meio aos mil e um desencontros que tiveram, para que pudessem ter um final feliz.
Yargı termina onde tudo começou: no Tribunal, em meio à desordem da rotina que tanto amamos assistir, do jeitinho que era para ser. Coerência de roteiro, elenco estruturado, qualidade de produção e dedicação ao propósito do projeto, Emmy Winner, sucesso global e que, ao longo de três temporadas contou com um público leal e maduro para entenderem os temas tratados: isso tudo foi Yargı.
Para finalizar, a grande sorte foi ter acompanhado esses talentos raros chamados Pınar Deniz e Kaan Urgancıoğlu – o tão querido Pinkaan – durante as três temporadas. Ver o amadurecimento dos dois, junto à química, o respeito que ambos têm pelo outro e a dedicação ao ofício, é de se aplaudir em pé. Uma parceria rara, uma dizi incomparável, que ficará para sempre na história, com um elenco que se tornou uma família. E que sorte a nossa ter tudo isso registrado, para sempre, em Yargı.
Assista Yargı na Max e acompanhe o Entretetizei para mais novidades sobre o mundo turco.
O que você achou do fim de Yargı? Superou suas expectativas? Comentem aqui o que acharam, e sigam o Entretê nas redes sociais – Instagram e X – para não perder as novidades do mundo do entretenimento e muito mais!
Leia também:
+ Roteiristas turcas que estão revolucionando o mercado do entretenimento turco
+ Cantoras turcas do pop que você precisa conhecer
Texto revisado por Doralice Silva