Curiosidades de Mulher-Maravilha 1984: Longa foi rodado em 4 países diferentes

Com Gal Gadot no elenco e direção de Patty Jenkins, confira as curiosidades desse longa de sucesso

O longa Mulher-Maravilha 1984, que está em cartaz nos cinemas brasileiros desde o dia 17 de dezembro,  conta com a atriz Gal Gadot como a super-heroína Diana e foi filmado em quatro diferentes países: Estados Unidos, Inglaterra, País de Gales e Espanha, que abriga também as Ilhas Canárias.

Wonder Woman 1984 : 7 Hi-Res stills of Cheetah, Diana in Golden Armor & more – Pursue News
Divulgação: Warner Bros

Os produtores do filme precisaram correr atrás de inúmeras aprovações dos governos locais e, para as filmagens, foram utilizadas câmeras em formatos 35mm e IMAX 65mm.

A produção viajou para a Espanha para filmar as cenas que abrem o longa, nos Jogos das Amazonas. A cena inicial expõe a grandiosidade da produção, que reuniu 242 pessoas, entre atrizes, dublês e atletas envolvidos. Embora em Mulher-Maravilha a Costa Amalfitana da Itália tenha substituído Temiscira, o sul da Espanha mostrou-se mais flexível a uma paisagem egípcia com sua arquitetura moura, bem como as Ilhas Canárias, ao largo da costa do Marrocos.

As filmagens foram divididas entre as duas maiores ilhas de Tenerife e Fuerteventura, e em Alcazaba de Almería, no sudeste do país. A ilha de Tenerife proporcionou o caminho montanhoso ao longo do qual Diana e as Amazonas competem. As filmagens principais aconteceram no Valle Olvido conhecido como Vale da Morte. 

Providenciar a acomodação para 150 a 200 membros da equipe de produção, assim como os vários cavalos da competição das Amazonas, foi um desafio logístico, maior ainda quando se considera o peso das câmeras IMAX 65mm utilizadas na captação das imagens.

Reprodução: Warner Bros
Reprodução: Warner Bros

Já em Washington D.C., na sequência do tiroteio na capital, o produtor Stephen Jones reforça os desafios encontrados: “A cidade é um lugar interessante para se filmar. Há várias autoridades diferentes às quais você deve solicitar autorização, dependendo da categoria da locação, se é um prédio, uma trilha, um parque, uma estrada. Mas nosso incrível departamento de locações fez tudo funcionar”.

Para as filmagens da cena externa em que os personagens Diana e Steve estão caminhando em direção ao National Mall, a jurisdição pertencia ao Departamento de Polícia Metropolitana; para sequer tocar a grama, que fosse, do National Mall, o Serviço Nacional de Parques precisava autorizar. Assim, uma área de cerca de doze metros envolveu três instâncias de autoridade sobrepostas.

Reprodução: Warner Bros

Assim que as filmagens na Virgínia e Washington D.C foram concluídas, o elenco e a equipe de produção principal foram para os Warner Bros. Studios, em Leavesden, na Inglaterra. Nos estúdios, foram recriados os interiores do Salão Oval da Casa Branca e do Museu Smithsonian.

No país, foram filmadas sequências em locações como: o Fórum Geral da cidade de Surrey; o Parque Boston Manor, em Brentford; o Museu da Guerra Imperial, em Duxford; o Campo de Aviação Bovington, o Clube de Campo e de Golfe Heydon Grange, Berry Farm, e a Força Aérea Real de Marsworth, todos em Hertfordshire; a Força Aérea Real, de Londres; a Faculdade Real de Medicina; a sede da Prefeitura de Londres; a Aldermanbury Square; o Hyde Park; o Terraço Adelphi; a Torrington Square; e a Schwartz Wharf.

A complexidade das filmagens seguiu na batalha de comboios nos arredores do Cairo. A equipe de produção se referia a ela como a sequência de estrada aberta, um exemplo típico do desejo de Patty Jenkins de registrar o máximo possível de imagens na câmera, que não seria possível sem a colaboração das autoridades da ilha de Fuerteventura. Eles permitiram o fechamento de uma estrada local importante da região por várias semanas, para possibilitar os ensaios e as filmagens.

Reprodução: Warner Bros

De fato, a sequência era tão complexa que a equipe de produção fez o mapeamento prévio, tomada a tomada, em uma pista de pouso em desuso na Inglaterra, durante dois meses antes das filmagens em Fuerteventura.

Era preciso que vários veículos capotassem para que a Mulher-Maravilha pudesse correr ao lado de um caminhão em alta velocidade e usar seu laço para impulsioná-la para o céu. “Eu já planejei muitas perseguições de carro, mas nem tantas com alguém realmente correndo ao lado de um veículo. Tínhamos a Gal correndo em uma esteira móvel conectada ao lado do caminhão”, explica o coordenador de dublês Rob Inch.

 

Sobre o filme

Avançando para a década de 1980, a próxima aventura da Mulher-Maravilha nos cinemas a coloca frente a dois novos inimigos: Max Lord e Mulher-Leopardo.

Com a diretora Patty Jenkins de volta ao comando e Gal Gadot novamente no papel-título, Mulher-Maravilha 1984, da Warner Bros. Pictures, é a sequência da estreia da super-heroína da DC como protagonista nas telas de cinema com o filme Mulher-Maravilha, que em 2017 quebrou recordes e arrecadou US $822 milhões nas bilheterias mundiais. O filme também tem em seu elenco Chris Pine como Steve Trevor, Kristen Wiig como Mulher-Leopardo, Pedro Pascal como Max Lord, Robin Wright como Antíope e Connie Nielsen como Hipólita.

Charles Roven, Deborah Snyder, Zack Snyder, Patty Jenkins, Gal Gadot e Stephen Jones produzem o filme. Rebecca Steel Roven Oakley, Richard Suckle, Marianne Jenkins, Geoff Johns, Walter Hamada, Chantal Nong Vo e Wesley Coller são os produtores-executivos.

Patty Jenkins dirigiu a partir de um roteiro que ela escreveu com Geoff Johns & David Callaham, uma história de Jenkins & Johns, baseada nos personagens da DC. Juntando-se à diretora nos bastidores estão vários membros de sua equipe de Mulher-Maravilha, incluindo o diretor de fotografia Matthew Jensen, a designer de produção indicada ao Oscar Aline Bonetto (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), e a figurinista ganhadora do Oscar Lindy Hemming (Topsy-Turvy: O Espetáculo). O editor indicado ao Oscar Richard Pearson (Voo United 93) está editando o filme. A música é do compositor ganhador do Oscar Hans Zimmer (Dunkirk, O Rei Leão).

A Warner Bros. Pictures apresenta uma produção da Atlas Entertainment/Stone Quarry, um filme de Patty Jenkins, Mulher-Maravilha 1984. Em cartaz nos cinemas desde 17 de dezembro de 2020, o filme é distribuído mundialmente pela Warner Bros. Pictures.

 

Quer saber o que achamos do filme? Clique aqui.

E você, já assistiu Mulher-Maravilha 1984? Acompanhe as novidades do longa e do mundo do entretenimento, no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.

 

* Créditos da imagem destacada: Reprodução | Warner Bros

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!