Foto: reprodução/Disney UK

Curiosidades sobre o live-action de A Pequena Sereia

Nos cinemas desde o dia 25 de maio, o Entretê separou alguns fatos interessantes sobre o filme para você conferir

Continuando a tradição de trazer os seus clássicos animados para uma versão mais realista, a Disney lançou nos cinemas, na última quinta (25), o live-action de A Pequena Sereia. Protagonizada pela talentosa Halle Bailey e contando também com nomes incríveis no elenco como Javier Bardem, Melissa McCarthy e Jonah Hauer-King, a nova adaptação conta com uma trilha sonora repaginada e um visual novo. 

Confira a seguir algumas curiosidades sobre o novo live-action. 

A história ganha um local

A Pequena Sereia
Foto: reprodução/Disney UK

Enquanto na animação original de 1989 não sabemos ao certo onde a história se passa, o live-action fica situado em uma ilha fictícia no Caribe. Isso permitiu que o reino do príncipe Eric ganhasse maiores características culturais, que aparecem em algumas cenas do filme, além de dar um pouco mais de profundidade à história. 

No entanto, as filmagens se passaram bem longe da costa caribenha: os cenários externos foram filmados em três localidades da ilha de Sardenha, na Itália: Cala Moresca, Rena Majore e Rena di Matteu. 

Mudanças na trilha sonora

A Pequena Sereia
Foto: reprodução/Disney UK

Contando com um dos compositores da trilha sonora original, Alan Menken, em parceria com Lin-Manuel Miranda (conhecido por trabalhos como Encanto e Moana), a trilha sonora do live-action ganhou três novas canções: Wild Uncharted Waters (um solo para o príncipe Eric), Scuttlebutt e For The First Time

A trilha também sofreu alguns cortes, como o da canção Daughters of Triton presente no início do longa de 1989. A decisão, segundo o diretor Rob Marshall, veio com o objetivo de dar um maior destaque e causar mais impacto com o solo de Ariel, Part of Your World

As letras de Kiss The Girl e Poor Unfortunate Souls também passaram por pequenas revisões, para se adequarem melhor às novas audiências e às mudanças culturais das últimas décadas, passando mensagens mais apropriadas sobre consentimento e uma visão mais positiva sobre as mulheres. 

Consertando um problema de roteiro

A Pequena Sereia
Foto: reprodução/Disney UK

Com a oportunidade de rever a história do filme original, os roteiristas do novo filme de A Pequena Sereia aproveitaram para mudar um pequeno furo presente na animação. No original, quando Ariel decide aceitar o pacto com Úrsula para ganhar pernas em troca de sua voz, ela assina um contrato. Contudo, isso cria um problema: se Ariel sabe escrever, por que não escrever algo ao príncipe Eric quando finalmente se encontram? 

Por isso, no longa de 2023, os roteiristas escolheram mudar a forma como Ariel e Úrsula fecham o acordo, garantindo que esse furo não aconteça. 

Técnicas utilizadas para criar o mundo subaquático

A Pequena Sereia
Foto: reprodução/Disney UK

Desde o início do projeto, o diretor Rob Marshall já sabia que criar o mundo marítimo de A Pequena Sereia seria um desafio. Como seria impossível filmar todas as cenas embaixo da água, a produção do filme optou por duas técnicas de efeitos especiais que colaboram para criar uma sensação mais realista nas cenas: o fotorrealismo e o dry-for-wet

A primeira trata-se de um estilo artístico, que foi utilizado na criação dos cenários marítimos do filme, como a gruta de Ariel, o covil de Úrsula e o palácio do Rei Tritão. Através do fotorrealismo, foi possível recriar os ambientes mais característicos da animação de 1989, permitindo que ganhassem uma aparência mais realista.

A segunda é uma tecnologia de efeitos especiais. O dry-for-wet consiste em filmar as cenas utilizando uma tela azul e uma série de cabos e outros suportes tecnológicos que sustentam o elenco. Depois, as cenas passam por tratamentos de imagem que neutralizam os movimentos dos atores e permitem que a cena fique realista, como se tivesse sido de fato filmada debaixo d’água. 

Easter-egg: participação da atriz original

A Pequena Sereia
Foto: reprodução/Getty Images/Alberto E. Rodriguez

Na animação original de 1989, a atriz que dá voz a Ariel é Jodi Benson. Como forma de homenagear a primeira produção do filme, a atriz foi chamada para uma pequena aparição no live-action. É claro que o Entretê não vai dar spoilers, por isso, lançamos aqui o desafio: você consegue encontrá-la? 

 

E aí, você já foi conferir A Pequena Sereia nos cinemas? Conte para a gente nas redes sociais do Entretetizei (Twitter, Instagram e Facebook) e não esqueça de nos seguir para ficar por dentro de todas as novidades do entretenimento! 

 

*Créditos da foto de destaque: reprodução/Disney UK 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!