A série foi a primeira produção espanhola da HBO Europe
A minissérie dramática Pátria, baseada no livro de Fernando Aramburu, é a nova produção original da HBO Europe realizada com participação da HBO Latin America. O conflito separatista no País Basco, que por décadas marcou a história da Espanha, é o ponto de partida para os dilemas entre duas famílias que estão em lados opostos do confronto.
A vida de Bittori (Elena Irureta) e sua família muda completamente no dia em que o ETA (grupo separatista basco) mata seu marido, Txato (José Ramón Soroiz), na porta de casa. As relações com a família de sua amiga Miren (Ane Gabarain), cujo filho milita no grupo nacionalista, são cortadas.
A partir dessas famílias divididas, a produção retrata um lado pouco explorado dos conflitos, ao mostrar como pessoas comuns vivem nesse contexto. E esse é apenas um dos motivos para não perder nenhum momento de Pátria, que estreia neste domingo, dia 27 de setembro, às 21h, no canal HBO e na HBO GO.
Mas você quer mais? Então, veja abaixo dez motivos para assistir PÁTRIA + 2 PLUS para te convencer de vez!
1. BASEADA EM UM LIVRO DE SUCESSO
Pátria é baseada no livro homônimo de sucesso de Fernando Aramburu, lançado em 2016, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares em língua espanhola. A história foi adaptada por Aitor Gabilondo para a minissérie de oito episódios de uma hora.
2. RECONSTRUÇÃO IMPECÁVEL E FIEL
A minissérie conta três décadas da história do País Basco, marcadas pela atuação do ETA – Pátria Basca e Liberdade, pelos olhos de duas famílias divididas pelo confronto. A maquiagem e figurino se destacam ao longo da narrativa, retratando com precisão a passagem dos anos durante esse período histórico.
3. AULA DE HISTÓRIA NAS TELONAS
PÁTRIA retrata acontecimentos e consequências do conflito basco, importante passagem da história europeia e mundial, que durou pouco mais de cinco décadas. O confronto aconteceu entre Espanha e o Movimento Basco de Libertação Nacional, que buscava a independência do País Basco da Espanha e da França. O movimento foi construído em torno da organização armada ETA, grupo classificado como terrorista pela União Europeia.
4. GRANDE ELENCO
Atrizes bascas com longa carreira na TV e cinema espanhol, Elena Irureta e Ane Gabarain dão vida às matriarcas e protagonistas de Pátria. Já tendo atuado juntas em outras ocasiões, a química entre as intérpretes de Bittori e Miren é um dos destaques da produção.
5. ESTREIA GLOBAL – INCLUINDO O BRASIL!
Pátria é a primeira produção da HBO Europe a estrear simultaneamente na Espanha e em mais de 60 países da Europa e das Américas, incluindo o Brasil. É a oportunidade de acompanhar a estreia da minissérie ao mesmo tempo que o resto do mundo.
6. OLHAR ATENTO E ESPECIAL
Ao mostrar como pessoas comuns vivem em um contexto de conflito, Pátria se destaca de outras produções que retratam confrontos. A proposta da minissérie é colocar no centro da narrativa temas que não costumam ganhar tanta evidência, como a solidão, o perdão e a dor humana. A série possui um olhar sem julgamento e toma a decisão de enxergar os dois lados da história.
7. SEM JULGAMENTO OU ESTEREÓTIPOS
Para retratar a relação das famílias que se encontram em lados opostos de um conflito separatista, a produção mostra o sofrimento de ambas e revela as cicatrizes de uma comunidade dividida por ideologias políticas.
8. DILEMAS UNIVERSAIS
Por meio de seus protagonistas, pessoas comuns que vivem nessa realidade de guerra, a minissérie consegue mostrar diversos elementos humanos que são semelhantes em muitos lugares do mundo. Apesar do foco em um conflito local, Pátria aborda temas como a amizade, o medo e a solidariedade – ou os dilemas causados pela ausência desses sentimentos.
9. RELAÇÃO COM A AMÉRICA LATINA
A história do povo basco também se encontra presente na América Latina: na Argentina, Chile e Uruguai, estima-se que aproximadamente 10% da população tenha ascendência basca.
10. PRIMEIRA DE MUITAS (ouvi um amém?)
PÁTRIA marca também a história da própria HBO, como a primeira série de drama original espanhola produzida pela HBO Europe, com participação da HBO Latin America. A HBO já prepara outras produções originais na Espanha, como a série de fantasia 30 MONEDAS.
1 PLUS: REALIDADE E FICÇÃO LADO A LADO
Elena Irureta, atriz que irá interpretar Bittori, está longe de trazer uma história desconhecida para as telas. A atriz possui em sua família ligação com pessoas que foram mortas pelo grupo ETA. Seu cunhado chegou a ficar assustado quando anunciou o papel, pois viu uma dessas vítimas em sua frente.
Fonte: https://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,serie-patria-da-hbo-poe-o-dedo-na-ferida-feita-pelo-eta,70002962415
2 PLUS: EQUIPE DE PESO
Os amantes de filmes e séries espanholas com certeza estão vibrando com a volta de Aitor Gabilondo. O diretor ficou muito conhecido pela obra “El Principe” e coleciona prêmios pelo seu trabalho. Gabilondo afirmou em uma entrevista para o “El Español” que o enredo precisa ser contado não só por ser uma grande história, mas pela necessidade de entender a dor dos dois lados.
Fonte: Estadão
Assista o trailer!
A série tem tudo para ser mais um sucesso da HBO. Com uma narrativa histórica e envolvente, a abordagem promete ser muito mais do que uma simples adaptação para as telonas. Por aqui já estamos ansioses para ver a repercussão da obra!
Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento e ver mais dicas de filmes e séries, segue a gente lá no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter. Ah, e conta pra gente o que acharam da série Pátria!