Cultura e entretenimento num só lugar!

Dez filmes para relembrar o Holocausto e fazer com que os mesmos erros não se repitam

O dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto é comemorado mundialmente no dia 27 de janeiro, então, separamos dez filmes sobre o tema

Hoje (27), é uma data dedicada à homenagem da vítimas do Holocausto. Este dia serve para relembrar os horrores vividos nos campos de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), comandados pela Alemanha Nazista. Os nazistas foram responsáveis pela morte de milhões de pessoas, entre eles grupos sociais considerados “inferiores”, como os judeus, homossexuais, negros, pessoas que tinham alguma deficiência física ou mental, opositores do governo, entre outros. 

O dia 27 de janeiro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de uma Assembleia Geral, em 1 de dezembro de 2005. Nesta data, há 76 anos aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal do regime nazista. Muitos filmes são responsáveis por retratar a perseguição aos homossexuais, deficientes, e – principalmente – judeus, que viviam em péssimas condições de vida, escravizados até a morte nos campos de concentração ou em constante fuga. 

Por isso, aqui está uma lista com dez filmes  – que vão te fazer chorar – sobre o tema, para relembrar e fazer com que os erros do passado não se repitam. 

Olga (2004)

Não poderia deixar de começar essa lista com uma produção brasileira, não é mesmo?! O filme dirigido por Jayme Monjardim é uma adaptação cinematográfica do livro homônimo de Fernando Morais e conta com a participação de Fernanda Montenegro. Ele se passa em Berlim, no início do século XX e narra a história da militante alemã Olga Benário Prestes (Camila Morgado) desde a sua adolescência, passando pelo romance com o líder comunista Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler), até o nascimento de sua filha Anita Prestes e sua morte na câmara de gás, durante o regime nazista. 

A lista de Schindler (1993) 

O filme dirigido por Steven Spielberg é um clássico e foi um sucesso absoluto, recebendo sete Oscars de Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original. A produção narra a vida do alemão Oskar Schindler (Liam Neeson), membro do partido nazista, que foi responsável por empregar mais de mil judeus em sua fábrica para salvá-los dos horrores vividos nos campos de concentração. 

Reprodução: Divulgação AdoroCinema

Anne Frank – Vidas Paralelas (2019)

O documentário é baseado no diário de Anne Frank, uma menina judia de 13 anos que foi a grande porta-voz da Segunda Guerra Mundial. Dirigido por Sabina Fedeli e Anna Migotto, o filme mostra a atriz vencedora do Oscar, Helen Mirren, com a função de narradora do diário de Anne, e por meio da leitura dos relatos, demonstra as emoções que a vítima poderia estar sentindo. O longa ainda apresenta a experiência de cinco mulheres que sobreviveram ao Holocausto, Arianna Szorenyl, Helga Weiss, Andra Bucci, Tatiana Bucci e Sarah Lichtsztejn-Montard

O pianista (2002) 

Dirigido por Roman Polanski, o filme, indicado a sete categorias do Oscar e vencedor da Palma de Ouro em Cannes, retrata a história do pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), que viveu durante a invasão da Polônia pelos nazistas, em 1939, e escapou do Holocausto se escontendo entre as ruínas de Varsóvia.

Reprodução: Divulgação Omelete

O fotógrafo de Mauthausen (2018) 

O longa aborda, sob a ótica do fotógrafo e escravo espanhol, Francesc Boix (Mario Casas), a realidade vivida durante a Segunda Guerra Mundial nos campos de concentração de Mauthausen. Responsável por registrar e apresentar aos superiores durante as visitas o dia a dia dos prisioneiros, Boix passa a ser o fotógrafo favorito dos oficiais. E, é durante uma tentativa de queima de arquivos que ele decide proteger vários arquivos que comprovavam as atrocidades cometidas no local. 

Reprodução: Divulgação EPICS

A vida é bela (1997) 

No filme, que se passa na Itália, podemos conhecer Guido (Roberto Benigni) e seu filho (Giorgio Cantarini). Eles são levados para um campo de concentração nazista, mas tentando evitar que a criança sinta e passe por todo o sofrimento, terror e violência Guido usa a imaginação e faz com que o menino acredite que eles estão em um jogo.

O menino do pijama listrado (2008)

O longa dirigido por Mark Herman conta a trajetória de Bruno (Asa Butterfield), um garoto de oito anos filho de um oficial nazista e Shmuel (Jack Scanlon), uma criança de mesma idade que vive a realidade do outro lado da cerca eletrificada. Baseado no livro de John Boyne, o filme mostra a ingenuidade e a visão de mundo de duas crianças durante a Segunda Guerra Mundial.

O contador de Auschwitz (2018)

O documentário conta a história de um ex-oficial alemão da SS, Oskar Gröning, responsável pela contagem do campo de extermínio de Auschwitz. Acusado de ser cúmplice do assassinato de judeus, Gröning vai a julgamento. O filme mostra, mesmo depois de décadas, o legado que esse julgamento deixa para a sociedade.

Reprodução: Divulgação Netflix

Noite e Neblina (1955) 

O documentário de curta duração dirigido pela francês Alain Resnais retrata, por meio de registros históricos, os campos de concentração do regime nazista. Com o intuito de provocar a sociedade, são utilizados imagens, documentos e dados que confirmam a participação da Alemanha na formação desses campos.  

Bent (1997)

O filme conta a história de Max (Clive Owen), um homossexual enviado para o campo de concentração. Ele tenta esconder sua homossexualidade se identificando como judeu com a estrela amarela, em vez do triângulo rosa. No campo ele acaba conhecendo e se apaixonando por Horst (Lothaire Blutheau) que usa com orgulho seu triângulo rosa.

Reprodução: Divulgação AdoroCinema

O que acharam dessa lista? Tem outras indicações? Conte o que você achou e acompanhe as novidades do mundo do entretenimento no perfil do Entretetizei, no Instagram e no Twitter.

 

* Crédito da foto de destaque: Divulgação AFP /B. Fishman/Sputnik

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!