Confira 13 indicações de produções imperdíveis que marcaram corações
As mães de algumas das redatoras do Entretê se juntaram para indicar para você as produções que mais marcaram suas vidas! As nossas musas escolheram a dedo filmes e séries cinco estrelas de tirar o fôlego, com uma variedade de gêneros para agradar a todos os gostos. Que tal escolher um e assistir junto com a sua mãe? Aproveite e escolha o seu favorito dessa lista maravilhosa:
Marcilei (mãe da coordenadora de redação Amanda)
Indicação: Outlander (2014 – atual)
“Essa foi a primeira série que assisti na Netflix e é a que mais me marcou. É uma história arrebatadora, com tudo que amo: romance + fatos históricos. Eu assistia dia e noite esse amor impossível entre a Claire e o Jaime (um gostoso!!!). A força da personagem principal como mulher e médica é muito poderosa. Cinco estrelas, dá uma chance!”
Shirley (mãe da coordenadora de redação Luana e da redatora Isabela)
Indicação: A Lista de Schindler (1993)
“A lista de Schindler é um emocionante filme que conta a história improvável, mas real, de um empresário alemão com grande influência no meio dos nazistas, e que teve grande compaixão e amor por milhares de judeus em pleno Holocausto. Oskar Schindler (interpretado lindamente por Liam Neeson) fez uma lista com milhares de nomes de judeus, entre homens e mulheres, e os comprou dos nazistas por alto preço, alegando que eles seriam úteis como trabalhadores em suas fábricas de panelas. Mais tarde, empregou também crianças em suas fábricas de armas, pois segundo ele, as mãos pequenas delas seriam as únicas que conseguiriam limpar as munições. Essas fábricas só foram criadas com o intuito de salvar esses judeus da morte certa nos campos de concentração. O filme é muito emocionante e foi vencedor de sete Oscars em 1993.”
Márcia (mãe da redatora Karine)
Indicação: Minha Mãe É Uma Peça (2013)
“Indico Minha Mãe é uma Peça porque é um filme que eu sou apaixonada. É uma comédia, que mostra as aventuras de Dona Hermínia, uma mãe muito dedicada e hilária que se vê às voltas com os desafios da maternidade. Sempre que assisto, é como se estivessem contando a minha história. Esse filme é definitivamente um dos meus favoritos e sempre me traz boas risadas, o que torna o filme especial.”
Adriana (mãe da redatora Ana Paula)
Indicação: Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
“Um filme do final da década de 80, que traz em seu elenco o incrível e saudoso Robin Williams (John Keating), Ethan Hawke, Roberto Sean Leonard e outros. A trama se passa em meados de 1959, na fictícia escola renomada Academia Wilton, famosa por sua rigidez e tradição dos valores burgueses e conservadores, voltada exclusivamente na educação de rapazes.
O professor Keating não abria mão de formar alunos que priorizasse suas escolhas, já a instituição que era norteada pelos 4 princípios: Tradição; Honra; Disciplina; Excelência; não aceitava mudanças.
E todo esse clima de conflito gera um filme antológico, que nos deixa anestesiados no final.”
Sônia (mãe da redatora Emanuele)
Indicação: A Cor Púrpura (2023)
“O filme conta a história de Celie, uma jovem negra, semianalfabeta, que vive no sul dos Estados Unidos no início do século 20. A história começa quando Celie tem apenas 14 anos e escreve sua primeira carta para Deus, contando sobre o abuso sexual que sofreu do padrasto.
Separada da irmã e filhos, Celie enfrenta muitas dificuldades na vida, incluindo um marido abusivo. Com o apoio da cantora Shug Avery e sua enteada, a jovem encontra uma força extraordinária nos laços inquebráveis de um novo tipo de sororidade.”
Aline (mãe da redatora Carol Neves)
Indicação: A.I – Inteligência Artificial (2001)
“O filme se passa em um futuro próximo e aborda a história de um menino robô, que foi programado para amar, assim como os humanos. Ele é adotado por um casal, mas depois de alguns conflitos, é abandonado. Então, precisa aprender a lidar com os sentimentos e com os desafios da vida solitária. Gosto bastante desse filme e recomendo muito!”
Flavia (mãe da redatora Gabriela Pavão)
Indicação: Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
“Eu acho uma aventura divertida, muito bem executada e os artistas são ótimos. O primeiro filme da saga Indiana Jones te deixa entretido e, assistindo, você não percebe o tempo passar. Além disso, o Harrison Ford é um excelente ator.”
(Mãe da redatora Karina)
Indicação: Os Dez Mandamentos – Novela (2015)
A novela Os Dez Mandamentos é uma produção emocionante e entrega qualidade de cinema, como as cenas da sétima praga e da abertura do Mar Vermelho, além de desenvolver de forma linear mesmo conhecendo a história bíblica. A novela possui a proposta das pessoas abrirem os olhos e devemos seguir a verdadeira vontade de Deus.
Maria Alvez (mãe da redatora Ana Caroline)
Indicação: O Auto da Compadecida (2000)
“O filme fala sobre a vida difícil de dois amigos que fazem de tudo para melhorar de vida. Tem cenas muito engraçadas, mas também mostra a realidade do povo do sertão. Já virou um clássico brasileiro, quem assiste sempre vai se lembrar de alguma fala do Chicó e João Grilo.”
Suzana (mãe da redatora Juliana)
Indicação: Dra Cha (2023)
O k-drama Dra Cha traz a temática de uma mulher que percorreu o árduo caminho da graduação, se tornou médica, porém se casou e interrompeu a carreira, para se se tornar dona de casa, se dedica plenamente aos serviços domésticos, filhos, ascensão da carreira do marido, priorizando os desejos e vontades do marido. Quando os filhos já estão na faculdade, ela é diagnosticada com uma doença grave, que a desestrutura, pois neste momento ela se vê sozinha, a família não não percebe que é a vez deles cuidarem dela.
O sofrimento a faz refletir o quanto se aniquilou durante a vida, e toma a decisão corajosa de voltar ao mercado de trabalho. Enfrenta o machismo, etarismo e tantos outros desafios no trabalho, com persistência e inteligência, vai superando e conquistando espaços, empoderando-se e percebendo seu lugar no mundo, protagonizando sua história.
Cristina – mãe da redação Lívia
Indicação: Gente Grande (2010)
“No filme, Leny, Kurt, Eric, Marcus e Rob se conhecem desde pequenos. Estudaram juntos, faziam parte do mesmo time de basquete, mas desde a formatura, há mais de trinta anos, nunca mais tinham se visto. Até que se reencontram durante o funeral do antigo treinador.
Para relembrar os velhos e bons tempos, decidem passar o feriado de 4 de Julho juntos, com suas esposas e filhos, na casa do lago, onde anos atrás comemoraram a vitória do campeonato.
Coisas muito engraçadas acontecem enquanto os amigos lembram da infância, e tentam mostrar aos filhos como era se divertir antigamente. Com muito bom humor, a turma descobre que envelhecer não significa necessariamente amadurecer.”
Terezinha Gomes (mãe da redatora Andressa Gomes)
Indicação: Bom Dia, Verônica (2020 – 2024)
“A série que mais gostei nos últimos meses é a produção brasileira exibida na Netflix: Bom Dia, Verônica. A série foi baseada no livro do mesmo nome dos autores Rafael Montes e Ilana Casoy, e foi um marco da literatura policial brasileira. A produção é tão boa que lançaram três temporadas excelentes! A trama conta a história de uma escrivã policial que testemunha o suicídio de uma mulher no seu trabalho e, desconfiada, começa a investigar por conta própria.
A partir disso, ela vai descobrindo um esquema de corrupção terrível que envolve abuso sexual, inclusive de menores, e um casal com segredo tenebroso. Com a participação de atores renomados, como Rodrigo Santoro, Reynaldo Gianecchini e a impecável atuação de Tainá Müller como Verônica e Klara Castanho no papel de Ângela, a série fixa sua atenção e você fica preso do início ao fim. Super recomendo porque foi a melhor que vi nos últimos tempos!”
Solange Neves (mãe da redatora Vitória)
Indicação: Minha Mãe É Uma Peça (2013)
“O filme relata as dificuldades da vida materna, com muito bom humor e um toque de emoção, de uma mãe com relação aos cuidados com seus filhos. Entre brigas e consensos, todos entendem que o amor prevalece. O importante é saber que se é amado, mesmo que através dos exageros e ironias de Dona Hermínia (Paulo Gustavo).”
Juliana (mãe da redatora Giulia)
Indicação: This is Us (2016)
“Gosto de This Is Us porque é uma série que traz as emoções do dia-a-dia, as questões da maternidade, entre pais e filhos, entre irmãos, medos e inseguranças da vida real, e porque me faz chorar [risos].”
Elaine (mãe da redatora Isabelle)
Indicação: Fala sério, mãe! (2017)
“Este filme retrata muitas situações vividas por nós, mães. Por exemplo, todo o cuidado e preocupação que temos com nossos filhos, independentemente de sua idade. É exatamente o que acontece com a personagem de Ingrid Guimarães, Angela Cristina, mãe da adolescente Malu, personagem da atriz Larissa Manoela.”
Comentem aqui o que acharam, e sigam o Entretê nas redes sociais – Instagram, Twitter e Facebook – para não perder as novidades do entretenimento, da cultura e muito mais!
Leia também: As melhores mães dos K-dramas
Texto revisado por Karollyne de Lima