A importância da representação dos professores nas telonas e a comemoração deste dia único
O dia dos professores é uma data importante no Brasil, entretanto, ainda precisamos valorizar muito esses profissionais que dão a vida pra nos ensinar. O cinema, séries e filmes abordam a temática da forma mais variada possível e nós, telespectadores, ficamos ansiosos para saber um pouco do dia a dia daqueles que estão do outro lado.
Para comemorar esse dia tão importante, separamos cinco séries e filmes incríveis para mostrar que todo mundo já teve um professor que marcou e ensinou algo que levamos para a vida! Vamos conferir?
1. MERLÍ
Começamos nossa lista incrível com esta série perfeita e cheia de ensinamentos. Merlí estreou em 2015 e contou com personagens incríveis e um enredo cheio de temáticas importantes.
Para falar dessa série apaixonante, começamos pelo nosso querido Merlí Bergeron (Francesc Orella). Professor de Filosofia por formação, e da vida por consequência, Merlí é bem diferenciado quando o assunto é dar aula. O educador acredita que tudo deve ser feito com amor e pés no chão e longe dele crer em devoção ao conteúdo: ele acha que devemos usar o que aprendemos para nos conectar com o mundo, não só por aprender.
Merlí é pai e professor de Bruno (David Solans), a relação dos dois é outro ponto maravilhoso da série. Quem ama uma trama com parceria entre pai e filho, vai amar ver o desenvolvimento dessa conexão ao longo dos episódios.
Infelizmente a série já chegou ao fim, o que nos deixa tristes por ter encerrado e feliz por saber que séries com essas existem. Mas tem novidade! A trama ganhou um spin off e já foi lançada na Espanha! Netflix Brasil, facilita aí, por favor!
2.ESCRITORES DA LIBERDADE
Sabe aquele filme que não sabemos se choramos, ficamos felizes ou tristes? Sim, esse é um deles! Escritores da liberdade foi lançado em 2007, mas é aquele clássico que parece que foi lançado ontem de tão real e importante.
O filme conta a história de Erin Gruwell (Hilary Swank), professora apaixonada pela profissão, que tem a difícil missão de levar o conhecimento para uma escola localizada em um bairro pobre nos EUA. Antes de chegar à sala de aula, Erin já havia sido informada do quão trabalhoso seria, entretanto, nunca desistiria sem antes conhecer os alunos.
O mais legal desse filme é acompanhar o crescimento dos personagens e a abordagem de problemas reais. Da falta de dinheiro à inserção na criminalidade, o filme mostra a realidade de bairros em que o crime é uma saída da pobreza. A professora, no entanto, consegue mostrar que há outras formas de ganhar a vida.
Escrever. Sim, escrever para Erin é a melhor maneira de conseguir mostrar para o mundo o que se sente. No início sofreu rejeição por isso, mas depois aqueles alunos tão oprimidos, encontraram nela uma saída do mundo cruel em que viviam.
Esse filme é um daqueles que todos precisam assistir e reassistir. Com certeza muita coisa precisa ser modificada, mas há esperança no caos quando vemos professores como Erin Gruwell.
3.ESCOLA DE ROCK
Escola de rock é um clássico que muita gente já teve o prazer de assistir. Se estávamos falando de professores um pouco mais comuns, esse foge completamente do que esperamos de um professor.
Dewel Finn (Jack Black) é um rockeiro apaixonado que vê seu mundo cair quando é expulso de sua própria banda. A maluquice não para por aí, Dewel acaba se tornando professor de uma escola (mesmo sem ter diploma, louco né?) e quando ouve seus alunos tocando pela primeira vez, acaba decidindo formar uma banda de rock e participar de uma Batalha de Bandas.
A história desses alunos acaba se cruzando de uma forma muito especial com aquele professor maluco e todos acabam criando laços que são o ponto forte da trama. O legal de tudo é acompanhar isso e torcer muito para que dê tudo certo no final desse desafio.
Escola de Rock é aquele filme para assistirmos em uma tarde de domingo com a família reunida. Com certeza não faltarão risadas e momentos emocionantes!
4. SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
É claro que esse filme não poderia ficar de fora de jeito nenhum! Sociedade dos poetas mortos é aquele clássico que passa de geração para geração e se torna o favorito de todo mundo que assistiu.
John Keating (Robin Williams), novo professor de inglês, chega à escola com o convite de ensinar os alunos que estão preocupados com diversas coisas, menos com a escola. O professor aceita o desafio e decide atingir aqueles jovens de uma maneira bem inusitada: sendo o professor mais maneiro que a escola já viu.
Os alunos começam a confiar em John e decidem viver a aventura que está sendo proposta. O que eles não esperavam era descobrir que o professor já havia participado de uma sociedade titulada de Sociedade dos Poetas Mortos. Ao interrogar o professor, decidem que querem seguir o mesmo caminho: criar um clube para leitura de poesias.
O incrível da história é poder ver o amadurecimento daqueles alunos e a confiança que passaram a ter. John Keating ensinou o lema Carpe Diem (curta o momento) para mostrar a importância de se viver a vida da forma mais intensa que podemos, e com certeza deixou seu legado na vida de cada um que decidiu viver aquele momento.
5.SEGUNDA CHAMADA
Se a gente pudesse gritar SÉRIE NECESSÁRIA, iríamos gritar por ela! Segunda Chamada é uma produção da Globo lançada em 2019. Claro que ela não poderia faltar na nossa lista de homenagem a este dia tão importante!
Já começamos a enaltecer esta produção pelo nome da escola, Carolina Maria de Jesus, e motivos não faltam para continuarmos com o enaltecimento.
A trama conta a história de uma escola estadual completamente precarizada, em que as aulas ocorrem no período da noite. Com alunos diversos e cheio de desafios, acompanhamos de perto a realidade de muitos brasileiros sendo representada nas telonas. Do tráfico para sobrevivência à transfobia sofrida por uma aluna, EE Carolina Maria de Jesus está bem longe de ser uma escola comum.
Lúcia (Debora Bloch) é uma das professoras que compõe o corpo docente da escola e é super importante para todos os alunos de forma geral. A professora conta com a ajuda de colegas, como Eliete (Thalita Carauta), Marco André (Sílvio Guindane) e Sônia (Hermila Guedes), todos com histórias complexas e importantes para a mensagem que a série quer passar.
O que fica dessa história não é a superação somente, mas a necessidade de questionarmos o sistema educacional brasileiro e as desigualdades que vemos em sala de aula.
Segunda Chamada é uma de nossas indicações para aprender sobre a vida e sobrevivência, para olhar o mundo de forma mais empática e cuidadosa.
Gostou das nossas indicações? Conta pra gente se você pretende assistir alguma dessas ou se já assistiu! Para receber mais conteúdos sobre cultura, entretenimento e muito mais, segue a gente no Instagram e no Twitter!