Textos literários nos permitem voltar no tempo e entender como as coisas aconteciam!
Feliz Dia Mundial do Livro para todos os leitores que acompanham o Entretetizei! Nesse dia especial, queremos comemorar explicando a importância dos livros para a preservação da história na sociedade, afinal, mesmo ultimamente existindo diversos gêneros diferentes que nos divertem enquanto estamos lendo, os textos literários sempre participaram de grandes revoluções e mudanças do dia a dia.
Dito isso, foi com a invenção da imprensa por Gutenberg, em 1440, que os livros se tornaram acessíveis em massa, permitindo que histórias, ideias e pensamentos fossem registrados e compartilhados com qualquer pessoa ao redor do mundo.
Em 2023, os humanos têm o privilégio de registrar eventos e experiências que, de outra forma, poderiam ter sido esquecidos ou distorcidos com o passar dos anos. As narrativas nos permitem voltar no tempo e entender como as coisas aconteciam em uma época específica, ademais, também nos fornecem uma visão valiosa sobre cultura, política, economia, ciência, religião e outras áreas importantes que nos farão pensar e questionar muitas condutas e regras.
Obras que mudam o mundo
É claro que no Dia Mundial do Livro não iríamos deixar você sem indicações de obras que fizeram e fazem mudanças no planeta até hoje. Confira:
1 – Os Lusíadas
Escrito por Luís de Camões, foi publicado pela primeira vez em 1572 e conta a história da viagem épica de Vasco da Gama para a Índia, sendo um reflexo do orgulho e da glória do povo português ao difundir a língua portuguesa pelo planeta. Após tantos anos desde sua publicação, continua sendo a obra-prima da literatura portuguesa, chegando a ser considerado um dos maiores épicos da história da literatura mundial.
2 – As Mil e Uma Noites
A coleção de contos árabes do século IX são fontes de informações importantes sobre a cultura árabe, além de apresentarem personagens e histórias que são reconhecidos em todo o mundo.
3 – A Origem das Espécies
Escrito por Charles Darwin em 1859. Foi uma revolução na época e apresentou a teoria da evolução das espécies, que desafiou as ideias religiosas predominantes sobre a criação do mundo e da humanidade. A teoria da evolução proposta por Darwin mudou a maneira como a ciência e a religião foram vistas na sociedade, influenciando o pensamento científico por décadas.
4 – O Diário de Anne Frank
Lançado em 1947, O Diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo porque retrata as anotações da vida de uma jovem judia que, com sua família, lutou para sobreviver ao Holocausto. Os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias narradas se tornaram um alerta para nunca mais deixarmos guerras acontecerem no mundo.
Para você, qual é o livro que preserva a história mundial? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Twitter, Face e Insta.
Leia também: 8 canais do youtube para bookstans
*Crédito da foto destaque: reprodução/Blog Impacto