Foto: reprodução/WBUR News/Nile Scott Studios

Dia Mundial do Teatro: 5 curiosidades sobre essa arte

No dia 27 de março, os artistas e espetáculos dos palcos são celebrados

Quando as cortinas se abrem, artistas do teatro dão tudo de si para entregar uma performance incrível e dar vida aos personagens. Nada mais justo que homenageá-los. O dia 27 de março é o Dia Mundial do Teatro e surgiu para celebrar essa arte, mas também para destacar a importância das artes cênicas.

Por isso, o Entretê preparou uma lista com algumas curiosidades sobre essa profissão. Confira abaixo!

 

O teatro surgiu na Grécia
Foto: reprodução/Cidade das Artes

Expressar e contar histórias é algo que acontece em diversos povos há muito tempo, mas o teatro semelhante ao que conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C.

As apresentações aconteciam ao ar livre, a maioria delas sendo tragédias e comédias. A origem das apresentações vieram das festas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, o deus do vinho.

Os historiadores dizem que a ideia das apresentações teatrais surgiu em uma dessas celebrações, quando Téspis, considerado o criador do teatro, pegou uma máscara humana adornada com cachos de uva e exclamou no tablado: “Eu sou Dionísio.”

 

A luta contra a censura
Foto: reprodução/Memorial da Democracia

 

Durante muitos anos, na época medieval, o teatro foi banido da Europa por ser considerado pela Igreja Católica como atividade pecaminosa. Na década de 60 no Brasil, durante a Ditadura Militar, o teatro também foi censurado, muitas peças foram invadidas pela polícia e muitos atores foram agredidos ou sequestrados.

Para manter a arte viva, as apresentações trouxeram assuntos políticos e sociais, para assim criar uma resistência. Artistas como os do Teatro Arena e do Teatro Oficina foram grupos que lutaram contra a censura e a violência.

 

As superstições nos palcos
Foto: reprodução/Theatre Haus

 

Assim como em diversas outras áreas, no teatro também existem superstições, como por exemplo o fato de muitos artistas evitarem subir aos palcos com roupas amarelas. A superstição diz que o dramaturgo francês Molière morreu em cena utilizando uma peça amarela. Mas, a verdade é que na época o óxido de cobre era utilizado para tingir tecidos, o que intoxicava os artistas.

No teatro há uma palavra proibida de ser dita nos palcos e nos bastidores: corda. A regra surgiu dos maquinistas que eram marinheiros e associavam o objeto ao momento de tocar o sino para saudar os mortos. Portanto, quem disser a palavra deve pagar uma rodada de vinho.

Outras superstições também surgiram ao longo dos tempos, como a de que um teatro deve ser fechado pelo menos uma noite na semana, para os fantasmas poderem se apresentar. Também dizem que é preciso deixar uma luz acesa para afastar os fantasmas.

 

Um jeito diferente de desejar boa sorte
Foto: reprodução/Los Angeles Times/Joan Marcus

 

Se existe algo que não deve ser feito no teatro é desejar boa sorte dizendo essas palavras, que nos palcos são consideradas mau agouro. Ao invés disso os artistas dizem: quebre a perna.

Existem diversas histórias por trás dessa tradição, alguns dizem que é o desejo de que haja tantos aplausos que as laterais onde estão localizadas as cortinas, chamadas de pernas, irão ao chão. Outros levam para o viés da guerra, onde muitos soldados tinham um destino melhor após quebrarem a perna e serem dispensados, evitando algo pior.

Ainda há os que dizem que a expressão vem do fato de que antes o público jogava moedas nos palcos ao final das apresentações e quanto mais moedas, mais os atores teriam que abaixar para pegá-las e, consequentemente, teriam mais chances de ferir as pernas.

 

O teatro de sombras
Foto: reprodução/Nin Hao

 

Além do teatro tradicional, existem outros nove tipos de teatro: musical, infantil, interativo, monólogo, ao ar livre, de fantoches e marionetes, lambe-lambe, stand-up e o teatro das sombras. Esse último surgiu de uma lenda antiga chinesa.

A história começa no ano 121, com o desespero de uma perda. O imperador Wu Ti, da dinastia Han, está tão abalado com a morte de sua bailarina favorita, que decide ordenar ao mago da corte para trazer a moça de volta do reino das sombras, ameaçando-o de morte.

Utilizando pele de peixe, o homem fez uma silhueta de bailarina e uma cortina branca foi erguida no jardim, para que a sombra da falsa bailarina aparecesse atrás do tecido devido à luz do Sol. Desse jeito, surgiu a arte do teatro de sombra.

Quais dessas curiosidades você ainda não sabia? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para mais conteúdos sobre arte!

 

Leia também: Dos palcos para as telas: 7 filmes baseados em peças de teatro

 

Texto revisado por Kalylle Isse

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!