Os participantes de Fake Famous

Documentário Fake Famous cria um laboratório para a criação de influencers digitais

O documentário da HBO se propõe a transformar pessoas aleatórias em digital influencers e expor a verdade sobre esse mundo

No dia 23 de fevereiro, às 20h30, estreia na HBO GO o documentário Fake Famous, dirigido pelo jornalista da área de tecnologia Nick Bilton. A proposta é retratar a indústria dos influenciadores digitais através de uma experiência inusitada: tentar transformar três pessoas de Los Angeles com relativamente poucos seguidores nas redes sociais em influenciadores famosos. 

Fake Famous questiona: o que define fama e influência na era digital?

Essa é a pergunta central que Bilton busca responder em sua produção. A visão que Fake Famous busca abordar é o do contexto gerado pela internet em que centenas de milhões de pessoas são consideradas um novo tipo de celebridade a partir de seu número de seguidores. E traz luz para a reflexão sobre essa fama online. 

Por meio da compra de seguidores falsos e de um exército de robôs para interagir com os perfis desses influencers recém-criados, o documentário mostra a jornada de descoberta, tanto as maravilhas quanto o preço desse estilo de vida. 

Os escolhidos para essa empreitada são Dominique, que trabalha em uma loja de roupas e sonha em ser atriz, o estilista Chris e uma funcionária do mercado imobiliário Wylie. Os três participantes vivem experiências super diferentes à medida que ganham milhares de seguidores falsos todos os dias. 

Segundo a HBO, cada uma dessas histórias revela o mundo efêmero da influência digital e a realidade de um estilo de vida baseado principalmente na fantasia. 

Os resultados dessa experiência

Não demora muito para o experimento funcionar. A combinação do número crescente de seguidores e uma série de sessões de fotos falsas atrai as marcas que começam a procurar os três famosos falsos. 

Os novos influenciadores são abordados por empresas que mandam aqueles mimos de graça e os mais bem-sucedidos recebem fortunas para falar deles em seus perfis. É importante ressaltar que, mesmo que neste caso tudo seja baseado em cenários e vidas falsas, os incentivos financeiros são reais. 

Fake Famous é descrita como um mergulho fundo para descobrir o que realmente está acontecendo nos bastidores do mundo dos influencers e revela uma obsessão da sociedade pelo número de curtidas, seguidores e favoritos. E se propõe a expor como a maior parte do nosso mundo virtual é muito mais fabricado do que podemos imaginar. 

Mas nem tudo ocorre como o planejado e apenas um dos Fake Famous obtêm o sucesso esperado. Bilton diz acreditar saber a razão disso em uma entrevista à Vogue: “No fim de contas, tudo dependia do que estava disposto a fazer para ser visto como um influencer famoso. Um deles aceitava fazer literalmente tudo o que dizíamos (…) Outro, não queria fazer nada que fugisse ao seu perfil. E outro sofreu com uma tremenda ansiedade”.

Para mostrar o que está acontecendo no universo das redes sociais, Bilton entrevistou pessoas como a repórter da área de tecnologia do The New York Times Taylor Lorenz, criadora do perfil @newyorkcity, Liz Eswein,  a repórter da área de tecnologia da Bloomberg Sarah Frier e autora de Fame: The Hijacking of Reality, Justine Bateman, entre outros nomes. 

Repercussão polêmica de Fake Famous na gringa

Dominique Fake Famous
Crédito da imagem: Divulgação HBO

O documentário já foi lançado no dia 2 de fevereiro para alguns países e levantou algumas polêmicas. Alguns influenciadores que tiveram suas imagens divulgadas na produção afirmam que não foram consultados por ninguém para essa veiculação do conteúdo. 

Além disso, existe a questão de que Bilton tem uma visão binária e superficial do que o mundo dos influenciadores digitais ao não dar voz a eles. E ainda é acusado de sugerir que esse mundo é só sobre seguidores e curtidas, ignorando conteúdos de qualidade que são desenvolvidos na internet por esses profissionais.

Entretanto, o documentário agrada parte do público que concorda com a visão do jornalista sobre os famosos da internet. Como mostra um trecho de uma reportagem da CNN americana: As principais lições não são apenas o engano embutido em todo o processo, mas o consumismo em sua essência.

Nos resta esperar a estreia aqui no Brasil para assistir o documentário e tirarmos nossas próprias conclusões. E aí, você vai assistir Fake Famous?  

Para mais notícias de lançamentos como essa, siga o Entretetizei no Twitter, Instagram e Facebook!

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação HBO

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!